Um nó na cabeça
Chamem um psicólogo ou pai de santo; ou melhor, chamem ambos. O problema do Grêmio antes de ser falta de futebol, é de cabeça, de falta de confiança, de ansiedade, de "medo de ser feliz".
Luiz Felipe disse que há 6 a 7 clubes com elencos superiores ao do Grêmio. Verdade, porém, o grupo da Ponte Preta certamente não é um deles. Um time onde aparecem Pablo, Gílson, Josimar e Renato Cajá, um quarteto que passou pela Dupla Grenal sem deixar a mínima saudade, treinado por Guto Ferreira, um técnico sem as credenciais de Luiz Felipe, não pode chegar na Arena, na estreia do Brasileiro com o adversário tendo uma semana para se preparar para o jogo, tomar 2 a 0, buscar o empate, tomar o gol que deveria determinar o placar definitivo, ficar com 10 jogadores, dar um calor no adversário e arrancar o empate no último segundo do confronto.
Não senhores, o mérito não é exclusivo da Ponte Preta. O Grêmio ajudou como nunca este empate. A maré anda tão ruim que se colocarem o Cajá no Tricolor e o Douglas na Macaca (macaca pode?) o craque da partida não seria Renato Cajá.
Ouvi pela Guaíba, assando um churrasco, olho na carne, ouvido no radinho; o narrador Marcelo Cardoso descrevendo escanteios após escanteios para a Ponte no final da partida e eu certo, absolutamente convicto que o Tricolor não ia segurar a vitória, porque (e aliás, já escrevi nesta semana que terminou) tem jogador que veste o manto gremista e não sabe a história dele. Não dá para ficar atrás, aguardando o clube campineiro apertar e (ele) dar balão para a lateral, para escanteio, cerrar os punhos, movimentar freneticamente os braços, vibrar como um louco como se fizesse um gol a cada bago para fora do campo, encurralado na sua grande área. É o Grêmio versus Ponte Preta na Arena. Esta cena jamais poderia ter ocorrido.
A hora era de prender a bola nas zonas mortas do campo, soltar a bola nos pés de Douglas que deveria ser o comandante desse anti-jogo, desse amorcegamento tão necessário naquele momento.
Um cenário totalmente incongruente, incoerente com o tamanho dos dois clubes, especialmente se o visitante é menor e ainda conta com um jogador a menos. Um Grêmio lá atrás, esperando pelo apito final numa jornada épica.
Cheguei a pouco à minha cidade e vi o final do jogo do Coirmão, consegui assistir a reprise dos gols no final da jornada esportiva e o Walter estraçalhando pelo Atlético Paranaense; também li que o Avaí contratou o lateral ex-Vitória Nino Paraíba, ambos indicado por este torcedor para o Grêmio.
O que esses clubes menores tem que o Imortal não consegue ter? Concluo que, além de competência dos mandatários e da comissão técnica, a confiança imprescindível nos grupos vencedores.
Esperei horas e mais horas de passado o jogo para ver se a raiva arrefecia, mas não tem jeito, eu vi esse crime que foi hoje e, sinceramente, não sei se o Felipão ainda tem algo a dar.
ResponderExcluirVolta Enderson...
ExcluirEra mais barato...
ExcluirE o time que ele montou era? Bota só o salário do Dudu e do 77inho na conversa...
ExcluirQuer levar 6x2 de novo ?
Todos sabiam que 2015 seria isso, enxugamento de folha, time limitado. Ontem, até o 2x1, não tinha conclusão nenhuma deles dentro da área.
Apenas fico indignado com esse tipo de opinião sobre o gringo, vindo de pessoas que defendiam a continuidade do Enderson, que achavam o trabalho bom etc...um baita trabalho, que se baseava nas individualidades de Wendel e Luan....
ExcluirO gringo tem os erros dele, tem culpa sim, algumas opções no elenco vieram dele, mas não é motivo pra duvidar da capacidade, além de que tais erros são muito menos nocivos ao caixa do clube.
Luan foi vendido por acaso? Individualidade do Wendel? Menos Gláucio, bem menos...
ExcluirQuanto o Dudu ganhava? E o Fernandinho? Soma com o salário do Enderson, dava um milhão? Pois é, esse é o salário da comissão técnica...
E na boa Gláucio, ninguém tá cobrando título, está-se cobrando vitória sobre a PONTE PRETA DENTRO DE CASA, ou melhor, está-se cobrando um mínimo de organização do time, é demais?
ExcluirVai me desculpar a pergunta, mas tu assistiu o jogo?
Luan se machucou e o time afundou. Wendel era o melhor jogador daquele time, é só lembrar como ficou depois, no brasileiro.
ExcluirSobre salário, eu contei só dois, mas tinha ainda outros, como Edinho e guinho.
Se formos pra uma análise geral, hoje a folha está mais barata, contando comissão técnica, pois saíram Barcos, Riveros, Ruiz, Zé. E o resultado, até agora, é o mesmo, ou melhor, ao menos não tem vexame em final de estadual.
Comecei a assistir um minuto antes do gol, e não lembro de nenhuma finalização deles até o 2x1.
ExcluirE também não tem libertadores. A folha foi enxugada sim, mas tu querer colocar na conta do Enderson as contratações do Zé, Barcos, Moreno, Riveros não é demais? E como você mesmo defendia, excetuando o Barcos nenhum dos outros acrescentava ao time mais do que se tem hoje, logo....
ExcluirSó pra constar, por óbvio não se compara o gringo ao Enderson, nem currículo, nem salário, nem capacidade, por isso mesmo não dá pra admitir resultados ou erros iguais.
Pois é, e depois do 2 a 1? Ou o jogo acabou alí?
ExcluirNão coloquei na conta do Enderson os jogadores do último parágrafo. Leia novamente, "...em termos gerais..."
ExcluirO Wendel acrescentaria sim. E tenho minhas dúvidas quanto a Riveros e Ramiro.
Eu não acho justo cobrar a parte tática, que pra mim está melhor, os erros dele estão na formação do grupo. O time que iniciou ontem me serve, tem que ser sequência. Caso Giuliano não evolua, que entre um volante (Oliveira, passando Júnior pra lateral)
Mas eu estou cobrando justamente a parte técnica, pq pra mim, com o time que jogou ontem, dá pra golear a ponte preta sem grande esforço.
ExcluirTava 2x0 até os 17 minutos do 2º. E no primeiro gol deles não tem como botar culpa em ninguém.
ExcluirTá igual o Abel Gláucio?
ExcluirA história dos dois responde tua pergunta.
ExcluirDividindo o jogo em dois tempos como se cada um fosse autônomo...
ExcluirPJ
ResponderExcluirÉ algo a repensar: a confiança no trabalho do treinador.
Se empata ou perde para um clube como Corinthians ou São Paulo, é uma história, aí se aceita o discurso da "peladura do cofre", mas, seguindo este raciocínio, a Ponte deveria ser goleada hoje.
Olha Bruxo, foi triste, o time achou o primeiro gol, não teve uma única jogada construída, terrível. Escapou barato, mais 5min teria perdido, era um amontoado, o meio campo completamente disforme, jogadores fora de posição, substituição ininteligível e não dá pra reclamar da sorte, porque meu Deus como esse time teve sorte.
ExcluirNão sei o que pensar, mas o gringo não parece mais ser capaz de motivar o grupo, depois do primeiro gol a apatia foi geral, o segundo gol não demorou e era só questão de tempo. Marcelo volta a ser um goleiro inseguro, alterna ótimas defesas com lances acrobáticos onde entrega a rapadura - como foi o gol. Parece proibido de sair nas bolas alçadas na área.
É complicado, mas o time parece regredir.
PJ
ExcluirEu tenho um pensamento sobre quando muitos jogadores estão mal; o problema não está dentro de campo. Ou é treinador ou Direção (omissão, atrasos de salários, etc...).
Isso que tá difícil de entender: falhas de Marcelo, Geromel, Maicon, Oliveira. A sólida defesa levou 3 gols patéticos. Lincoln e Giuliano abaixo da crítica, em posições incompreensíveis dentro de campo. Parece que este time jamais foi treinado junto!
ExcluirPara quem não viu os gols:
ExcluirFalhas para todos os gostos.
https://youtu.be/EBadQOGu25s
Quando Geromel e Grohe falham...
ExcluirBom é perder de virada pro Coritiba em casa...com 77inho, Barcos e tudo...
ExcluirSinceramente não sei onde tu quer chegar com isso, mas já que quer assim, bom é perder pro Bahia e dar adeus a classificação na libertadores (uma dar causas do clube estar sem grana esquecidinho), bom é empatar com o São José, ou o nóia e dar adeus a possibilidade de decidir o titulo dentro de casa...
ExcluirQuero chegar no ponto de que não acho justo, vindo de quem defendia o Enderson, a desconfiança sobre a capacidade do Felipão. Mas tranquilo, cada um com sua opinião, posso estar errado e o gringo não servir mais pra treinador. (certa vez li, não lembro onde, de que o ideal pro futuro seria o Renato de treinador e Luis Felipe como diretor de futebol, por que não né?)
ExcluirEnquanto isso, o Rui Costa segue mamando seus 100 pilinha....
Em 2006 fomos campeões jogando a segunda no aterro, só que lá não teve entregada do Bastos.
Excluir"Parece que este time jamais foi treinado junto!"
ExcluirPois então, a defesa sólida tinha Matias na lateral e Felipe Bastos de volante. Além do Braian que, segundo o treinador, tinha importância defensiva.
Aí é outra coisa difícil de entender, o Rui Costa é pago para contratar quem indicam, qual a culpa dele se o Felipao quer Douglas, Braian e Oliveira?
ExcluirE em 2015 perdemos jogando a segunda fora.
Opa, então tá resolvido, é só voltar os três né?
Falei do salário do Rui em termos gerais, novamente. Um clube que reclama falta de $$ não pode se dar ao luxo de ter um funcionário com esse salário apenas para fazer o óbvio, o burocrático.
ExcluirE em 2011 perdemos jogando a segunda em casa, em 95, 97 e 2011 fomos campeões da América e Copa do Brasil jogando e segunda fora. Isso não pode ser determinante.
Sinceramente? Não sei. O que lembro, é que sempre ponderei o desempenho da defesa, devido à fragilidade dos adversários. Matias ainda me parece melhor jogador do que Galhardo, só isso.
Apenas fiz a menção à possível falta de entrosamento. E o Walace, que é unanimidade entre nós, foi envolvido no lance do 3º gol.
Nisso concordamos, não há porque gastar tanto dinheiro com Rui, Murtosa e Ivo. Enquanto isso perdemos preparador físico e o Chavare.
ExcluirNão pode ser mas foi!
Mathias, depois do que disse, é passado.
Pois é, a imprensa gosta de uma polêmica, ele não disse que aceitaria menos pra ir embora, mas, sim, pra jogar na LA U, ou seja, pra não voltar à Itália. Dia desses alguém noticiou o salário dele, 150 mil....pergunto: alguém do Grêmio procurou ele pra renovação? Duvido! Não querem ele por questões técnicas, o que é bem aceitável.
ExcluirSe tu acha que termos jogado a segunda fora foi determinante para a derrota, paciência. Só posso te pedir pra assistir os jogos de novo.
ExcluirPelo que me lembro em casa empatamos, mas claro, posso estar errado...
Excluir"ele não disse que aceitaria menos pra ir embora, mas, sim, pra jogar na LA U". E pra jogar na LA U ele não teria que ir embora?
ExcluirEmpatamos levando sufoco no segundo tempo. Sufoco esse que só ocorreu porque não tivemos qualidade pra fazer gol no primeiro tempo.
ExcluirEle iria embora de qualquer maneira ao fim do contrato.
ExcluirLevando sufoco após ter um jogador expulso.
ExcluirPJ
ExcluirAí e que eu falo, se tem uma liderança parecida com a do Barcos, não precisa o técnico mandar numa hora dessas. Os próprios jogadores ajeitam o time lá dentro mesmo e nada de sufoco em casa para a Ponte.
O empate, além dos erros individuais, se deve à falta de inteligência. Tivemos dois ou três escanteios após o 3x2, que em vez de tocar a bola e matar tempo, mandaram pra área.
ResponderExcluirMesmo que nosso clube tenha uma história maior, os jogadores tem que ter humildade e serem conscientes das limitações do time.
Com 2 a 0 no placar começou a putaria, Oliveira foi tentar driblar na defesa e obrigou Marcelo a grande defesa. Não tardou a sair dali os gols, não se justifica a titularidade dele na lateral, não acrescente na frente e é superado facilmente atrás, só conseguiu parar o outro lateral com faltas e não é a primeira vez.
ExcluirGlaucio
ExcluirNão tem explicação ser encurralado em casa, o adversário com 10 sendo inferior tecnicamente, ou é desorganização tática, falta de confiança ou "síndrome de jogador de time pequeno". Talvez os e fatores juntos.
PJ
ExcluirO Marcelo Oliveira, já escrevi diversas vezes, agora até leio em outros blogs o mesmo, é titular do banco. Zagueiro, lateral e volante, 3 em 1, mas para o banco. Só isso.
Glaucio
ExcluirEspecialmente Geromel. Grohe, este ano, é uma no cravo, outra na ferradura.
Sobre Walter:
ResponderExcluirhttp://bruxotricolor.blogspot.com.br/2015/02/opiniao_11.html
Frase lapidar escrito no texto acima sobre Walter, lá em Fevereiro, amplamente comprovada hoje:
ResponderExcluir"Walter carrega um ataque inteiro, tem talento, força, já jogou no Sul..."
Walter participou dos 3 gols, mas tem gente que não gosta de centro-avante assim.
Se não ganhar menos, é o salário do Braian.
ExcluirNem cabem comparações, mas temos que levar em consideração que eram os reservas do inter, algum dos que iniciaram o jogo serviria pra titular do Grêmio hoje? Forçando muito, só o Rafael Moura.
ExcluirO CAP ficou em 9º no estadual.
E deve ter caído também a tese de dois times...
Participou dos três gols, é blz, perfeito....mas né...um cruzamento errado que virou gol contra, e outro um penalty bisonho num lance sem perigo algum, menos, bem menos...
ExcluirEnquanto isso o Braian...
ExcluirMas ninguém tá comparando com o Braian. Só que até sábado ninguém falava mais em Wálter (aqui vai o desconto ao bruxo).
ExcluirMas Gláucio, se o centroavante do time é o Braian eu vou comparar com quem? Se eu tenho um cara que é melhor e mais barato do que o meu titular não parece óbvio? Ah se o Walter fosse uruguaio...
ExcluirDe onde tu tirou que o Wálter é mais barato.
ExcluirPra jogar no Grêmio, sempre são mais caros. Mas é um erro da direção e comissão técnica, duvido que ele não viesse pelos 150 do Douglas, aí sim aceito a crítica.
Lucas Coelho e Everaldo são Uruguaios?
ExcluirEle tá no CAP Gláucio, por isso deduzo que seja mais barato.
ExcluirNegócio é voltarem os três volantes, saindo Giuliano ou Douglas (qualquer um, ou até os dois, pra entrar o Lincon) e jogar no contra ataque, com Luan e mais um.
ResponderExcluir3 volantes...Oliveira no lugar do Wallace? Blz, considerando a pindaíba do clube até e vai pra jogos difíceis, mas JAMAIS contra a gloriosa ponte preta.
ExcluirNão não não!
ExcluirGrohe,
Raul/Matias/Galhardo/Minha vó - Geromel, Rodolfo, Júnior/Hermes
Walace, Oliveira e Maicon
Lincon
Luan
Mamute/Éverton/Pedro Rocha
Por enquanto é isso que penso ser o melhor.
Quer dizer, no lugar do Ramiro.
ExcluirEnfim, reitero, contra a ponte preta em casa não dá pra imaginar essa formação.
Humildade, humildade...
ExcluirDesculpa Gláucio, mas quem abaixa demais mostra a bunda e é a Ponte Preta! Em casa! Se a desculpa é grana, de quanto será a folha deles?
ExcluirPergunta pro Renato o que ele fez em 2013 pra ser vice campeão, mesmo tendo Barcos, Vargas, Alex Telles...
ExcluirVice...
ExcluirCom o mesmo aproveitamento desde o início do campeonato, qual seria o resultado?
ExcluirUma pergunta, e o tal contrato por produtividade do Douglas ?
ResponderExcluirEra titular até ontem e voltou a jogar no final, deve estar recebendo normalmente.
ExcluirMas e a produtividade? Ou isso significa tempo de jogo?
ExcluirAcho que sim, qual seria a outra forma? Número de gols? Assistências? Algo subjetivo? Acho que a tal produtividade deve se referir a participação, mas n sei como funciona.
ExcluirEm primeira mão aos amigos:
ResponderExcluirhttp://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/esporte/gremio/noticia/2015/05/gremio-contrata-o-centroavante-vitinho-artilheiro-do-campeonato-catarinense-4758267.html
Aí que eu me indigno, por que não o Michel do Passo Fundo?
https://www.youtube.com/watch?v=aICcijLl3lg
ResponderExcluirSerá que é melhor que o Everaldo?
ExcluirPois é, bruxo, pois é.....o time dele foi rebaixado no estadual...não dá pra entender.
ExcluirRebaixado e leio que ele não domina todos os fundamentos. Se não for um fenômeno, não vale a pena arriscar.
ExcluirUma visão interessante:
ResponderExcluirhttp://www.gremiolibertador.com/precisava-disso/
Confesso que não vi essa diferença de postura a partir do momento em que assisti. Será que foi tão diferente?
Também não. Acho que além da falta de confiança que mencionei no texto, houve erros individuais, se fossem Gabriel Silva no segundo gol e o goleiro Tiago no terceiro, fazendo os mesmos movimentos, estaria se dizendo que era falta de experiência.
ExcluirDava para ganhar jogando daquele modo, tanto que chegou ao 2 a 0, o problema é achar que tem que garantir o resultado se fechando.
Há outras maneiras de segurar o escore favorável, ainda mais jogando em casa, contra a Ponte e esta com 10.
http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2014/04/gremio/ficha-tecnica-gremio-2-x-1-atleticomg.html
ResponderExcluirMetade do time que iniciou essa partida ano passado poderia estar tranquilamente no grupo. Alguns seriam acréscimo.
Sinceramente, Alan Ruiz, quem mais? Moisés, Rodriguinho?
ExcluirChe, sinceramente? Giuliano e Douglas dos Grenais = guinho. Coincidentemente, a partir da queda de rendimento do Giuliano, os resultados não foram bons.
ExcluirAcréscimos seriam Ruiz e Coelho. Pra grupo: Bressan, Biteco, Moisés e Breno. (daria pra incluir o Saimon, mas se lesiona demais).
E o Gabriel, ex-Lajeadense ainda está no grupo?
ResponderExcluirAno passado saiu notícia de que teve contrato renovado, pra se recuperar da lesão, e que tinha até treinado. Seria uma boa se ele se recuperasse.
ExcluirOutro mistério do Departamento Médico. Uma verdadeira caixa preta.
ResponderExcluir