Páginas

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Opinião



Luan e o Grêmio

Luan é o maior jogador da Era Arena. Maior artilheiro, o craque do torneio mais importante conquistado pelo Imortal nos últimos anos, a Libertadores de 2017.

Ele por duas vezes renegou a saída do Imortal; primeiro, Spartak da Rússia, agora, ao que tudo indica, o seu clube chegou a pensar em liberá-lo para o Cruzeiro de Minas Gerais e mais uma vez, a intenção gremista foi frustrada. Luan optou por ficar.

Acho que acertou em ambas as decisões; Pedro Rocha que o diga em seu exílio no meio do frio; nesta última, ainda não dá para avaliar corretamente se acertou na escolha mais recente. Particularmente, eu acho que dependerá do Grêmio; esclarecendo: Se tiver parceria qualificada, ele estará no topo; no meio de um elenco mediano, ele pouco poderá fazer. Arrisco afirmar que Bolzan Jr. engrossará a fileira do clube com nomes de peso e consequentes.

Por que Luan não "aconteceu" internacionalmente, porque (visão muito pessoal minha) Tite errou em não levá-lo para a Copa. Não estava bem? Não merecia? Talvez, mas Seleção é algo à parte. Seleção é um mundo específico. Às vezes, o sucesso ou fracasso do atleta  é determinado pela sua ação individual ou também, pelo acolhimento. Exemplos? Temos muitos; pró e contra. Enumero a seguir:

- Clodoaldo e Jairzinho, tricampeões em 70, depois dessa conquista, nunca conseguiram jogar bem, ou melhor, numa sequência boa no Santos e Botafogo, porém, nunca deixaram de ser convocados e dar resposta positiva com a Amarelinha no mesmo período

- Ademir da Guia e Tarciso (recentemente falecido), nunca repetiram na Seleção o ótimo futebol apresentado no Palmeiras e Grêmio. Um mistério

- O que apresentaram em seus clubes, Cesar Prates, reserva no Inter quando convocado e Géferson com apenas 16 jogos no regional gaúcho para disputar uma Copa América? Outro mistério

Por isso, repito, numa visão muito pessoal, mesmo sem estar na melhor fase, Luan foi um injustiçado na Copa da Rússia. Faltou ao Tite, aquilo que lhe é atribuído constantemente: Sensibilidade e visão.

Luan foi vítima.




2 comentários:

  1. Sempre defendi o Luan contra aqueles que o chamavam de soneca, pipoqueiro, pescador e outras bobagens do tipo, mas acho que nesse momento é necessário avaliar os dois ultimos anos do cara.
    Em 2017 Luan vinha fazendo uma temporada apenas regular e estava entregue ao DM de onde foi tirado a força pelo Renato e ai sim na reta final da LA foi decisivo.
    Em 2018 novamente fez uma temporada apenas regular e acabou na hora devisiva no DM.
    Considerando seu Status e seu salário fica a pergunta: Luan é tudo o que a gente imaginava ou será um novo D'Alessandro?

    ResponderExcluir
  2. Carlos
    Acho que ficou clara a importância dele em sua ausência.
    Eu não tenho dúvidas que com Luan inteiro, o Tricolor passaria com um "pé nas costas" pelo River Plate.

    ResponderExcluir