Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2020

Opinião



Vitória com cara de receita para classificar

A cartilha da Libertadores diz que normalmente para se classificar na fase de grupos é necessária uma vitória fora e se impor nos três jogos em casa. Isto dá 12 pontos.

O Grêmio fez a primeira parte com um resultado construído como se sonha; isto é, gols no início de cada tempo. Victor Ferraz (impedido) e Matheus Henrique (golaço). Para ajudar, Maicon não voltou para a segunda etapa e o tradicional "sufoco de Cali" não ocorreu, mesmo com Vanderlei fazendo 2 ou 3 defesas de arrojo e técnica.

O Tricolor só não sai com uma felicidade plena, porque o gigante, o monstro, zagueiro Geromel saiu de maca com a mão na virilha. O cara foi soberbo, de novo. Baita desfalque.

Além dele, dois outros nomes se sobressaíram: Matheus Henrique e Lucas Silva. Ali, o Imortal controlou e ganhou a partida.

Falta um armador. Falta incluir também, o talentoso Pepê.

Escrevi anteriormente que preferia o Tolima no grupo. Deu Inter. Um tropeço em casa na Quinta, dia 12, fará o caminho azul mais espinhoso para se classificar; primeiro, porque não cumprirá o script recomendado (vencer todas em casa), segundo, porque terá que conviver com as dúvidas que uma derrota em clássico deixa.

A atuação sólida da defesa e o bom desempenho do meio de campo seguraram a má jornada ofensiva do ataque.

Em 2017, o Imortal estreou vencendo por 2 a 0, gols de Léo Moura e Luan. Essa é para os supersticiosos.

22 comentários:

  1. Não é corneta, mas o Cebola não vem bem esse ano. Ele realmente tava na expectativa de ter sido vendido. Preocupa de certo modo.

    Alisson, apesar de aplicado taticamente, como atacante não oferece o requinte pra definir as jogadas. Tem uma dificuldade imensa de cruzar uma bola na área. No primeiro tempo, o Grêmio sobe o time inteiro num escanteio e ele me cobra curta. Como explicar um troço desses?

    Bastou sair o atraso do Maicon e o Mateus com mais liberdade encaixotou uma. Se alguém notou, no primeiro tempo o Matheusinho tava totalmente fora de jogo, recebendo a bola todo torto e sendo obrigado a jogar pra trás. O Maicon nessa condição física só tá enterrando o time.

    As trocas do Renato foram aceitáveis pelas circunstâncias do jogo. Mas o Pepê reserva do Alisson não tem fundamento. Já passou da hora. Acho que o time renderia mais com um volante a menos e com o Caio Henrique na meia por enquanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Bastou sair o atraso do Maicon e o Mateus com mais liberdade encaixotou uma"

      Sem mais.

      Excluir
    2. Glaucio
      Acho que o Renato não vai abraçar as broncas, veja que ontem, ele já optou pelo Thaciano em vez de Thiago Neves.

      Excluir
  2. Vinnie
    Mesmo jogo que eu vi; para o jogo de ontem, o Éverton parece ter jogado descontado pela lesão no tornozelo. Concluiu apenas uma vez, acho.

    ResponderExcluir
  3. O Grêmio teve empenho suficiente para vencer o fraco time do América, mas não apresentou grande futebol. Os melhores a meu ver, Lucas Silva, Vitor Feraz e David Brás, os piores Diego Souza, Caio Henrique e Everton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      Desconfio que o América não seja tão ruim; acho que pesou a expectativa de voltar à Libertadores, depois de 11 anos. Também, o gol cedo do Ferraz.

      Excluir
  4. Resultado perfeito. Jogo bom, até fazer o primeiro gol dominava o jogo, depois, como sempre, recuou, parou de jogar.

    No segundo o time, mesmo com a limitação de Thaciano, desentortou, Lucas Silva protegeu a área e Matheus matou qualquer possibilidade de reação deles.

    Poderia ter sido mais se Everton e Alisson tivessem aproveitado duas chances, também poderia ter levado gols não fosse a trave, Vanderlei..ao fim, placar justo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, se apertasse podia ter sido 3x0. Esse negócio de pisar no freio também atrapalha. O gol do Matheus foi cedo. Se o Grêmio tivesse sofrido um gol até os 15 do 2º, e chegou perto em alguns momentos, teria sido outro jogo. Achei a atuação boa mas burocrática.

      A expectativa pro Grenal é boa. Só que empate na Arena pro Grêmio complica. Tudo indica que esse vai ser um grupo parelho. O Internacional tá se arrumando. Certamente vai jogar melhor este segundo Grenal.

      Excluir
    2. Vinnie
      Mas o Grêmio também está se arrumando, Caio Henrique vai se firmar, Maicon, sua saída, questão de tempo. Pepê vai virar titular.
      Esse entusiasmo com o Inter pela mídia e a torcida vermelha é algo a ser repensado. É precoce.

      Excluir
    3. Bruxo, a bajulação ao Coudet beira o ridículo. Concordo. Porém é inegável que ele é bom técnico. A exemplo do Grêmio com o Maicon, o Dalessandro é outro atraso que joga só no nome. Quando é substituído, o time deles cresce.

      Tomara que o Renato faça essa micro cirurgia na equipe. Pepê tá merecendo, e Lucas Silva tá sendo uma grata surpresa. Como o Matheusinho e o Jean Pierre serão titulares, o ficha um pra sair realmente é o Maicon. Qualquer coisa diferente disso contraria a lógica.

      Esse ano o que não podem reclamar é de opções. Este talvez seja o melhor plantel do Grêmio desde 2002.

      Excluir
    4. Exatamente. A vinda do Coudet força o Grêmio a sair de uma acomodação; mesmo fato que ocorreu com Jorge Jesus, este último, com maior repercussão.
      Mas é nítida a babação de parte da imprensa ao trabalho do argentino. Quantos jornalistas estão mais assanhados, depois do último jogo do Colorado? Uma fábula!!!

      Excluir
    5. O elenco está melhor, mas acho que em 2017 tinha mais jogadores acima da média, como Artur e Barrios.

      Se comparar o elenco do início de 2017, bah...era cano, hoje só vejo superioridade na lateral esquerda.

      Excluir
    6. Acho que deveríamos comparar Março de 17 com Março de 2020.A lateral direita com os 2 novos pode ser melhor do que com Edilson. Arthur virou titular bem depois, Cortez recém estava ganhando a vaga de MO e por aí agora, não lembro, mas desconfio que Barrios chegou por essa época.

      Excluir
    7. Em relação ao Barrios, vou confessar que não consigo ver essa superioridade ao DS (e olha que sequer sou fã dessa "releitura" do posicionamento dele").
      Acho precipitado comparar. A média de gols do Barrios era boa (0,4 p.j.). A do DS é maior, mas não dá pra levar em comparação pela curta amostragem e por ter disputado, praticamento, só campeonato regional.

      Excluir
    8. PJ
      O Barrios jogou lesionado ou quase isso no Grêmio. Dentro da área, ele era professor, mas os números de DS são bons, embora a curta amostragem. Deve evoluir com mais entrosamento.

      Excluir
    9. Escolher data para comparar elenco é ser seletivo, bruxo. Já conhecemos Matheus Henrique, e na minha opinião não é melhor do que Artur. Victor Ferraz não mostrou nada que mostre ser melhor do que Edilson, e é sacanagem comparar Orejuela com Leo Moura.

      Sobre Barrios x Diego Souza, é só olhar os gols feitos pelo primeiro, com os perdidos pelo segundo (com os pés)...

      Com o retorno de JP e as afirmações de Pepê e Darlan, pode ser que o elenco atual, no todo, seja mais forte, mas time titular, ainda fico com o de 2017, mesmo achando JP melhor do que Luan (na meia).

      De qualquer forma, vejo melhora significativa em relação a 2019.

      Excluir
    10. Glaucio
      Aí está: JP e as afirmações de ... é isso o que eu digo. Em Fev/Mar de 17, o lateral esquerdo acho que era o Marcelo Oliveira.

      Excluir
  5. Vitória de Libertadores como tem que ser. Tava com saudades de ver um jogo com esse clima de Libertadores. Grande atuação e excelente postura do time, matou o jogo na hora certa. Deu uns espaços perigosos é verdade, mas Vanderlei foi perfeito quando foi exigido. Matheus Henrique jogou muito, belíssimo gol. Outra atuação muito boa foi a do Lucas Silva. Já Éverton esteve abaixo do seu nível habitual e Alisson estava um desastre.
    E o nosso "capitão" é tão lerdo que até o Thaciano melhora o time. Não tem mais como ele ser titular. E depois que saiu melhorou o rendimento de Matheus e Lucas.
    Realmente preocupa a situação do Geromel, tomara que não seja nada demais. De resto é o Renato se tocar que Maicon não tem mais condições de jogar em alto nivel e que tá na hora de começar com o Pepê de titular. Falta dar mais cancha pra Darlan, Diego Rosa e Frizzo porque precismos de um volante "pronto" pra não precisar usar o Maicon.

    ResponderExcluir
  6. Perfeito, Lipatin!
    Dar uma rodagem para essa garotada e logo teremos um baita meio de campo feito em casa.

    ResponderExcluir
  7. João Henrique Hollerbach06/03/2020, 11:14

    Achei que o Caio Henrique tomou um "baile" na marcação. Tem que melhorar. Já o Lucas Silva que fez apresentações fracas nos primeiros jogos, dessa vez, jogou bem.

    ResponderExcluir
  8. João!
    De qualquer forma, penso que são dois bons reforços com perfis diferentes de André e Tardelli; acho que vão dar uma resposta positiva.

    ResponderExcluir