E os estrangeiros?
Há dias, eu já vinha "rascunhando na cabeça" estas linhas. Domingo ficou mais evidente a situação.
Fábio Koff liderou os dirigentes brasileiros para sensibilizar a CBF para o aumento de estrangeiros nos clubes. Pois bem, grande vitória, saímos de 3 para 5 vagas nos profissionais.
O Tricolor foi ao mercado e preencheu as 5 vagas; Máxi Rodriguez, Hernán Barcos, Christian Riveros, Alan Ruíz e Matías Rodriguez.
Na última partida, apenas Barcos estava em campo; pode ser uma situação inusitada, mas mesmo assim, se analisarmos individualmente cada um, o saldo é deficitário.
Barcos, parte da torcida contesta, Riveros não é (se é) muito superior aos brasileiros do setor, Alan Ruiz, parece que o foco dele é mais fora das 4 linhas, Máxi Rodriguez, há um ano (Julho) eu estava em Porto Alegre e conversei com um uruguaio, ele me disse que se Máxi fosse tudo o que se dizia dele, já teria passado pela Celeste Olímpica, me disse para desistir dele.
Finalizando, Matias Rodriguez atravessou o Oceano Atlântico para ser reserva de Pará e, como desgraça pouca é bobagem, no Grenal foi preterido pelo treinador, que improvisou Ramiro na lateral direita.
É questão para ser revista; alguém está errando.
"...se Máxi fosse tudo o que se dizia dele...."
ResponderExcluirA questão nem é essa, por mais que pareça, não acho que ele vá entrar e ganhar jogos sozinho. O problema são as opções. Tanto que hoje, ainda acho que Ruiz e Giuliano devam permanecer, para se entrosarem.
Mas ser preterido até do banco? Aí não che.
Esse cara tem que ser, no mínimo, a primeira opção pra meia/ataque.
Bhá, pode parecer incrível mas concordo muito com o que disse. E olha a vantagem de ter um Felipão, dá até pra saber quem disputa com quem, é outra realidade, Luan com Dudu e Fernandinho. Giuliano com Riveros, Bastos ou até o Maxi. Ruiz com Rodriguinho. Daí é fácil, só escolher quem tá melhor e colocar pra jogar.
ExcluirDos 5 estrangeiros, acho que todos tem potencial para serem titulares. Mas é fato que poucos estão mostrando futebol e dedicação para isto, talvez só o Barcos (e mesmo assim oscilando bastante).
ResponderExcluirO Riveros começou muito bem, mas caiu de produção (mas acho sim um volante "acima da média" nacional).
O Maxi, como é do Grêmio, acho que deveria passar um período fora, pra ganhar experiência e maturidade. Temos exemplos de sucesso disto: jogador sai daqui com uma "cabeça" e volta mais maduro e preparado. Como guri tem futebol, pode ser questão de dar o tempo fora daqui.
O Matias parece que vem rendendo menos que o Pará(!) nos treinos... Daí é complicado. Caso se confirme isto é um erro da direção, que deveria ter avaliado melhor o jogador.
O Ruiz é um caso a parte. Pra mim tem bola pra ser titular hoje no time. Mas é preciso ver outros fatores (comportamento, motivação e etc.). Por isto acho que quem está "dentro" tem mais condições de avaliar... De qualquer forma, como veio por empréstimo e tem que mostrar futebol até o fim do ano, se sou a direção tenho uma conversa com cara: olha, tu tem 2 meses pra mostrar vontade e futebol, te firmar. Se não tiver afim já avisa que esclarecemos situação pra torcida, pagaremos teu salário e tu vai treinar em separado ou já te liberamos para voltar pra Argentina.
Quais exemplos?
ExcluirNo momento, não me vem nenhum à mente.
Se o Matias vem rendendo menos que o Pará fica brabo, nem sei o que dizer.
ExcluirGuilherme!
ExcluirFecho com tua análise. Barcos apesar dos pesares está entre os bons camisas 9; Luiz Fabiano e Fred. Lembro que Marcelo Moreno está a 7 jogos sem fazer gols, ou como disse o repórter André Silva para Barcos, mais de 10 horas sem fazer gol.
Alan Kardeca, ainda é uma incógnita.
Riveros seria um bom camisa 5, mas aí tem gente nova surgindo (Wallace e Biteco)
Máxi, já havia sugerido emprestar para tirar o peso da camisa
- Alan Ruiz tem futebol, mas acho que o empresário dele tem negócio à vista para ele
Matias Rodriguez, uma interrogação
Desse jeito, vão-se os as vagas de estrangeiros
Gláucio,
ExcluirO resto do pessoal vai me ajudar, mas do que eu lembro mais claramente foi do Tinga, que foi "endeusado" aqui no início (pelo gol contra o Sport) e passou 2 anos sem "vingar", mas sendo o "xodó". Saiu, passou um ano no Japão e outro no Botafogo e voltou outro, com consciência tática, mais maduro e etc. Tanto que de meia/atacante passou a jogar como volante ou 3º do meio.
Outro que me lembro agora é o Scheidt, zagueiro, que foi pro Japão.
Há outros exemplos bem sucedidos, mas agora não me vem nomes na cabeça. O Bruxo talvez saiba outros.
Cara, nesse ponto até nem discordo tanto. Pode ser uma alternativa. Mas continua achando que Maxi pode render mais do que Dudu e os "inhos".
ExcluirE outra, Guilherme, tu lembra quem eram os titulares nessa época?
Excluircontinuo*
Excluir---------------------- // --------------------------
Émerson, Goiano, Dinho, Carlos Miguel e Sergio Manoel em 97.
Depois em 98, Ronaldinho, Beto e Palhinha. Em 99 Robert e Arílson.
Complicado pegar time num meio desses.
Já o Scheidt, em 95 e 96 - Rivarola, Adilson, Mauro Galvão e Luciano. Brabo né ?
Vou tentar mudar um pouco o tom e deixar algo consignado, algum que eu falo a tanto tempo que já até ficou chato. Lembra que diziamos que o treinador tem todo o direito de fazer testes, mas chega hora que é necessário definir um time e treinar, repetir à exaustão e - se necessário trocar - identificar cirurgicamente as peças. Pois bem, 07 meses de Enderson e eu não era capaz de escalar seus titulares nem afirmar o esquema. 01 jogo do Felipão e eu já sei qual é o esquema e já sei quem são os titulares. Alguns vão mudar? Sem dúvida, é do jogo, mas a partir de agora eu sei o que esperar e o Grêmio vai repetir, repetir, repetir e não vai errar duas, mas três, quatro, cinco, seis até esse erro aprender que só o erro tem vez (me puxei no Leminski kkkk)
ResponderExcluirEnfim, vai melhorar, quer dizer, já melhorou, Felipe está anos luz, quando davamos como certo Edinho, apareceu Walace (?), alguém tinha ouvido falar do garoto? Temos treinador.
E eu, como sócio dos palpiteiros futebol clube vou escalar meu time:
Matias x Rodolfo x Geromel x Marquinhos/Breno/Saimon (o melhor na estatística dos cruzamento que atuou na lateral - tá dose...)
Walace x Felipe x Ruiz x Giuliano
Barcos e Luan
Simples né?
kkkk
Excluirhoje é fácil falar do Enderson
Mas tu queria que eu avaliasse o trabalho dele quando? Antes de começar?
ExcluirE como é que tu já vai avaliando que, agora, "temos treinador" kkk?
ExcluirHoje eu to meio lento, não entendi, achei que o nome Felipão já falasse por sí, mas, enfim...
ExcluirJustamente, o "nome" do Enderson já falava por ele. Falei ironicamente.
ExcluirEu acho que o Énderson chegou sim a ter time definido, na primeira fase da LA, mas como a lesão do Luan se perdeu e teve que (tentar) buscar uma solução modificando o time.
ExcluirCoitadinho do Enderson, imagina se o Kléber não tivesse se lesionado? kkk
ExcluirTo sendo duro mesmo, sem dúvidas os últimos jogos são os que ficam na retina, inegável que o Enderson teve seu momento também.
ExcluirPois é, imagina se a direção em 95 não "erra" e traz o Paulo Nunes de contra-peso na vinda do craque Magno...
ExcluirOu se o Dinho não pede, por conta própria, pra sair na final de 96, pra entrar o "bruxo" Aílton...
Ou se o Barcos faz aquele gol no início do jogo de volta contra o San Lorenzo...
O Luan só entrou porque o Kléber machucou? Pois é... Mas até 1 semana antes este Luan era um desconhecido, ao menos pra nós (e quando apareceu tomou pau de muita gente tendo jogado 90 minutos na grama sintética). Que bom que foi ele que entrou, que o treinador teve esta visão... Podia ter entrado o Marco Antonio, o fulano da base que não joga nada e por aí vai.
E aliás, se o Luan era tão bom, por que não foi "descoberto" pelo Renato meses antes?
Isso é só pra mostrar, que é fácil fazer uma análise diferente do mesmo fato...
Ninguém está tirando mérito de o Enderson ter apostado no Luan. Nunca fiz isso.
ExcluirAcontece que Kléber vinha mal, e a opção antes da lesão, era o Paulinho.
Tava pensando, neste de jogadores que chegam e saem, que são fritados e que não servem pro Grêmio. Nem um ano que saiu e o Dida já ergueu taça. André Santos e Elano que foram corridos do Flamengo "coparam". Se retornar um pouco mais no tempo os exemplos se seguem. Essa é a história do "cemitério" bruxo?
ResponderExcluirE todos tinham em comum uma coisa - Não serviam pro Grêmio.
PJ!
ExcluirO que mais me preocupa é a não utilização dos juniores por escassez, quando surge um bom, não fecha 1 ano de clube.
A torcida perde a identidade com os ídolos. Imagina um guri de 10, 11 anos que compra a camiseta do Wendell, porque é fã do cara ou Luan, ou ...
Difícil ter ídolo sem identificação, até isso explica a condescendencia com o Marcelo, estamos carentes de ícones.
ExcluirWendell convocado pra seleção sub21 hoje.
ExcluirO Luan também, único jogador do Grêmio (Inter tem 3, goleiro Jackson, Gilberto e Otávio).
Grande avanço da Direção.
ResponderExcluirA Arena tem que ser "incorporada" pela torcida; aos poucos, Koff desentorta o contrato com a empreiteira.