Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Opinião



Vitória Magra 

O começo arrasador ameaçou comprovar as nossas convicções sobre ter um ataque veloz e com volúpia pelo gol. Aos 11 minutos, 2 a 0; belas centradas, vitórias aéreas, gols bem construídos, adversário atônito. Quem desejaria melhor início?

Nestes "melhores momentos" do Grêmio, Diogo Barbosa, Matheus Henrique e Lucas Silva se destacaram muito. Aos poucos, o Coritiba se ajeitou, fez um belo gol, felizmente para nós, o var pegou impedimento, mas para qualquer espectador, isso era prenúncio que o "furo" era mais embaixo, em parte, pelo lado rebolador de alguns jogadores tricolores, em parte, porque o Coxa Branca perdeu o medo, então, o placar relativamente folgado para uma etapa, já ficou exagerado.

Na etapa final, o sinal de alerta foi ligado; Robinho, decepcionante, talvez ainda em consequência da terrível lesão o que na prática, nada de produtivo acontece nas suas intervenções. Não desarma, não arma, não arremata, jogando num espaço vital dos gramados.

Aí, Renato saca Lucas Silva e Vanderlei falha como se estivesse atuando na várzea: 2 a 1. Parece que a rotina de empates se esboçava.

Com a entrada de Isaque no lugar de Diego Souza, o Grêmio voltou a ter na prática 11 jogadores.  Passou a controlar a partida.

Diego precisa ir para um período no banco. Virou um peso morto no ataque. 

Fazendo um rápido resumo: Matheusinho voltou a jogar bem, apesar de momentos de soberba. Luiz Fernando e Guilherme Azevedo mostraram qualidades de avantes, de atacantes, Lucas Silva é fundamental à frente da zaga. Diogo Barbosa virou titular, Diego Souza deveria virar reserva.

Renato precisa tirar lições destes experimentos que fez hoje à noite.





17 comentários:

  1. O Grêmio tem a rotina de contratar mal, mas pior que isso são as vendas, Arthur foi antes do tempo por uns trocados a mais, Jailson foi por uma mereca, com os dois certamente o tetra da LA teria vindo
    Não bastasse isso venderam um dos melhores goleiros da história do clube por uns trocados e ficamos nas mãos de PV, J. Cesar e Vanderlei.
    E pq o Ferreirinha não joga mais?

    ResponderExcluir
  2. Carlos
    Às vezes, o atleta força para sair.

    ResponderExcluir
  3. Joao Hollerbach07/10/2020, 23:07

    Boa análise como sempre, Bruxo. Eu acrescentaria: Victor Ferraz é banco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orijuela tem mais força e uma técnica aceitável. Victor Ferraz é um jogador inteligente, mas falta esse arranque que o colombiano tem de sobra. Se Renato segurar Lucas Silva, dá para soltar os dois laterais.

      Excluir
  4. Bruxo, eu escutei apenas o jogo pela rádio Grêmio Umbro. Agora vi o gol do Coritiba. Como diria Galvão: quem é que sobe? Nenhum zagueiro pulou no lance, por mais que a bola dentro da pequena área seja do goleiro, todos marcavam somente a bola.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo
    O Paulo Miranda ficou no meio do caminho, mas na pequena área, o goleiro tem que gritar que é dele e ir com tudo. Ainda assim, o Vanderlei é o melhor goleiro que tivemos neste quesito, a bola aérea, desde Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até ter sido em outros times, mas no Grêmio, Vanderlei tem os mesmos defeitos "aéreos" que tu cobrava de goleiros anteriores...

      Excluir
    2. Glaucio
      Ele está há poucos meses, tem goleiro que levou meia década para mostrar alguma coisa.

      Excluir
  6. Que joguinho fraco, Bruxo. Abrir 2x0 com 10 minutos e tomar sufoco desse timeco do Coritiba... Se fosse um time menos ruim tinha aprontado ontem.
    Falha do Vanderlei no gol, mas teve ajuda do Paulo Miranda perdido ali no lance. Rodrigues devia ter sido o titular, ele vinha bem, tá merecendo e tem futuro pela frente. Orejuela é titular na direita, penso que deve ter sido poupado. No ataque, já tinha comentado antes, Diego Souza já não vem funcionando faz tempo e o Isaque faz muito bem esse papel de referencia mais móvel, mas o Renato só foi mudar aos 36 no segundo tempo... No meio depois acertar com Lucas Silva, Matheus e Darlan o Renato resolveu errar de novo com a nulidade do Robinho. Nas mexidas o Renato terminou de matar o time, como tu disse, tirando o Lucas Silva ele desmontou o meio. Mandou Thaciano a campo, o que o diabos o Thaciano faz ainda no Grêmio? Aliás ele vai errar o meio de novo porque com Maicon de volta já sabemos um dos titulares por ali, até a próxima lesão pelo menos.
    Li meio por cima sobre a coletiva e olha... Que vergonha. Essas asneiras que o Renato fala deviam ser motivo pra justa causa. Esperar uma grande mudança do Mister Estátua é ilusão, é isso que temos pra até o final do ano esportivo, que vai 2021 adentro pro nosso azar. É torcer pros medalhões se lesionarem porque esperar que o Renato mude suas escolhas é tipo aquela história de dar murro em ponta de faca. Espero que dê pra classificar pra Libertadores pelo menos. Jogamos fora a chance de ganhar um Brasileiro esse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      As entrevistas do Renato são as piores coisas de 2020 em relação a 2019 no Grêmio.

      Excluir
  7. Sobre Diego Souza, seria interessante ver quantos gols o times fez com ele em campo, e sem ele. E quantas chances ele tem por jogo...

    Eu aceito o argumento de que o time não cria, e que aí, não adianta ter um "poste" lá na frente.

    ResponderExcluir
  8. Glaucio
    Renato, se não tem um jogador semelhante ao Diego no grupo, deve adaptar; lembro que em 2010, no sufoco, sem poder contratar porque as janelas estavam fechadas (interna e externa), ele colocou o zagueiro Vilson de volante e o lateral Lúcio como quarto do meio de campo.
    Atualmente, ele tem elenco de muita qualidade, em especial, a "safra" da base.

    ResponderExcluir
  9. Nosso treinador ignora uma lição básica do futebol. Não importa quantos jogadores de frente se escala, e sim quantos vem detrás e se somam ao ataque.

    O time tem um buraco no meio entre os três volantes e os três da frente. Tem que tirar um da frente e colocar um quarto no meio. Pode ser até o Maicon mais avançado como meia, com o suporte dos volantes e mais um terceiro homem. Talvez o JP. Mas na emergência, qualquer outro que não seja o Thaciano. Na frente Pepê e mais um. Acho que esse Luis Fernando vai engrenar. É bom jogador e tem espírito de competição. Diegão da galera pro chuveirão de 2º tempo. Também não entendo o Azevedo na frente do Ferreira. Nitidamente um jogador que não está pronto. Outro canhotinho, corredorzinho muito frágil fisicamente. Não parece ter faro de gol. Ciscador. Espero estar errado.

    Mas esqueçam, o Grêmio não disputa o Brasileiro. Tá ali só pelo G6.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Talvez o JP" onde ? Como meia ou no lugar de um dos três volantes?

      Excluir
  10. Vinnie
    O que é mais triste é que o cavalo está passando encilhado, de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Bruxo. Vitória do Internacional hoje mostra mais uma vez que esse é um campeonato “japonês”. É muita preguiça no lombo, infelizmente. Já ganhamos o “único caneco possível de 2020.”

      Excluir
  11. Havia dito também, que depois de 3 ou 4 rodadas, nós teríamos nas três primeiras posições, times treinados por estrangeiros.

    ResponderExcluir