Páginas

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Opinião



Grêmio de incertezas, joga a vida na Libertadores 

É um Grêmio inconfiável, este que enfrenta o Del Vale, hoje à noite.

Não se trata de exagero; começando pelo mais visível e simples: o desempenho no desafio de ida. Fosse na altitude de Quito a partida, muito provável, o placar seria praticamente irreversível, pois, se no Paraguai com 15 minutos de etapa final, o time "babou na gravata", morreu fisicamente, na capital dos equatorianos, o crime seria gigantesco.

Analisando individualmente a presumível  escalação, esta, também é motivo de preocupação: Brenno vem bem, mas o quarteto defensivo será composto por um quarto lateral direito do elenco na hierarquia (Felipe), Rodrigues que vem oscilando, Kannemann. um zagueiro que precisa de ritmo de jogo, sempre que para por um tempo mais longo e Cortez, que é banco. 

No meio de campo, Matheus Henrique, cujo futebol estacionou e fica a dúvida: o problema reside nele ou no seu posicionamento. Para o resultado final, isso é irrelevante, ou seja, prejuízo para o time está presente.

Seguindo; Maicon, se inteiro, ele já é quase um aposentado, imaginem voltando de um "desconforto muscular". Confirmado Alisson, aí o estrago para o time é monumental.

Cogita-se o retorno de Jean Pyerre, depois de longa parada. Sobram três hipóteses: Irresponsabilidade, maquiavelismo ou desespero. Voltar agora como o "condutor do time", significa jogar uma carga pesada para que ele afunde de vez.

Diego Souza é a grande unanimidade neste momento. Carrega o time nas costas, juntamente com Ferreira.

Pepê, outra dúvida, se sair jogando, só pode ser no lugar de Alisson, passando Ferreira para a direita, mas volta de longo período. 

Pior que cair fora da Libertadores: ter que jogar a segunda divisão sul americana, atrapalhando de vez, a chance de reestruturar a Comissão Técnica e mirar com planejamento e lucidez, o campeonato nacional.

Este é o cenário para a noite de Quarta-feira.

7 comentários:

  1. Bruxo. O jogo de hoje irá selar o destino do Grêmio nesta temporada. Vejo gremistas por aí ansiosos por uma eliminação na noite de hoje, com os olhos voltados para a Sul-Americana. Não vou julgá-los. Cada torcedor, tem suas particularidades e manias. Mas para hoje, estou confiante. Não sei o motivo, mas estou. Desde sexta-feira passada.

    Meu time para esta noite teria três volantes, com o Maicon na armação. Neste caso, o "desespero" é menor do que simplesmente colocar JP logo de cara, seria um prenúncio de suicídio. Meu meio teria a dupla de Henriques e o Darlan. Quanto ao Pepê, mesmo em má fase, é melhor que Alisson. E hoje, precisaremos de todas as forças possíveis. Inclusive de JP, se este ainda tiver alguma. Mas apenas para o segundo tempo.

    Mas o time que deve ir a campo terá Lucas Silva, MH e Maicon. Alisson, Ferreira e Diego Souza. Será praticamente o mesmo time. Não será o mesmo, porque a ausência de Barbosa e Ruan é realidade. Cortez deve assumir, naturalmente. O mesmo quanto à Kannemann.

    Por mais que eu saiba e veja todas as limitações que tem o time, eu ainda não consigo "torcer" por uma derrota ou desclassificação, ainda mais numa Libertadores. Já que aqui estamos e chegamos que se lute até o fim!

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo
    Torcer contra, eu não vou, nem quando o Roth treinava o Tricolor, eu torci contra, mesmo sabendo do desastre que ia dar.
    Além do mais, se se desclassificasse e o calendário ficasse mais folgado, tudo bem, mas ter que encarar a segunda divisão do continente; aí é f#da.

    ResponderExcluir
  3. Bom, a tendencia é termos um jogo difícil. Pra hoje é aquele caso de torcer pela vitória e pela classificação mas já preparado pra uma eliminação. Eu tô mais apreensivo que empolgado. O Del Valle é um bom time e bem organizado mas não é nenhum colosso. O cenário é reversível pro Grêmio mas o time vai ter que jogar bem e ter solidez durante os 90 minutos, coisas que o time não vem fazendo já tem muito tempo. É aquilo que muitos vem dizendo: Ultimamente o maior inimigo do Grêmio vem sendo ele mesmo.
    Sobre a escalação, que o Ferreira siga jogando bem, que Brenno tenha mais uma boa jornada no gol e que Diego Souza siga com apetite lá na frente. O Diogo Barbosa com covid é um caso de desfalque e reforço ao mesmo tempo, vamos de Cortez. Kannemann fora de ritmo num jogo quente desses é um tanto perigoso mas é a melhor opção, que volte bem. E, bom, eu já desisti de esperar uma mudança então é certeza que vamos com o trio Matheus Henrique, Maicon e Alisson. Talvez num trio de volantes com Darlan ou Lucas Silva(o tal "aquele que joga de calça jeans"). Também acho arriscado colocar o Jean Pyerre de titular, afinal está sem ritmo, mas não duvido que ele comece. Seria muito bem vindo se voltasse jogando bem. Pepe é o mesmo caso do JP. Pode ser que tenhamos Pepe e Ferreira nas pontas com Alisson, o insubstituível, jogando de 10 mostrando toda sua volúpia futebolística na armação, risos.
    Também sou da turma que por mais indignado e desacreditado que eu esteja com o time não consigo torcer contra, não dá. E no caso de hoje não faz sentido. Primeiro que, como tu observou Bruxo, se cairmos vamos pra Sul Americana e vamos ter o mesmo calendário apertado numa competição sem graça, ainda é capaz de pouparem no Brasileiro. Segundo porque não vai mudar absolutamente nada no clube caso venhamos a cair fora, só vamos é perder uns 10 milhões de grana da premiação. E terceiro porque, como disse o Rodrigo, é Libertadores!
    Hoje é vencer ou vencer. E se classificando, é claro.

    ResponderExcluir
  4. Boas colocações, Rodrigo. Eu também escalaria o Pepê e tiraria o Alisson. Embora isso não vá acontecer.

    Mas acho que ninguém está torcendo contra, o pessoal está pessimista mesmo. A realidade é dura. Essa equipe entrosada do Del Vale corre muito mais. A chance de fazerem um gol no time lento do Grêmio é grande.

    Qual a última vez que o Grêmio fez dois gols numa partida sem parir uma bigorna (tirando o Gauchão)?

    Por aí vai, são muitos perigos e não menos desafios para hoje à noite. Jogadores voltando de longa parada, desfalques por lesão, nenhuma inovação tática, enfim.

    Resta torcer pela mobilização e uma noite inspirada. Tudo é possível. A gente jamais descarta o Grêmio.

    xxxxx

    Uma coisa que não entendo. As contratações de jogadores caros, muito possivelmente com contratos de três ou mais anos, dependendo de uma eventual classificação hoje. Por quê? Não existe convicção a longo prazo?

    Se é pra fazer investimento deste tamanho, não deveria depender de estar ou não na Libertadores 2021. Faz o time, ganha o Brasileiro ou a Copa do Brasil e no ano seguinte vem forte pra Libertadores.

    Parece papo furado de quem provavelmente não vai contratar ninguém de peso.

    Apenas uma crítica à lógica apresentada, que na verdade é uma falácia. Na verdade, o Grêmio precisa muito mais de um treinador do que de jogadores caros. Repito aqui, acho que seria uma fria o Douglas Costa. Não faz gol e passa mais tempo no DM. O Grêmio precisa de volantes e meias.

    Substitui o Renato. Traz o Soteldo, se livra do Maicon e do Alisson, e escala os laterais da base que a gente já vê outro time. Bota o MH (ou o Pinares) na antiga função do Ramiro. Recua o JP pra fazer a do Maicon dos bons tempos e testa o "cão mordedor" que trouxeram do Dallas pra ver qual é.

    A linha defensiva do Grêmio pode ser muito boa.

    Brenno
    Vanderson (Rafinha) - Geromel - Kanneman - G. Guedes
    T. Santos - JP
    MH (Pinares) - Soteldo - Ferreira
    D. Souza

    Vai dizer que não é possível fazer um time com essas peças? Gerson Canhotinha diria. "Poh, tá de brincadeira, malandragem."

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita curiosidade pelo futebol de Thiago Santos. Será o nosso Musto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, Bruxo. Mas o nosso meio é muito frágil defensivamente. O Del Vale chegou como quiz agora no 1º tempo. Dois, três toques de primeira e já chegam na cara da intermediária.

      Excluir