Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2016

Opinião



A Defesa, Alberto Guerra

Se o Tricolor ganhar em casa do Vitória baiano na décima rodada (pode com empate, mas aí ...) atingirá a metade do primeiro turno com apenas uma derrota, aliás, aceitável, porque foi diante do Palmeiras, fora de casa.  

Isto é relevante, pois os campeões brasileiros na era de pontos corridos, chegam ao título, perdendo cinco ou seis vezes em toda a competição. A estatística nos diz isso.

Pois, o Imortal, contraditoriamente, em 2016 apresenta um poder de fogo ofensivo bem superior ao seu histórico nos Brasileiros (segundo melhor ataque) e demonstra uma defesa vacilante, quando é realmente exigida; a chamada hora da onça beber água. Foi assim contra os verdes Palmeiras e Chapecoense, quando sofreu sete dos oito sofridos, aliás, o outro foi contra o Flu, que também tem verde entre as suas cores.

Se não desmontar o time do meio para frente durante a janela predatória de julho/agosto, o Grêmio, cuidando da defesa, leia-se goleiro à altura das tradições do clube, um grande zagueiro para rivalizar com Wallace Reis e mais um lateral esquerdo, (o Grêmio) terá amplas condições de buscar o primeiro lugar lá na 38ª rodada em Dezembro.

A tarefa de Alberto Guerra é de muita exigência, mas pior seria se tivesse que reconstruir o elenco do zero. Tenho certeza que ele tem capacidade para suprir este setor com competência, afinal para quem descobriu Paulão (atual Coirmão) no modesto Grêmio Barueri, não será nenhum absurdo encontrar essas peças tão necessárias, afinal, quem não gostaria de "envergar a jaqueta" Tricolor como se dizia antigamente?

O furo está detectado, agora é tudo com ele.

8 comentários:

  1. O campeonato Brasileiro fechou a 9ª Rodada e algumas suposições podem ser feitas.
    Considerando o aproveitamento até este momento, podemos destacar 4 clubes brigando pelo título.

    Número de derrotas do Campeão, desde 2012, como mandante e como visitante.

    2012 - FLUMINENSE - 3DM - 2DV = 5 DERROTAS
    2013 - CRUZEIRO - 2DM - 6DV = 8 DERROTAS
    2014 - CRUZEIRO - 2DM - 4DV = 6 DERROTAS
    2015 - CORINTHIANS - 1DM - 4DV = 5 DERROTAS

    Supondo-se que os 4 primeiros clubes sejam os postulantes ao título, em 2016, e supondo-se um número máximo de 8 derrotas no campeonato, temos como projeção a seguinte situação:

    2016 - PALMEIRAS - 0DM - 2DV - PODE PERDER MAIS 6 JOGOS
    2016 - INTER - 0DM - 2DV - PODE PERDER MAIS 6 JOGOS
    2016 - GRÊMIO - 0DM - 1DV - PODE PERDER MAIS 7 JOGOS
    2016 - CORINTHIANS - 0DM - 3DV - PODE PERDER MAIS 5 JOGOS

    ResponderExcluir
  2. Gostei da suposição (rs,rs,rs); nela, o Tricolor tem boas chances.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, dos 4, eu acho que apenas 3 podem sonhar. Já escrevi antes: só em imaginar que faltando 29 rodadas, só dá para aquele time do Argel perder mais 6 jogos, para brigar pelo título, é claro que as esperanças acabam. Não sou cego.
      Ou alguém imagina que jogando um futebolzinho tosco, sempre de superação, se consegue um título? Futebol não se faz assim. Pelo menos um futebol para time campeão. É da história futebolística.

      Excluir
    2. Alvirubro
      O Grêmio estará ou não no rol dos candidatos, se segurar Walace e Luan.

      Excluir
    3. Isso é verdade! Principalmente Luan!

      Excluir
    4. Alvirubro
      Grêmio e Inter tem grandes chances de disputarem o título, especialmente o Tricolor, basta aparar arestas como por exemplo, monitorar o trabalho do treinador, que costuma ratear nas "retas" e qualificar a defesa.

      Excluir
  3. Bruxo, precisamos de reposição à altura para Luan. Bolaños ainda é incógnita, e a tendência é que nos desfalque bastante na convocações.

    ResponderExcluir
  4. Glaucio
    E bota incógnita nisso. Eu, se fosse dirigente, venderia para garantir o que não é incógnita: Walace e Luan.
    O problema é a forçada de barra dos atletas para sair o negócio.

    ResponderExcluir