Páginas

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Opinião


Grêmio desencanta no Gauchão

Veio a primeira vitória no regional com etapas distintas, evidenciando o erro da escalação, mas que para o treinador era a mais lógica. Não, não era. 

Onde ela (a escalação) estava equivocada? Em três posições, basicamente: Cícero não funcionou num hipotético rodízio com Luan na posição mais avançada do ataque, Leonardo Moura não tem vocação para fazer "a do Ramiro", nem se trata de condicionamento físico, mas de vocação e na lateral direita, onde Madson não apresenta nenhum fundamento de jogador que seja minimamente suficiente para integrar o elenco gremista, quanto mais, para titularidade.

Este último, parece que não tem personalidade ou temperamento para a exigência do Tricolor. Desconfio que não esteja à altura do Vasco da Gama, inclusive, que hoje, está menor do que sua história. O problema de Madson não se restringe apenas ao lado técnico, falta atitude.

O Brasil pipocou. Poderia ser mais agressivo, quando foi, exigiu uma defesa espetacular de Marcelo Grohe e, em seguida, aproveitou a falha de Geromel, marcando com Robério. Final de primeiro tempo. 1 a 0 para o Xavante.

Renato "desentortou" o time, quando incluiu Jael na de Cícero, Alisson na de Léo Moura, Cícero na do Jaílson e, por fim, Léo Moura na de Madson. Foram quatro mexidas.

A virada veio com gols de Alisson numa falha de Pitol e  Luan, que aproveitou o esforço de Éverton; sua insistência numa bola rifada por Maicon.

Essas melhoras ocorreram também pela mudança anímica do time. Jael que foi forjado em boa parte da carreira por defender clubes pequenos, consegue brigar quase só, com volantes e zagueiros na base da trombada, da luta incessante por espaço e bola. Alisson mostrou lucidez; buscou sempre a movimentação, o toque e deslocamento para receber. Foi muito bem.

Léo Moura cresceu muito como lateral, o que é uma boa notícia, mas também, sua atuação revela os erros de contratações de Leonardo Gomes e Madson, porque, ressalvando questões de adaptação, parece que o desfecho será este, isto é, dois jogadores insuficientes para as pretensões azuis.

Uma questão para ser tratada mais adiante; a titularidade de Maicon. Para mim, atrasa demais o time. Aquela cadência perniciosa do primeiro tempo tem a sua assinatura.

Finalizando, que atuação ruim da arbitragem! Penalidade e dois impedimentos mal marcados que prejudicaram muito o Imortal. 

5 comentários:

  1. Só acrescentando, Michel, pelo que jogou ano passado, é titular.

    Renato tem que parar de inventar moda e voltar à formação de 2017, com um 9 de ofício na frente.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Glaucio.
    Se ele reclama do calendário apertado, já deve despachar da cabeça algumas ideias que não funcionam.

    ResponderExcluir
  3. Everton jogou bem de novo. Cortes, apesar da vacilada, jogou bem, de novo. Luan, enfim resolveu aparecer. Léo Moura rende melhor de lateral e é o titular. Cícero contribuiu, nada mais do que isso. Geromel estava marcando a bola e não o jogador. Com sua experiência, não poderia errar assim. Apesar do azedume dos críticos, Maicon jogou bem de novo. O Grêmio é o único que possui quatro titulares para volantes. Prefiro Michel e Arthur, mas a única dupla que acredito que estaria abaixo das demais possíveis é Jailson e Michel. Porém, dependendo do jogo (de mais marcação) não iria mal. Mas o que me surpreendeu desta vez foram Jael que comprova, para o momento, que deve sair jogando. Faz bem o pivô, tem boa proteção da bola e dá oportunidades. Falta melhorar na finalização. Alisson, enfim deu as caras. Não foi extraordinário, falo não devido ao gol, mas devido sua movimentação. Buscou espaços, deu ótimas arrancadas, e, principalmente, ajudou o lateral. É isso que se espera dele. Apesar dos testes, a mexida do Renato decidiu o jogo (arrumando a casa como deveria ter sido desde o início).

    ResponderExcluir
  4. Arih
    Discordarmos apenas quanto ao capitão. Acho que o Grêmio deveria incluí-lo numa troca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos - PrC08/02/2018, 17:45

      Maicon é bom jogador, se nao tiver lesões será muito útil durante a temporada.
      Jael precisa parar de tentar servir os companheiros, atacante vive de gol e é nisso que ele deve focar.

      Excluir