Páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Opinião



Vitória em Lanús encaminha a classificação 

É a Sul-Americana e a gente precisa se acostumar. A qualidade técnica cai bastante, o principal adversário do Grêmio no grupo é o Lanús que não é o bom time de 2017. Verdade que o Tricolor também não é o mesmo.

Achei sofrível a partida no seu primeiro tempo, mesmo assim, houve progressos no time: Geromel deu acréscimo individual e fez Ruan jogar muito mais tranquilo. Pareceu um veterano. Os laterais subiram pouco e Brenno não teve que trabalhar.

Na frente, outro progresso: Léo Pereira deu mais ofensividade a este setor, algo que Alisson jamais conseguiu desde a sua volta da lesão. Bastou uma bola bem trabalhada por Ferreira, um avante o acompanhando (Léo Pereira) e o placar foi aberto com uma jogada tradicional; linha de fundo, cruzamento na pequena área fora do alcance do goleiro; resultado: só empurrar para as redes.

No meio de campo, Thiago Santos fez um bom primeiro tempo, sem arriscar muito; desarmava e passava para outro, Matheus Henrique vem crescendo, apesar de algumas críticas (no meu caso, ouvi a rádio e a transmissão da Conmebol); está adquirindo confiança para avançar mais e Jean Pyerre fez um jogo contido, mas mais participativo do que em jornadas anteriores. Diego Souza, o mais modesto. 

Na segunda etapa, Ferreira seguiu sendo perigoso e Thiago Santos subiu de produção, mostrando uma boa condição física, tendo participação importante e decisiva no gol de Ferreira.

Tiago Nunes acertou todas as substituições na "lógica" delas, mas viu Maicon muito discreto, destaque para as movimentações de Churín e Luiz Fernando que trouxeram o Lanús para o campo defensivo.

Brenno apareceu bem, quando exigido, mostrando confiança na bola aérea, algo ausente nas partidas anteriores.

Os melhores, pela ordem: Ferreira (sem ele, não haveria a vitória), Thiago Santos e Geromel que eleva a qualidade defensiva, não apenas pelo seu jogo, mas pelo que representa como liderança técnica e psicológica no time como um todo.

Não houve decepções ou má jornada individual.

Agora vem um adversário que julgo superior ao Lanús, o Caxias em seus domínios.

Vitórias dão confiança até para promover mudanças mais radicais.


24 comentários:

  1. Notícia ruim: HOJE, o futebol do Grêmio está do tamanho da Sul-Americana.
    Notícia boa: É possível ganhar.

    ResponderExcluir
  2. Vinnie
    E o pode fazer o clube olhar com mais atenção para o Brasileiro/21.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo e Vinnie. Não é o "melhor dos mundos" mas é aquela história, já que caímos na Sula que se jogue pra ganhar.
      Espero que levem o Brasileiro a sério. Fica a lição da temporada passada.

      Excluir
    2. Custou caro, realmente. A grana minguou.

      Excluir
  3. O nível do time e da competição está abaixo mas pelo menos o Grêmio deu sinais de progresso.
    Das coisas do futebol: Léo Pereira, o menos badalado da base/transição, é quem vai tendo sequência e vai aproveitando bem. Ele ali na direita dá outra cara ao time no lugar do Alisson. Outra surpresa positiva: Thiago Santos. Foi muito bem na marcação e ainda apareceu pra ajeitar pro Ferreira marcar o gol da vitória.
    Geromel na zaga passa muita segurança. Ruan tem muito futuro, ainda sofre uns lapsos mas se seguir progredindo pode se tornar um zagueiro extraclasse. Ferreira muito bem novamente, é o protagonista do time. Matheus Henrique jogou bem, quem sabe a troca de comando e poder jogar mais solto ressucite seu futebol. JP e Diego Souza tiveram uma jornada timida. E Brenno mais uma vez mostrando serviço quando exigido, temos goleiro.
    Rafinha foi bem seguro defensivamente mas achei ele muito travado no apoio, fez falta uma arrancada a la Vanderson por ali. Cortez fez o básico ali na esquerda.
    Só eu que achei o Maicon meio gordinho? Tá com fisico de futebol sete, quem sabe não podiam mudar ele de categoria pra ir jogar com o Falcão e o Douglas. Risos. Churin entrou bem, mais um vez quase deu uma boa assistência. E quem diria: Luiz Fernando entrou bem e fez a jogada do gol da vitória.
    Ainda tem muita água pra rolar e o time precisa melhorar. Mas é sempre bom vencer. Ainda mais esse compromisso nostálgico de ontem contra o Lanus e que praticamente valia a liderança do grupo. Como tu disse Bruxo, dá mais moral pro Nunes seguir com suas mudanças na equipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "fez falta uma arrancada a la Vanderson por ali"

      Com 34 anos? É sonhar demais kkkkk

      Excluir
    2. Aí o Rafinha morre ainda no primeiro tempo kkkkkkk. Quis dizer que fez falta a presença ofensiva do Vanderson mesmo.

      Excluir
  4. Também achei o Maicon mais cheinho. O Rafinha, deaconfio que foi orientação ficar mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Bruxo. Também fiquei com a impressão que a ordem era os laterais guardarem mais a posição ontem.

      Excluir
  5. Bom dia, pessoal. O jogo não foi exemplar, não foi uma Holanda como se espera; e nunca será. Mas como disse o Vinnie é um campeonato que se pode ganhar. Mas não será mamão com açúcar. Vamos ver quais serão os 8 terceiros colocados da LA. O caldo pode criar corpo nas oitavas dessa segundona. Nacional, Santos e Olímpia estão em terceiro, hoje.

    Thiago Santos, fez boa partida. Acho que foi o nome mais pronunciado, pelos patéticos (narrador e comentarista) da Conmebol TV. Que patifaria, essa transmissão. Espero que o meia, se afirme cada vez mais. Recebeu um amarelo em lance que nem falta foi. E se pareceu travado por alguns momentos foi porque jogou boa parte da partida pendurado.

    Bem apontado, pelo Lipatin. Léo Pereira, justamente o menos badalado. Que boa partida fez o piá, saiu quase morto. Em seu lugar, Luiz Fernando, outro deveras muito criticado, mas sempre o achei um bom jogador pra grupo.

    Bruxo, um ponto. No teu último parágrafo você cita o Caxias, como se este time fosse realmente melhor do que o Lanús. Me desculpe discordar, mas não é. O Caxias nunca atravessou as fronteiras do Brasil. A semelhança entre ambos, fica apenas na cor da camisa. Ontem, o que havia de colorado corneteando, dizendo que o Grêmio enfrentava o Caxias...até na transmissão disseram isso. Só não ganhamos aquele jogo lá em Caxias, por exemplo, porque o Thiago Gomes não soube sair do ferrolho que o Lacerda armou. Aliás, o Caxias só se classificou para essa semifinal porque o Ypiranga foi severamente gateado no rural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah sim, essa transmissão da ConmebolTV é terrível.

      Excluir
  6. Belo presente de aniversário,hein bruxo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Acordei mais velho hoje.

      Excluir
    2. Opa, minhas felicitações Bruxo! Feliz aniversário, muita saúde e vários outros janeiros pela frente!

      Excluir
    3. Parabéns, Bruxo. Saúde e alegrias. Grande abraço.

      Excluir
    4. Parabéns, Bruxo! Muitas felicidades e saúde! Abraço!

      Excluir
  7. É muito cedo pra qualquer avaliação. Mas já achei promissor.

    Jogadores se movimentando mais, aproximando pra tabelar.

    JP discreto mas participando, acho que ainda precisa se movimentar mais.

    Gostei de Maicon, entrou na única função que ainda acho que consiga contribuir.

    Churin e Luiz Fernando deram gás no pior momento do time.

    Tiago Santo tomou conta do meio, está ganhando seu espaço como deve ser, menos conversa e mais futebol.

    Não acho que o time tenha piorado tanto, o problema foi a falta de treinamento básico nas ultimas duas temporadas. Se quiser, vence a Sula brincando. Mal treinado foi semi da libertadores....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também vi mais ou menos a mesma coisa, Glaucio. Ainda é cedo.

      E também não acho que o Rafinha tenha dado todo esse acréscimo. Sinceramente acredito ser outra contração geriátrica que o Renato arrumou pro Grêmio. É nítido que sabe jogar, mas futebol hoje é pelo menos 50% explosão física. Vai acabar atrasando o Vanderson.

      Leo Pereira é esforçado. Assim como o Alisson. Ontem na narração o cara lascou, “jogador tático.” Chega de jogador tático, tem que ser um que jogue bola. E o gol não absolve a fraca atuação. Não levou vantagem em nenhum lance pessoal. Pode evoluir, mas hoje ainda não oferece o que o Grêmio precisa.

      Aquela vaga é do Pinares.

      Excluir
    2. Vinni, a vaga é do Pinares só se for no carteiraço. Até aqui, o chileno pouco fez. É bem verdade, que ele muito pouco atuou ali. Eu também gostaria de vê-lo por ali. Vamos ter calma, o time está se azeitando.

      Excluir
    3. É justamente essa a questão, Rodrigo. Nunca foi escalado na dele.

      Excluir
  8. É! Até os bons comentaristas andam errando. O Guimarães, Rádio Guaíba, falou sobre os atacantes de pé trocado, como se Léo Pereira fosse canhoto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os caras levantam a bola de todo mundo quando ganha. No Gauchão ele jogou bem. Na Sul-Americana aumentou um pouquinho o nível de competitividade e o futebol sumiu. Foram dois jogos de atuações na média do Alisson, o que não serve.

      Não dá pra se iludir com um gol em que só correu e empurrou a bola pra dentro. O LF em dez minutos fez mais do que ele.

      O lado direito do Grêmio sem o Vanderson ficou mortinho ofensivamente.

      xxxx

      Diego Souza precisa ser afastado para perder uns quilos. Até pra preservar o jogador. Amadorismo escalar o cara assim. Saiu dez dias de férias e voltou desse jeito? Não tem nutricionista no clube? O Churin tem entrado bem.

      Excluir