Brenno e Diego Souza garantem a Vitória
O futebol é fascinante por conter esse mistério de um mesmo objeto (o jogo) ser visto de formas completamente distintas por uma ou mais pessoas.
Com o vídeo da tevê e áudio da rádio Guaíba, vi uma partida e ouvi outra. Incrível! Nem ouso dizer quem esteve correto nas observações diferentes, se eu ou o comentarista. O fato é que estivemos em lados opostos em vários momentos da partida.
Confesso que não vi a evolução deste Grêmio daquele das partidas anteriores, a propalada movimentação de Thiago Santos, seus recuos estratégicos para liberar os zagueiros ou os laterais, a estabilidade que deu ao meio de campo, eu não vi e não tenho vergonha de confessar. Não vi mesmo!
Agora, o que vi: um grande goleiro salvando o time de ceder o empate e, talvez algo pior, já que o Tricolor ficou com 10 um bom período da etapa final.
Também a letalidade de Diego Souza que fez o primeiro e deu um passe primoroso para Paulo Miranda, que entrou muito bem, praticamente, não errando nada na zaga e de quebra, marcando o gol que se tornou o decisivo.
Uma belíssima jornada de Rafinha, que prescindiu do "fator Thiago Santos". Arrisco dizer que com Lucas Silva, Maicon ou Darlan como "volante", a sua forma de atuar não se modificaria um milímetro daquela apresentada esta noite. Basta olhar para o lado oposto, Bruno Cortez, que não se sentiu "liberado" para avançar com a presença do novo centro-médio que o Grêmio trouxe dos Estados Unidos. Onde esteve a contribuição "decisiva" do camisa 5? Nem houve evolução no futebol de Matheus Henrique e Jean Pyerre pela presença dele. Quem afirma isso, vê uma miragem. Atuação discretíssima dos dois meninos.
Mesmo não gostando do futebol de Alisson, não dá para ficar satisfeito com a maneira que ele deixou a partida. Uma agressão que se tem var, a expulsão seria fato certeiro.
Por fim, o título da postagem é uma homenagem aos melhores em campo. A grande decepção é que o Tricolor que seria cabeça de chave da LA, se se classificasse direto; hoje, amarga uma Sul Americana, onde venceu com muitas dificuldades uma equipe que não chegaria ao quadrangular final do Gauchão.
Precisou muito do seu goleiro para não dar vexame na estreia.
Me desculpe, Bruxo. Mas que maldade com o Tiago Santos. JP não jogou nada porque é um arregão! Foi sair o 5 da meia cancha e entrar o LS que o time se abriu feito uma p...nha.
ResponderExcluirRecuos estratégicos fez o nosso 10 que por vários momentos estava pra trás do camisa 5...se escondeu da partida toda. Porque o time nascido em 82 tava dando pau por baixo até da sombra. E aquela cabeçada dele? Por favor...
MH, outro cadelao. Enganador. Darlan ou então, como tu defende, o Bobsin no lugar dele. Mas o 5, deve prevalecer.
E sim. O velho DS e o jovem Brenno nos deram a vitória de hoje.
Rodrigo
ExcluirReveja os melhores lances (compacto) e verá que Brenno com Thiago Santos em campo, já estava fazendo defesas difíceis.
O chute do camisa 6 de perna esquerda, o meio estava vazio, se fosse o Lucas Silva ou outro, o pessoal estaria citando isso.
Com relação ao JP, a sacanagem não é minha, mas de quem disse que a presença de T.Santos libera os meninos para jogarem mais à vontade.
Rodrigo
ExcluirLembro de ter escrito que por mim, Maicon, JP e MH podem sair num pacote. O primeiro porque cumpre "meio expediente" há anos, os outros, porque estão perdendo valor de mercado e não há indicativos de sensível melhora.
Podem até acontecer em outros clubes, mas no Grêmio, eu perdi as esperanças. Não dá para "tapar a boca da torcida" em um jogo (geralmente, não decisivo) e ficar 6, 7, comprometendo.
Só se libera, quem quer e procura jogar Bruxo. O 5 está ali para isso. E só. Vamos ver o que o Tiago Nunes irá fazer com o que tem aí.
ExcluirAliás, sobre isso, digo neste post o que disse num anterior: que baita debate teve por aqui no dia de ontem! Bá! Joia demais!
Beleza, mesmo. Fiquei super feliz com as colocações da turma nas postagens anteriores.
ExcluirTambém achei, Bruxo. Qualquer diagnóstico de evolução é precipitado. Se faz urgente resolver a lateral esquerda e o MH, pra início de conversa.
ResponderExcluirBobsin entrou bem de novo.
xxxxx
Esses adversários são fracos mas a intensidade é alta. Esse time de hoje era um Goiás com motivação de um clube grande do Brasil enfrentando o Grêmio na Arena.
É um bom teste pra quem precisa mostrar serviço. No frigir dos ovos, a Sulamericana vai ajudar o Grêmio no Brasileiro.
Vinnie. Tinha esquecido no nosso dilema da lateral esquerda. Ou o Guilherme Guedes engrena ou estamos ferrados com, o simpático porém limitado, Cortez já em fim de carreira e o Diogo "Chinelinho" Barbosa, a avenida que da pedaladas.
ExcluirUma coisa que não vi ninguém cogitar, Éverton Cardoso ser testado na lateral esquerda. Pra quem lembra, esse jogador começou como lateral esquerdo no Paraná, depois no Botafogo, onde se destacou, e depois no Flamengo, já como ala.
ExcluirFalo em ser testado, já que está encostado e sem perspectiva de ser repassado pelo alto salário. Por que não? Ele ainda tem velocidade. Pode ser uma espécie de Lúcio (2007). Afinal é mais fácil dar conta como lateral esquerdo do que como atacante de flanco, onde é preciso fazer gols.
Difícil, Vinnie. Jogador se encaminha para a aposentadoria, depois de lesão grave.
ExcluirHá dois ex-juniores a serem testados: Guilherme Guedes e Vitinho.
Vinnie
ResponderExcluirNão tenho o teu otimismo quanto a Sula ajudar no Brasileiro; à medida que avançar, e não tem como não avançar, vão se envolver com ela e deixar o Brasileiro de lado.
Posso estar errado, mas é meu sentimento, neste momento.
Bruxo e Vinnie. Eu acho que a Sula pode ser útil pra dar mais cancha pros jovens e rodar o elenco. E já que estamos nela vamos tentar vencê-la. Mas tenho pleno acordo nessa observação: Nada de deixar o Brasileiro de lado.
ExcluirSorte sua bruxo que você assistiu o jogo com áudio da Guaíba, porque a narração e comentários da conmebol tv são muito fracos.
ResponderExcluirSobre o jogo, foi duro de assistir. Vou dizer que nesses jogos com o interino não notei melhoras não. É que os adversários são muito fracos que mesmo jogando mal o Grêmio ganha naturalmente, e mesmo assim hoje o Grêmio ainda tomou um sufoco desse time. Tiago Nunes vai ter trabalho.
Roberto!
ResponderExcluirAssisti pela Conmebol Tv, a derrota do Inter; os caras são muito fracos e desatualizados.
E dizer que o Oliveira Andrade (que narrou o colorado), antigamente, não era um narrador ruim. Pelo menos não era tão ruim como parece ser hoje. Este de ontem, um pouco melhor, mas longe de ser um bom narrador.
ExcluirNem havia reconhecido.
ExcluirSaudações, Bruxo. Foi um jogo mais feio mesmo, bem truncado. O La Equidad gostava de bater e o juizão era bem fraquinho. Também não vejo nenhuma grande evolução no time ainda. E acredito que isso ainda vai demorar um pouco.
ResponderExcluirSobre o Thiago Santos: Continuo achando que o Grêmio rasgou dinheiro mas tenho de admitir que ele faz a função de primeiro volante bem melhor que o Lucas Silva. É um clássico volantão pegador, uma peça que não havia no elenco e pode ser útil. Mas só com mais tempo e mais jogos pra avaliar bem.
Brenno realmente salvando o time, segue bem demais. E pensar que todo esse tempo nosso goleiro tava lá perdido na transição. Depois daquela defesaça mais no final do jogo já comecei a me preocupar: Se ele seguir atacando bem assim é bem provável que surjam propostas por ele em pouco tempo. Diego Souza segue implacável com sua maestria na bola aérea, uma testada fatal e uma ajeitada de quem sabe muito bem lidar nessa situação. Destaque pro Ferreira também que segue sendo sempre o mais ativo do ataque e fez uma boa jogada no lance do primeiro gol. Gostei do Rafinha também, foi bem com a bola e sem ela, pressionando a arbitragem, cavando cartões e uma expulsão. Já o Matheus Henrique... Segue merecendo um período de reflexão no banco de reservas. Queria ver o Bobsin jogar no lugar dele ali. Jean Pyerre numa jornada apagada.
É ruim, uma maldade, comemorar lesão de jogador. Espero que o Alisson não tenha tido nada de mais grave e se recupere bem. Mas ele lesionado é um reforço pra equipe. Só de entrar o Léo Pereira e fazer uma correria ali já deu outra cara pro time.
E que arbitragem fraca. Muito ruim. Mas muito ruim também foi a lambança que o Tonhão fez. Ora dar um soco/tapa na barriga do adversário bem na cara do bandeirinha, é muita "falta de inteligência". Num lance bobo ainda. Era pra expulsão? Não era. Precisava ele fazer isso? Claro que Não. Cada vez mais ele fica pra trás do Ruan.
Vou cornetar a ConmebolTV também. Que equipe ruim. Eu recorro a pirataria, me recuso a pagar isso aí. Essa história de cada competição, federação ou clube transmitir de um lugar é um problema, acabam ficando mensalidades de 10 serviços diferentes pra poder acompanhar futebol.
Tonhão está descendo a escada, degrau por degrau. Preocupante.
ExcluirAté a expulsão estava jogando bem. Vai crescer de produção esse ano, assim como o Juan e o Heitor. Recuperada a dupla titular, o Grêmio tá bem servido de zagueiros.
ExcluirO Tiago Santos jogou bem outra vez. Faz o simples, que não é exatamente fácil. Não perde dividida, se posiciona bem, ganha jogadas pelo alto, e ainda tem boa velocidade pra acelerar a jogada inicial. Gostaria de ver ao lado do Bobsin.
Não vou cornetear o Rafinha, quero que dê muito certo. É nítido que tem qualidade. Mas outra vez uma partida regular apenas. O Vanderson elevou a expectativa na lateral direita. Fosse com o desempenho recente do Ferraz, estaria tudo certo. Em relação ao garoto, falta muito.
Achei que o Grêmio fez um jogo bem abaixo do que se espera, alguns nomes como Cortez, M. Henrique, Jean Pierre, Alisson/Léo Pereira estiveram mauito discretos.
ResponderExcluirGostei do Rafinha e Thiago Santos
Para qualificar esse elenco precisa a princípio de um goleiro experiênte para reserva do Breno, um lateral esquerdo e um atacante de lado para titularidade.
Fecho com vc, Carlos. Porém troco o goleiro reserva por mais um meia ou segundo volante de qualidade incontestável. E na frente tá faltando alguém do nível do Ferreira e do Diegao da galera. Temo que a dupla de Leos não seja o suficiente.
ExcluirUm goleiro experiente pra reserva é barbada pra achar e sai barato, vai que o Breno machuca e ficamos na mão do PV ou do menino Adriel, não dá pra arriscar tanto.
ExcluirCarlos
ExcluirPois eu às vezes tenho dúvida se precisa de um goleiro experiente; lembro do Santos com João Paulo e John. Realmente, eu não tenho convicção sobre este assunto.
Carlos
ResponderExcluirO time sentiu a desclassificação. Tomara que isso não afete o desempenho no regional.
Bruxo, como o pessoal já comentou quase tudo vou apenas reforçar um assunto(que até nem tem tanta importância pois o novo técnico está aí): o interino Tiago Gomes continua demorando a fazer substituições. Fez a do Alisson por lesão e depois colocou o Paulo Miranda por causa da expulsão do Tonhão. Só fez as demais substituições bem no final do jogo.
ResponderExcluirJoão
ResponderExcluirAcho que quis mostrar muita discrição e exagerou. O que ele fez certo foi a troca necessária da entrada de um zagueiro (Paulo Miranda), sem sacar o Diego Souza. Acertou, tirando JP.
Não vi o jogo, já vou avisando....mas, vcs estão crucoficando JP por um jogo? É isso mesmo ou eu tô louco?
ResponderExcluirAndré
ResponderExcluirDá minha parte, acho que quando o jogo ficou pegado por parte dos colombianos, o JP "afinou ". Ficou naquela zona morta do campo, onde nada acontece.
JP é jogador raro, mas precisa de um time equilibrado e bem treinado ao redor dele. Inclusive precisa de boa orientação de seu treinador. Não é um craque pronto que vai resolver jogos sozinho, mas tem o que é mais difícil de achar, que é a qualidade técnica diferenciada.
ResponderExcluirNa pior das hipóteses pode ser um reserva de luxo.
Até Luan sucumbiu com a bagunça que virou o time a partir de 2018. Tenhamos calma. Com JP e Tiago Nunes.