Páginas

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Opinião


Avaliação equivocada

Acompanhando as análises e conclusões da imprensa e até de jogadores do grupo principal sobre a campanha ruim do grupo de transição, a conclusão é que foi vergonhosa a participação e inaceitável (para alguns).

Da forma com foram colocadas estas análises, os jogadores ficaram numa situação constrangedora; aí está um erro gigantesco na minha modesta avaliação. Explico:

O grupo estava desentrosado, provavelmente, nunca jogou junto duas partidas seguidas, isso considerando a piazada; acrescentando os "enxertos" cascudos, ingressando sem um critério razoável, apenas no nome ou para ganhar ritmo, os onze que começaram os jogos sentiram muito.

Além disso, a condição física despencou nas etapas finais destes quatro confrontos, vale a máxima, time desorganizado, corre dobrado; eu acrescentaria: E cansa mais e mais cedo.

Outro erro de avaliação é achar que apenas por serem profissionais de Grêmio, o terceiro time vai fazer frente aos "modestos" times do interior + São José e Cruzeiro. Não, não é assim. A diferença se existe, não é "abissal" que permita encarar "mano a mano". 

Agora vem um porém nessa história toda: Todas essas dificuldades que enumerei acima poderiam ser atenuadas se no comando técnico estivesse um treinador com mais capacidade (pelo menos, nesta empreitada). Cesar Bueno se mostrou incapaz de organizar o time em cada um dos quatro jogos, invariavelmente mexendo mal durante as partidas e acabou se sublimando diante do São José, quando desarrumou ainda mais o time na escalação inicial.

A mim, a má campanha não surpreendeu, talvez tenha ficado um pouco abaixo do que esperava; para confirmar, deixo este link de uma postagem realizada em 18/01, vide A Primeira Impressão, onde eu já previa a consequência desta empreitada.

Finalizando; atirar pedras como estão fazendo alguns segmentos esportivos no grupo de transição, além de precipitado, é equivocado.


2 comentários:

  1. Acho q o fator principal foi a parte física pois em 3 dos 4 jogos o Grêmio terminou o primeiro tempo ganhando e em 1 empatando.

    ResponderExcluir
  2. Carlos
    Realmente, esta é a impressão mais forte, a falta de condicionamento físico. Além disso, o segundo gol sofrido no "apagar das luzes" do primeiro tempo diante do Caxias, deu um novo tempero ao jogo, que trouxe o time adversário novamente para a partida.

    ResponderExcluir