Páginas

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Pequenas Histórias

Pequenas Histórias (96) – Ano – 1987


Cuca Legal


Fonte: www.torcedor.gremista.nom.br

Muitos podem pensar que a relação que aproximou o Grêmio do Juventude é algo recente como dão a entender as vindas de Fohlman, Alex Telles, Paulinho, Ramiro e Bressan; no entanto, ela é cinquentenária, já na metade da década de 60, Everaldo, o tricampeão esteve emprestado ao periquito da Serra.

Victor Hugo, centromédio originário do Inter, chegou ao Tricolor em 76 vindo do Ju. (Wolney) Caio, um ponta-de-lança talentoso, que no jogou no Grêmio no início dos 90, também saiu do lado verde de Caxias do Sul. Um pouco antes dele, mais precisamente a partir de 1986, outro atleta da mesma posição, outro camisa 8, foi buscado no clube da Serra: o paranaense Alexi Stival, Cuca.

Cuca era um jogador técnico, artilheiro e extremamente guerreiro. Um tipo que todas as equipes desejam. Fez sucesso no Juventude; logo despertou o interesse de grandes clubes, mas o Imortal se aligeirou e Cuca veio para brigar por uma vaga no time principal.

Entrando aos poucos, Cuca teve que esperar a grande chance para estourar de vez. Isso ocorreu na primeira partida em que saiu atuando desde o início, até então, saía do banco para se contentar com parcelas dos jogos.

Numa quinta-feira à noite, mais exatamente no dia 08 de Outubro de 1987, o Grêmio encarou no Olímpico, o Goiás pela Copa União, a versão do Brasileiro para aquele ano de rompimento dos grandes clubes com a CBF.

Menos de 8 mil torcedores viram o Tricolor treinado por Luiz Felipe, mandar a campo: Mazaropi; Alfinete, Henrique, Luiz Eduardo e Casemiro; Paulo Bonamigo, Cuca e Cláudio Freitas; Darci, Lima e Valdo. Mais tarde entraram Cristóvão e Fernando.

O Goiás do técnico Zé Mário formou com: Eduardo Heuser; Flávio, Gomes, Ronaldo Castro e Jorge Batata; Uidemar, Fagundes e Péricles; Formiga, Sabará e Niltinho. Ainda participou o atacante Palhinha.

Cuca (o último agachado na foto acima) teve atuação de gala, marcando todos os quatro gols da partida:

Aos 35 minutos, após um começo nervoso e perdas de boas chances, o placar foi aberto; Lima cobrou falta, a bola bateu no poste direito e, no rebote, Cuca concluiu para a rede. Aos 40 minutos, após cruzamento de Darci da direita, Cuca ganhou dos zagueiros e, de cabeça, encobriu o goleiro. 2 x 0, assim terminou a fase inicial.

No segundo tempo, logo no início, o time goiano perdeu seu lateral esquerdo, o gaúcho Jorge Batata por agressão justamente em Cuca. A tarefa ficou facilitada e em nova jogada de Darci, que avançou e lançou para Cuca, dentro da área, o meia dominou, livrou-se de dois zagueiros, e arrematou cruzado, no canto direito da meta de Eduardo. Eram 16 minutos do segundo tempo.

A goleada foi encerrada na metade do etapa final, aos 23 minutos. Cláudio Freitas cobrou escanteio e Cuca, no primeiro poste, cabeceou para a rede. 4 x 0.

Cuca é autor de um dos gols mais importantes das jornadas gremistas, o que decidiu a primeira Copa do Brasil em 1989. Gravou seu nome na história imortal do Grêmio.

Todos os dados que ajudaram a compor esta crônica me foram repassados pelo amigo Alvirubro. Um grande abraço e obrigado.

10 comentários:

  1. Cuca no Grêmio:

    180 jogos
    89 vitórias
    55 empates
    36 derrotas
    66 gols marcados

    1º Jogo
    29.07.1987 - Grêmio 2x 1 Benfica-POR - Torneio de Berna (Troféu Philips)
    GFBPA: Mazaropi, Alfinete, Astengo, Luís Eduardo, Casemiro, China, Bonamigo, Cristóvão (João Antonio), Fernando (Cuca), Lima, Jorge Veras

    Último jogo:
    20.05.1992 - Grêmio 1x2 Paraná - Campeonato Brasileiro - 2ª Divisão
    GFBPA: Emerson Ferretti, Caçapa, Vílson, Wagner Fernandes, Xará, Jandir, Juninho, Caio, Cuca, Alcindo Sartori (Luciano Dias), Carlinhos (Marcos Severo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, aquele episódio de Berna foi logo nos primeiros dias de Grêmio do Cuca. Ooooh Loko!

      Excluir
    2. Exato! Eram jovens. Henrique, Eduardo, Fernando e Cuca.

      Excluir
    3. Eduardo apelidado Chico e a garota se chamava Sandra.

      Excluir
    4. Sim, era o goleiro Chico. O China deu um depoimento, logo que chegou a Porto Alegre, que, de fato, a menina aparentava ter 18 anos. Depois é que ficaram sabendo que não tinha. Segundo o China, ela teria dispensando dois amigos homens e teria entrado no apartamento onde estavam os jogadores. E já chegou tirando a blusa propondo a troca por uma camiseta do Grêmio. Depois disso, veio a conta. O Fernando não chegou a participar do episódio, mas os outros três, sim.

      Excluir
    5. O Caso deu-se no dia 30 de julho de 1987.

      Excluir
    6. No caso de Berna, ruim mesmo ficou para o Cuca, que era o único casado. Teve que explicar para a esposa e para o sogro toda a confusão. Depois que ele foi liberado da prisão, na Suíça, primeiro ato foi viajar a Curitiba para dar as explicações necessárias aos familiares. Que situação!

      Excluir
  2. Perdeu apenas 20% dos jogos; imagino que a 2ª divisão tenha aumentado o percentual de derrotas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, em 92, na Série B, houve apenas 3 derrotas, com ele jogando. Em 91, na campanha de rebaixamento, ele estava no Real Valladolid, da Espanha, voltou para o Inter, e em 1992, retornou ao Grêmio.

      Em 2004, como técnico, fez uma campanha fraca, com:
      11 jogos
      03 vitórias
      01 empate
      07 derrotas.

      Substituiu a José Luiz Plein Filho e foi substituído por Cláudio Roberto Pires Duarte.

      Excluir
    2. 2004, uma aula de incompetência da Diretoria.Aliás, pós-graduação, a graduação foi em 2003.

      Excluir