Grêmio: Desafio à Vista
Sem fazer terra arrasada, acho que esta queda na Copa do Brasil servirá para uma reflexão profunda para o restante da temporada gremista e para 2019, ainda que haja eleições para a principal cadeira da instituição.
Primeiro ponto: Jogar duas competições simultaneamente não é nenhuma epopeia, desapareceu a causa para poupar o elenco principal.
Segundo ponto: Reavaliar os 11 titulares; não que seja para sacá-los, mas para aprumá-los.
- Qual o real Marcelo Grohe? O goleiro de excepcional performance da Libertadores, cujo desempenho o colocou ao lado de Luan como essencial para o terceiro título ou o de voos infrutíferos que todos sabemos; ele não chegará na bola como foi no segundo gol do Estudiantes e ontem? Cenas vistas várias vezes em sua extensa carreira
- A lateral direita seguirá sem ter um efetivo confiável; isto é, Leonardo Moura de excelente técnica, mas que não consegue jogar sequer um tempo completo com a competitividade necessária? É ele a solução?
- Bruno Cortez "bateu no teto"? Juninho Capixaba tem "bola" para postular alguma coisa?
- No meio, seguirá a orfandade deixada por Arthur? Jaílson ou Cícero? Nenhum dos dois? E Mateus Henrique? E o arquivado Michel?
- Maicon voltará ao melhor período seu (os quatro primeiros meses) que lhe fez assegurar o nome entre os trinta e cinco da lista para a Copa da Rússia?
- Luan acordará de sua hibernação? E se não acordar, o que o elenco tem no "cardápio" para oferecer como opção?
- A titularidade de Ramiro é "pétrea"? Ele vai ficar jogando um tempo na quarta posição do meio, noutro, na lateral direita? Seguirá intocável?
- O buraco do comando ofensivo vai ser suprido por Jael, André? O treinador arriscará colocar ali, Luan que não sabe cabecear e ressuscitar Douglas como "o dono do meio de campo"?
Enfim, são grandes questões, entre as quais, umas que descarto a solução sem mexer em nomes: São quatro: Lateral direita, primeira posição do meio, a substituição de Ramiro e a mais grave, o comando do ataque.
Se a resolução destes problemas está dentro do elenco, não sei; apenas creio que o momento de arriscar mudanças é agora.
O time tbm Está com um problema físico, ontem tentou fazer uma pressão no inicio do segundo tempo e não aguentou manter por mais de 10 minutos.
ResponderExcluirCarlos
ResponderExcluirÉ perceptível; espero que seja apenas passageiro, porque o preparador físico, especialmente, vinha fazendo um grande trabalho e (embora irrelevante) é da nossa região aqui. Formou-se aqui na terrinha.
Acredito que muita das soluções podem ser encontradas internamente, sem necessidade de recorrer a contratações.
ResponderExcluirEstamos atrasados pra descobrir, mas ainda dá tempo...
PJ
ResponderExcluirTem todo o segundo turno; um dos problemas é o Luan, o rosto dele inchado revela que algo não está como antes.
Grohe não está nem num ponto nem noutro, seja como for não é problema, exceto para defensores de tese. Eu o considerava frangueiro; nas três últimas fases da LA/2017 mereceu uma mudança de opinião. Rocha era o melhor do time até o godoycruz (o pipoqueiro Luan sumiu naqueles jogos contra os argentinos.) Com a saída de Rocha, verdadeiro melhor do time, Grohe, Geromel e Arthur levaram o time nas costas. Luan era só o badaladinho do time, um vigário tipo Leo Lima, se tanto, que encanta a imprensa "futebolartista", que não liga para o fato do cara sumir na dificuldade. O pipoqueiro sumia em jogos encardidos, sumia na Arena contra retrancas, só apareceu contra adversários (varzeanos) abertos, pescador que é, esse cachaceiro.
ResponderExcluirMoura e Cortez devem ser titulares pela indigência dos reservas. Sem conhecer Capixaba, Kannemann deve se o reserva improvisado nas duas laterais, desde que Geromel continue na zaga: antes Bressan na zaga com Geromel e Kannemann numa lateral que Gomes/Madson (que são o mesmo cara, com dois nomes diferentes) ou Oliveira no time. MAS ISSO NÃO VAI ACONTECER COM O BURRO COM SORTE.
Disse que com a venda de Arthur o Grêmio cruzou o limite do que poderia perder de qualidade nesse vazamento técnico que vem desde agosto do ano passado. Só uma ascensão meteórica de Matheus poderia corrigir isso. MAS O BURRO COM SORTE NÃO O COLOCOU NA SUA INACREDITÁVEL LISTA DA LA.
Jaílson e Cícero não são jogadores de futebol, um é ex-jogador, outro é um trapalhão. Michel, quem sabe, volta dia 29. A única dupla aceitável é Michel e Matheus, com esta o Grêmio voltaria para o lado da linha limítrofe da possibilidade de ser campeão, sairia do lado da impossibilidade que cruzou na saída de Arthur. Maicon só enganou quando o Grêmio não era atacado e ele jogava sempre livre de frente para o campo. Apertado, o que será comum, o Grêmio não mete mais medo em ninguém, mostrará que é ex-jogador a cada partida, totalmente fora de ritmo de qualquer jogo que saia da cadência lerda dele. Quem sabe dia 29 o BURRO COM SORTE some e essa lesma lerda vá junto. Com o treineiro é intocável.
Luan acordará da "hibernação" da cachaça talvez, mas de ruindade não acorda mais. Só joga com time à volta, é enganador, perdeu a independência técnica em 2015. Jael no lugar dele (já que esse mangolão só é perigoso fora da área, trombando que seja) e Douglas poderiam colocar o pipoqueiro no banco. Quem sabe dia 29 o BURRO COM SORTE some e o pipoqueiro cachaceiro passa a ser contestado. Com o treineiro é intocável.
Ramiro é da turma de 2016, logo tem cadeira cativa. Dia 29 quem sabe passa a ser contestado e o coloquem a brigar por vaga com Anderson, Alisson e Marinho. Com o Burro com Sorte é intocável.
Jael, André e Brocador, três que não valem meio centroavante. É o resultado de apostar fazer time na loteria, recusando currículos melhores e mais caros e se jogando no delírio do grande prêmio de descobrir um Pelé a troco de banana. Tem gente desempregada que busca numa lotérica a solução, fazer o quê. Luan não é solução no meio, menos ainda é como 9: fracassou no ataque, só reapareceu quando entrou no lugar de Bolaños, lesionado contra o Guarany no 4x1 na Arena na LA passada. Agora, gordo, é que não vai se virar na área. Pode funcionar contra adversários ingênuos que o deixem pescando. Com marcação em cima é guardado no bolso. Nem falta essa ameba sabe bater mais. É um completo inútil cheio de banca a sustentá-lo no time. Futebol? Zero.
O Grêmio precisa contratar, de forma imediata, e aproveitar a base, pensando em 2019. Mas pode resolver muita coisa com esse elenco medíocre, mas aí vemos que Matheus nem inscrito foi naquela inacreditável lista do Grêmio na LA com Brocador e 4 goleiros. Seja como for, a porcaria que tem sido o time continuará e nem duvido que Cícero e Oliveira voltem.
ResponderExcluirQuem sabe dia 28 muda de verdade: o meu título é a demissão desse asno treineiro que só sabe ser piloto automático, nunca fez time do zero e nunca tirou de crise onde ele mesmo colocou, seja substituindo Roger, Luxemburgo ou Silas. Está na hora desse fanfarrão ex-pereba sumir e voltar a ser um fantasma para cada crise, como era Roth antigamente (detalhe: Roth é muito melhor que o Burro com Sorte.)
O Grêmio é um clube acomodado, uma bolha que filtra bajulações só deixando estas passarem e se imagina num mundo paralelo onde tudo funciona. Receita manjada dos fracassos.
Rodrigo
ResponderExcluirO futebol é fabuloso por isso; ler que Roth é melhor do Renato! O primeiro estava rebaixando o Inter em 2002, Cláudio Duarte salvou o Coirmão naquele jogo estranho em Belém; depois encaminhou o Coxa Branca para o rebaixamento em 2014, Marquinhos Santos foi o "Cláudio Duarte" curitibano,no ano seguinte encaminhou de forma irreversível o Vasco , Jorginho "não foi o Cláudio Duarte da vez"; e em 2016 encaminhou para o nosso júbilo o Inter, tendo um turno inteiro para chegar à frente de apenas 2, porque os outros 2 estavam mortos desde a primeira rodada e a cereja do bolo: Perdeu para um time do Congo, quando o Inter perdeu a chance do bicampeonato contra o decadente Inter de Milão.
Roth segurou os titulares do Grêmio em 2016 e quase escapou da Segundona ali. Só BS não ganhou daquele time rebaixado do inter, que perdia todas fora; o Roth o guardou no bolso, assim como outros tantos técnicos em outros empates na Arena com gosto de derrota, como o Maionese, no último grenal.
ExcluirCurrículo de Roth em sua extensa, gigantesca carreira:
ExcluirComo treinador
Internacional
Campeonato Gaúcho: 1997
Copa Libertadores da América: 2010
Grêmio
Campeonato Gaúcho: 1999
Copa Sul: 1999
Sport
Copa do Nordeste: 2000
Caxias
Copa Daltro Menezes: 1996
Campanhas em destaque
Grêmio
Campeonato Brasileiro de Futebol: 2008 (Vice-campeão)
Tira a LA que o Jorge Fossati encaminhou lá na Argentina, perdendo para o Estudiantes, passando pelo gol qualificado e veja o que sobra no currículo em 30 anos de carreira do grande treinador.
ExcluirPor que acha que elogiei Roth ao dizer que ele é muito melhor que o BS? Enderson, Silas, Luxemburgo, Osvaldo de Oliveira, Simionato, Zé Mario, Liquinho, Beto Campos, Joel Santana, Maionese, Argel, Falcão, etc etc também são melhores (ou menos ruins.)
ExcluirRodrigo
ExcluirOk. Só que nenhum desses ganhou pelo Grêmio quatro títulos importantes (o Gauchão pelo tempo que não conquistava) em menos de 18 meses.
Como treinador da Dupla passou uma década sem ganhar um clássico, isto é, nem pelo vermelho, nem pelo azul, para ninguém ficar triste.
ResponderExcluirRodrigo com todo o respeito, LAVA SUA BOCA COM SABÃO, antes de falar de Renato Portalupe.
ResponderExcluirEle tem defeitos como todo ser humano tem e erra como outros tbm erram, mas esse cara como jogador colocou o Grêmio no mapa da América e do mundo, como treinador primeiro nos salvou do rebaixamento e com um turno só levou o time para a LA. Na segunda passagwm pegou o time em décimo e terminou vice. Não satisfeito voltou em 2016 e com 16 meses ganhou mais titulos do que todos que passaram pelo clube nos últimos 20 anos.
Pra escrever tanta bobagem ou ou vc é colorado ou morre de inveja do Renato.