Páginas

domingo, 30 de maio de 2021

Opinião




Derrota com uma verdade irrefutável 

Poderia ser creditada a derrota ao impacto que a Covid 19 provocou no elenco gremista, onde até esse momento que escrevo, apresenta o número de 8 profissionais (os 5 antes da viagem + Pedro Lucas, Rodrigues e o treinador Tiago Nunes), mas seria simplificar ou mascarar o que se viu em campo.

O Grêmio entrou mal escalado; incrivelmente com três volantes, um mais outros menos, mas no fundo, volantes, isto é, a primeira vocação deles é desarmar, defender. Isso, na prática, nada significou defensivamente e inviabilizou o poder ofensivo que não ameaçou o Ceará, salvo a jogada estupenda de Vanderson, sua tabela com Matheusinho e a bela conclusão. Final de primeira etapa: 2 a 1 para os donos da casa com Brenno fazendo duas defesas providenciais, evitando o vexame.

Um detalhe: o Ceará poupou os titulares. Repito: o Ceará poupou os titulares. Tem clássico no meio da semana e priorizou a Copa do Brasil, no momento.

O primeiro tempo, apenas Brenno, Vanderson e Geromel se salvaram do fiasco. Ruan atrapalhado, Diogo Barbosa, nefasto, por sorte, ele saiu  e foi bem substituído por Cortez que para minha surpresa, esteve bem ofensivamente.

O meio de campo: Thiago Santos, sofrível, foi uma porteira aberta e zero de contribuição ofensiva que "não é a sua". Lucas Silva, muito esforçado, mas o melhor que o Grêmio pode fazer por ele, é repassá-lo. Matheus Henrique, o menos ruim.

Léo Pereira conseguiu ser mais ineficiente do que fora Guilherme Azevedo contra o La Equidad. Ricardinho é aquela história: se a bola chegar nele, pode ser, pode ser... Léo Chú vale pelo segundo tempo.

Aliás, o técnico interino, por competência ou sorte, acertou o time com os ingressos de Cortez, Jean Pyerre e até com Jonathan Robert, embora este tenha mostrado limitações também.

Era jogo para vencer. A defesa falhou muito, mesmo tendo nela 3 dos 4 atletas que se salvaram (Brenno, Vanderson, Geromel e Jean Pyerre).

Por fim, deixo algumas informações que dão base para o título da postagem: Thiago Santos atuou pelo Grêmio 11 partidas, das últimas 14 desde a sua estreia. Ficou de fora do primeiro Grenal decisivo, jogado no Beira-Rio e de duas que o time entrou com reservas (Aragua e La Equidad). Sabem quantos gols o Tricolor sofreu nas 11 em que ele atuou? 11 (Onze).

É um conclusão super fácil de se chegar, qual seja: Com o "cão de guarda" no time, o Grêmio para vencer precisa fazer dois gols.

Fica uma certeza para mim, mas provável hipótese para a mídia: Será que se o Grêmio estivesse jogando sem o tal cão de guarda, esta realidade de 11 gols em 11 partidas, não serviria de argumento para reclamar para o time, a presença de um volantão, um cão de guarda? Pois é!

No futebol moderno, prescindir de um jogador técnico, moderno, que faça a primeira função do meio com qualidade e consequência é um pecado mortal que cedo ou tarde vai cobrar um preço caro. 

O Grêmio, às vezes, parece viver no Século passado. 

PS: Com Thiago Santos em campo, o Grêmio só não sofreu gols contra o Caxias, duas vezes e contra o poderoso Aragua na Arena.

57 comentários:

  1. Não tem surto de Covid que justifique entrar em campo com 3 volantes pra enfrentar os reservas do Ceará em um estádio vazio. Tiago Nunes mesmo não estando no jogo queimou seu crédito logo na estreia do BR.
    Lamentáveis as atuações de Lucas, Silva, Thiago Santos e Diogo Barbosa.
    E o tal de Jhonatan Robert entrou pra fazer faltas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais injustificável é perder para os reservas.

      Excluir
    2. Joao Hollerbach31/05/2021, 09:52

      Pois é Carlos, perfeita tua pergunta: "E o tal de Jhonatan Robert entrou pra fazer faltas?". Também não entendi a entrada dele.

      Excluir
  2. carlos
    Jonathan Robert estava na reserva do Famalicão.

    ResponderExcluir
  3. Jonathan Robert também não é da base tanto pedida por todos?

    ResponderExcluir
  4. Bom é o Bobsin. Nunca aparece.Me desculpe, Bruxo. Já virou perseguição. Quem deste time de hoje foi razoavelmente bem, levando em conta o atraso que foi jogar com o furo Lucas Silva e o outro Barbosa?

    Aí entrou aquele de que muito se espera e muito pouco produz pela imensa propaganda criada em cima. JP.

    Era jogo para Darlan, hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo
      Era jogo para Darlan, Jean Pyerre ou Maicon; alguém que fizesse a transição do meio para o ataque com mais qualidade.
      Não se trata de perseguição, mas de convicção: prefiro um meio com Jailson ou Michel _+ Arthur; pergunto para ti, Thiago Santos se parece mais com Jaílson ou com Musto? Por que precisamos de um jogador limitado que de três em três jogos será suspenso por cartões? Por que não dar chances para jovens de qualidade como Fernando Henrique e Bobsin. Alguém poderá dizer; são de características diferentes. Não tem problema, o problema é ter que entrar com a obrigação de fazer dois gols para ganhar a partida.
      Ele foi contratado para dar proteção para a zaga, pois a estatística demonstra que o Grêmio que foi várias vezes a defesa menos vazada ou aegunda ou terceira, agora leva 1 gol por jogo.

      Excluir
    2. Complementando, Rodrigo:
      Tenho uma convicção, mas ela não me impede de elogiar quando ele vai bem como no último Grenal. São coisas diferentes, uma, é um conceito de futebol, outra, a análise pontual de uma partida.
      Já elogiei Werley num jogo, mas sempre achando que não servia para o Grêmio.

      Excluir
    3. Bruxo, estou rindo aqui. Primeiro, no post, você acha bom a entrada do Cortez. Agora incluiu Maicon como alguém que deveria ter entrado para fazer a transição. Ambos muito criticados. Pouco tenho falado, mas Maicon, no meu entender, mesmo que seja num tempo de jogo, acrescenta ao time. Cortez que pode ser o que for, mais ainda é útil.

      Excluir
    4. Concordo com o Rodrigo, bom é Bobsin, JP, ...

      Excluir
    5. Arih
      Estes três estavam no banco, naquela ordem que escrevi, eles seriam melhores opções do que sair com Lucas Silva. Foi nesse sentido. Uma questão de característica para esse jogo. Algo pontual. Já disse que Alisson e Maicon não me agradam, mas com essas alternativas de hoje, eles estariam à frente de Lucas Silva por característica de jogo.

      Excluir
    6. Nem com Muito, nem com Jaison, Bruxo. Com o Michel talvez, considerando que o Thiago Santos ainda está vestido do paraquedas desde quando chegou. Pois com ele em campo, não houve ainda uma definição de quem deve jogar com ele. Cada jogo, um meio diferente. Na minha visão, MH e Darlan fecham o meio.

      Excluir
  5. Verdade, Arih!
    Mas a base não produz apenas bons jogadores; lembro que muitos,inclusive eu, não entendiam o aproveitamento de Kaio, Machado, Vico, que eram da base, mas sem futebol para permanecer no elenco principal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesma situação para Léo Pereira, Gui Azevedo, ... .
      Guilherme Guedes, quem já viu um jogo dele? Creio que só vi um e não gostei, depois nunca mais, somente desculpas por não estar atuando (deve ter um padrinho forte).
      JP, não entendo. Ótima visão de jogo, ótimos lançamentos, bate bem na bola, mas, mas ... . Já passou dos limites do razoável. Ou se torna mais participativo, ou criam um esquema pra ele que não é nenhuma estrela, ou ... .

      Excluir
    2. Faltou ali, Bruxo, o Lucas Araújo. Naquela lista.

      Excluir
    3. Teve um jogo ano passado, contra o Caxias, se nao me engano, que Guilherme Guedes deu dois cruzamentos pra gol, ou um pra gol e outro pra finalização.

      Excluir
    4. Tá aí:

      https://www.youtube.com/watch?v=7E2iXNpSJ3s

      Excluir
    5. Glaucio
      É por aí; a amostagem dele é boa, mas se não for ele, terá que ser outro. Diogo Barbosa tem se mostrado insuficiente e Cortez está em final de carreira.

      Excluir
  6. Contribuindo com a análise. O Grêmio sofreu três gols de erros individuais. Dois do Juan e o terceiro de quem deu condições pro jogador do Ceará (não lembro se foi o Vanderson ou o próprio Juan).

    Confesso que não assisti ao jogo. Mas pelas análises que circulam por aí parece ter sido unanimidade de que o meio foi muito mal hoje, tanto com Tiago Santos como com Lucas Silva, ambos lentos na saída de bola. Mesmo assim, os gols não vieram de falhas deles, ao passo que fica difícil dar credibilidade a essa estatística, Bruxo, muito embora reflita números corretos.

    Gosto do Fernando Henrique. Mas a amostragem é muito pequena pra ser alçado à titularidade. Vejo o Tiago Santos na frente dele ainda, mesmo com a má jornada de hoje. Ao mesmo tempo, a amostragem do Lucas Silva nos dá certeza de que jamais pode começar como titular. Acredito que a vaga de segundo volante em breve será do Bobsin (no meu time ele disputaria vaga com o Jean Pierre, que não é e nunca foi meia).

    A frente dos dois volantes Darlan e Matheusinho disputam como meia, até que se tenha algo melhor.

    xxxxxx

    É horrível perder pros reservas do Ceará. Mas algumas melancias já estão se ajeitando. Temos boas opções pro comando de ataque e pro lado esquerdo ofensivo. Falta acertar o lado direito, a lateral esquerda e duas posições do meio. Em breve o Kannemam volta. Portanto o Grêmio que vai disputar o brasileiro será muito diferente desse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estatística é essa, está correta, absurdo dizer que não tem credibilidade.
      Você pode, no máximo, atacar o argumento. Mas pra isso precisa contra-argumentar e é difícil defender um jogador que, em teoria, tem uma única função e não consegue ser suficiente nela.

      Excluir
    2. PJ
      Exatamente! Às vezes, eu não consigo colocar com exatidão no papel o que penso.
      Tu mataste a questão.

      Excluir
    3. Quantos destes 11 gols foram em jogadas por baixo entrando na área pelo meio ?

      Excluir
    4. Caro Paulo Juliano, o contra argumento foi feito. Se as falhas individuais, algumas grosseiras, diga-se de passagem, foram cometidas por outro jogador, como culpar os volantes pelos gols sofridos? É uma questão de lógica.

      Veja que nisso incluo o Lucas Silva, atleta que crítico há bastante tempo, inclusive quando ainda não era escancarado o tamanho de sua deficiência técnica como agora - a meu ver até mais ofensiva do que defensiva, mas enfim.

      Futebol não é ciência exata. Existem infinitas variáveis entre todos os 28 ou 30 atletas que disputam uma partida. O volante não é o único encarregado de defender. É todo o sistema. Quantos gols de escanteio o Grêmio tomou nos últimos jogos? Se a bola não foi no setor de alguma volante em alguma dessas situações, não se pode exatamente atribuir o excesso de gols sofridos exclusivamente aos volantes, vc não acha?

      Poderia ir mais longe e apontar a sequência de resultados positivos do Grêmio desde o ingresso do Tiago Santos - onde a equipe venceu mais jogos do que na reta final do Brasileiro e nos péssimos desempenhos da Copa do Brasil e pré-libertadores anteriores a sua contratação. Ou esquecemos que o Grêmio foi eliminado pelo Del Vale?

      O Tiago Santos, que hoje jogou mal, ajeitou o meio de campo do Grêmio. Este é um fato aceito por todos os analistas esportivos do Brasil e corroborado por números, (já que vcs estão dando demasiada importância a estes) com uma sequência respeitável de jogos invictos.Verdade que contra adversários frágeis, mas indiscutivelmente uma sequência positiva que há muito não acontecia, onde o Tiago Santos ficou fora talvez de dois ou três partidas.

      O perigo de tecer conclusões absolutas com números é justamente esse. Eles não levam em consideração as nuances. É apenas essa a minha crítica.

      Abraço.

      Excluir
    5. Tentando contribuir: essa conclusão que Thiago Santos ajeitou o meio é precipitada; basta ver que o time em 14 jogos sofreu 14 gols, destes 11, ele esteve em campo, onde ocorreram 11 gols.
      A verdade (minha) é que ele é insuficiente, atualmente, o futebol não pode aceitar meio-campistas que só saibam marcar.

      Excluir
    6. Está melhor do que com Maicon e Matheus, bruxo.

      Excluir
    7. Bruxo. Vou lembrar que o time joga a mais de um mês sem a dupla de zaga dita como titular. Destes gols aí, ontem, dois podemos creditar unicamente ao Ruan. Infelizmente. E se procurarmos, com um pente fino, o volante é capaz de sair ileso.

      Estamos indo rápido demais com as críticas. É apenas o começo de toda a temporada. O time ainda não tem um esqueleto, apenas um esboço.

      Excluir
    8. Rodrigo
      Até pode ser, mas, a amostragem de ontem assusta. Foram reservas do Ceará, não do Flamengo ou Palmeiras.

      Excluir
  7. Vinnie
    O que mencionei e é inquestionável: são 11 gols em 11 jogos com um volante que a mídia vem escrevendo desde a sua titularidade "que ajeitou o meio de campo". Dúvidas? Deem uma rápida busca na internet. E eu prefiro um meio bem mais técnico que possa desarmar bem e saber sair jogando.
    Não chego ao exagero de ter algo como o Flamengo, cujo primeiro volante é Diego Ribas, histórico camisa 10.
    Posso estar bem errado (não seria a primeira vez), mas com um meio assim, onde um jogador só sabe defender e ainda, à base de faltas e cartões, o destino do Grêmio será repetir 2020.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema é o treinador escalar o Lucas Silva ao lado....aí não dá.

      Excluir
    2. Desculpa, Bruxo, mas não é inquestionável. Veja a minha réplica ao PJ, por gentileza. A gente precisa ir além desse índice único de gols sofridos pra chegarmos a algum denominador comum.

      Filosoficamente, aceito o teu argumento de preferir um meio campo mais técnico, e com isso a opção por outros jogadores. Eu também gostaria mas diferente de vc não creio que tenhamos essas peças no momento. Mas não consigo aceitar a culpa pelos gols sofridos atribuídas exclusivamente ao volante mais defensivo. Até porque posso te apresentar a média de vitórias da equipe com o Tiago Santos em campo, que seria um argumento raso, mas válido, na mesma linha do teu argumento numerológico.

      Como referência, o Grêmio sofreu onze gols em onze jogos. Porém venceu oito, empatou dois, e perdeu um. Este desempenho, como média, não te serve?

      De novo, não to dizendo que devemos aceitar o número de vitórias recentes por si só como uma defesa sólida do Tiago Santos. Mas assim como acho simplista no meu caso, como argumento, também o acho no teu. Faz sentido?

      Excluir
    3. Exatamente, Glaucio. Será um dos assuntos de minha postagem de hoje: Lucas Silva.

      Excluir
    4. Vinnie
      Claro que esse desempenho serve, mas se os números não são inquestionáveis (gols sofrido), pelo menos, suas origens, essa outra referência (8 V, E 2 E e 1 D) também merece ser posta sob avaliação. Quem o Grêmio pegou? Até o Inter, o melhor deles, não anda lá esses coisas.

      Excluir
    5. Sem dúvida, e eu também acho. Tanto os gols sofridos quanto o retrospecto precisam de contexto.

      xxxxx
      O Flamengo tem cinco jogadores extra classe do meio pra frente. Ninguém tira a bola deles. Isso facilita muito o trabalho defensivo. O Diego foi alçado há pouco tempo ali. O volantão deles sempre foi o Arão, que na média, é um Tiago Santos (antes era o Cuellar, com a mesma característica). Sem que falar que o Gerson além de jogar, marca muito. É um jogador que corre o tempo todo. Forte no embate físico. Quem no Grêmio pode fazer algo remotamente parecido? Talvez, e precisa confirmar muito ainda, o Bobsin.

      Excluir
  8. Concordo com todas as colocações sobre Breno, mas como todo goleiro, haverá momentos de falhas. Hoje foi pura inexperiência e desatenção.
    Vanderson tem muito a oferecer, embora prefira, ao menos em alguns jogos maiores a experiência do Rafinha, que joga muito bem.
    Ruan também é uma das melhores promessas. Como Breno, falhou de modo infantil. Falta-lhe experiência.
    Ricardinho, Léo Chú, Rodrigues e Elias prometem, mas será aos poucos que evoluirão. Muito cedo pra Oba oba.
    Alguns outros já falei, mas repito: Bobsin se apresenta como eterna promessa. Tem que virar o jogo da vida ou cai no esquecimento. Está no mesmo rumo do JP.
    Fernando Henrique ainda precisa de tempo. Aparentemente pode vir a ser bom volante, mas muito cedo.
    Resumo da ópera: ainda dependemos dos mais experientes e mais do que isso, necessitamos de contratações. O mesmo que faltou para o Renato, vai faltar pro Thiago Nunes?
    Ferreira talvez saia até o meio do ano. Fará muita falta.
    Douglas Costa não é mais o mesmo do Shaktar ou da primeira passagem pelo Bayern. Se, se, se, resolver os problemas de lesões, poderá contribuir ainda muito, mas não irá carregar o time nas costas.
    Precisamos de um goleiro experiente e acima da média, não para tomar o lugar já conquistado por Breno, mas para ser a sombra, o exemplo, o incentivador e nas horas que necessitará de um goleiro frio e acostumado a decisões, vá lá e faça o que deve ser feito.
    Precisamos urgentemente de um zagueiro acima da média, de pé esquerdo e que venha pra disputar posição. Qual foi a ultima vez que vocês viram a ex melhor dupla de zagueiros atuarem juntos? neste ano creio que foi somente uma vez. Essa situação irá se repetir com frequência.
    Pra ontem, é necessário um meia armador. Difícil de ver no mercado. Mas o setor de dados do clube já não foi apontado como um dos melhores do país. Onde estão?
    Por incrível que pareça, ainda dependemos do Maicon porque os outros não oferecem o mesmo. E o Maicon deve aposentar final do ano, além de so jogar meio tempo (embora ainda seja útil). Aliás vários terminam o contrato no final do ano. Estamos nos preparando pra isso?
    O certo é que com esse time não seremos campeões de nada. Ah, mas já fomos. Conta?
    Como já pus aqui. Sou contra contratações mirabolantes tipo Cavani, Boré, etc..., mas se querem algum campeonato, terão que abrir os cofres contratar quem resolve. Quem? Não tenho um banco de dados igual ao clube e muito menos sou o técnico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas che, se o JP não oferece no mínimo o mesmo que o Maicon, tenho que parar de ver futebol.

      Quantas partidas o time ideal jogou após a chegada de 2021?

      Como Bobsin vai se apresentar se as poucas chances que tem nunca sao no time principal?

      Vejo por aqui, e em grande parte da torcida, a exigência que os vindos da base sejam craques extraordinários...e sabemos que a grande maioria nao é, só que isso nao significa que o clube deva se livrar deles, no mínimo pra reserva servem, que se vá atrás de titulares....

      Excluir
    2. após a chegada de Tiago Nunes em 2021*

      Excluir
    3. Um exemplo é Brenno que foi ingênuo ou inexperiente,, ontem, mas já mostrou que é excelente.

      Excluir
    4. Gláucio, justamente por sabermos que não são craques que fica a duvida. Ainda bem que, Brenno fechou o gol ontem. Pois pelo que li por aí, andaram chamando o goleiro de podre. Que nutelagem!

      Sobre o JP, não é e nunca foi craque. Me sinto um grande otário por ter acreditado que aquilo ali poderia ser um jogador de futebol.

      Dois ou três passes, ou pifadas que o pessoal não aproveita. Joia. Mas chê, Darlan faz tudo isso aí e ainda contribui defensivamente.

      Excluir
    5. Mas então que joguem ambos! Se Darlan é melhor do que Matheus, que joguem JP e Darlan. E se JP for reserva do Darlan ou do Matheus, também não vejo problema, conforme o jogo isso pode ser necessário.

      Excluir
    6. Foi o Ruan, o ofendido.

      Excluir
  9. Pra Finalizar: melhor ter perdido de forma até humilhante, logo no primeiro jogo. Acreditasse que acenda a luz de alerta, aliás uma grande e luminosa luz de alerta. Os torcedores voltarão para o estado normal e não ficar sonhando com o impossível. Por outro lado, mostra ao clube o que muitos já falam a tempos, a grande necessidade de contratações de qualidade.
    Torço para estar erado e ver o time vencer de forma natural e chegar, ao menos, em finais novamente. O resto é do jogo.

    ResponderExcluir
  10. Arih
    Esta é a melhor lição que fica, realmente. É uma luz de alerta acesa.
    Eu já estava eufórico achando que ajeitando a lateral esquerda e um meia esquerda, o time mudaria de patamar, mas bastou estar sem Diego Souza e Ferreira mais o problema do meio e o time ficou muito aquém do que a se sonhava. É só ver que, contra os reservas do Ceará, ele perdeu e não dá para dizer que foi injustiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas bruxo, hoje foi problema de treinador e não de elenco. O terceiro gol do Ceará foi acidental. Tivesse o Grêmio entrado com Dairan de/ou Jean Pierre desde o início, a história seria outra.

      Mas no geral concordo, o time titular é bom, mas pra ganhar o brasileiro falta elenco, ainda mais com as convocações e Covid.

      Excluir
    2. Eu acho que foi por aí, Glaucio. Fosse JP ou Darlan no lugar do péssimo Lucas Silva a história seria outra. Time mal escalado no primeiro tempo deixou o Ceará dominar o meio. E os gols foram todos acidentais: Um gol cagado de bola desviada, uma falha do Ruan e uma falha do Brenno. Mas claro que o ceará chegou outras vezes e o Brenno fez alguma defesas difíceis também.
      E como disseram o Bruxo e o Arih: Ter tido essa derrota feia na primeira rodada já acende o alerta pra isso não se repetir. Ao menos esperamos.

      Excluir
    3. Com JP em campo, o Grêmio empatou e teve chance de virar aos 27 (passe dele para Cortez, que faz boa jogada e cruza para Léo Chu).

      ME irritei hoje ao meio dia, ao ouvir o Meneghetti do Donos da Bola RS dizer que o Gremio melhorou no 2º tempo, mas JP nao mostrou nada....sendo que a melhora foi justamente pela entrada dele, que fez o time manter a posse no campo adversário. Ele não é um craque que vai resolver jogos sozinho, mas é peça importante no elenco.

      Excluir
    4. Mas Gláucio, o JP participou no lance do empate? Ele estar em campo não significou nada. Nessa linha, o Lucas Silva estava em campo no golaço do Vanderson.

      Excluir
    5. No segundo tempo o Gremio teve mais posse de bola no campo ofensivo e o Ceará menos chances de gol. Essa foi a melhora. O Gol do Vanderson foi pura qualidade individual dentro um coletivo muito ruim. JP participou de dois lances "principais" do segundo tempo. Não se trata apenas de presença em campo, mas de ver o que muda. E não ver que ontem mudou é não prestar atenção no jogo.

      Excluir
  11. "a primeira vocação deles é desarmar, defender" - Exceto Matheus Henrique. Nesses 3 anos, sua contribuição ao time é mais no campo ofensivo.

    Nao teria como piorar com a entrada de Jean Pierre, por razões obvias.

    O problema nao é ter o "volantão", e sim ter dois jogadores lentos no principal setor do time. Hoje, Tiago Santos nao teve o mesmo posicionamento de outras partidas.

    Começo a me irritar com a quantidade de recuos ao goleiro, hoje quase deu m..... Zagueiro tem que poder dar balão de vez em quando.

    O que há com Darlan ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joao Hollerbach31/05/2021, 10:02

      Idem: "Começo a me irritar com a quantidade de recuos ao goleiro, hoje quase deu m..... Zagueiro tem que poder dar balão de vez em quando."

      Excluir
    2. Verdade, Joao. Bem lembrado este lance. Não sei como é que pode, algo do tipo ocorrer. Pior que hesitam de dar o balão, mas largam a bola para que o goleiro o faça. Coisa triste.

      Excluir
  12. Sobre goleiros....que idade tinha Galato em 2005? E Grohe em 2006?

    ResponderExcluir
  13. Acho que primeiramente: Não devemos fazer terra arrasada. Foi uma derrota um tanto ridícula? Foi, foi terrível. Mas é a primeira rodada do Brasileiro. E estamos no meio de um surto de Covid no elenco que fez o time mudar a escalação e o planejamento em cima da hora.
    A grande corneta pra mim é essa: Lucas Silva. Mais uma vez um erro gritante de escalação. Mostra como um jogador ruim estraga todo um time. Espero que depois de ontem esse sujeito não seja mais escalado, jogador podre. Ele e Thiago Santos não podem jogar juntos, o Lucas Silva tem que ser vendido ou dispensado. Essa cagada o Tiago Nunes não pode mais repetir.
    Tivemos falhas individuais que custaram dois gols: uma do Ruan e uma do Brenno. Espero que ambos tenham aprendido com esses erros e não os repitam.
    Sobre a polêmica que se deu sobre o Thiago Santos: Ele é bom jogador, mas é isso: Apenas um bom jogador, uma peça que nos faltava no elenco. Chegou e encaixou muito bem no time e vem sendo merecidamente titular. Mas não é um jogador espetacular, cumpre muito bem sua função de proteção mas quando precisa ser criativo e ousado com a bola no pé suas deficiências aparecem. Vai ser importante em algumas circunstâncias, vai ser substituído ou reserva em outras.
    Já que temos dois bons laterais direitos e os dois da esquerda não dão meio, será que não valia testar o Rafinha na esquerda e deixar o Vanderson na direita?
    Não etendo o pessoal achincalhando o Jean Pyerre. O JP tá devendo futebol mas negar o potencial dele, seja como meia ou volante, é um erro. Também chamavam o Luan de moscão e até pipoca jogaram nele. Também não entendo fazerem piada com o Bobsin. O Arthur só foi surgir no time principal depois dos 21 anos também. Como vamos saber se ele é solução se não ganha oportunidades? Me desculpem, mas: Quem fala mal da base merece os Robinhos e Thiagos Neves da vida.
    E essa tese de trazer reforços experientes é furada. Ferraz, PV, Everton, Robinho... Parece que o pessoal tem memória curta. Já temos muitos cascudos no elenco. Ainda temos refugos encostados, o Lucas Silva é bem experiente também... Reforço tem que ser bom jogador, pra ser titular. Pra compor elenco que se use a base. Aliás, ontem os dois gols foram marcados pelos garotos.

    ResponderExcluir
  14. Concordo em não fazer terra arrasada, Lipatin. Bem oportuno esta ideia de testar o Rafinha na LE. Gostei. Na falta de opções, por que não tentar?

    Sobre os volantes do time. Para o Bruxo, Bobsin foi o melhor da partida passada. Para o Gláucio, foi discretíssimo. E o adversário, então? Pior ainda. Mas eu não vi o jogo passado e dizem que a porrada rolou solta, impossibilitando uma melhor leitura dos que viram.

    Não se faz terra arrasada porque ainda estamos na espera do retorno de Kannemann. Douglas Costa já está aí.

    Mas eu continuo pensando que este ano, o BR é só pra encher linguiça, como foi no ano passado.

    ResponderExcluir
  15. Pois eu penso que possa dar certo deslocar o Rafinha pra esquerda, podiam testar isso.
    No Brasileiro eu acho que o negócio é se manter na briga ali do topo. Se não der pra brigar pela liderança, que se garanta tranquilo a vaga na Libertadores. Mas é bom ficar próximo do líder, numa dessas uma arrancada na reta final pode virar caneco.
    Dos volantes eu gostaria de ver uma trinca ali com Thiago Santos, Matheus Henrique e Darlan. O Fernando Henrique tem que ser o reserva do Thiago. Ainda tem o Jean Pyerre e o Bobsin pra jogar por ali. Pinares pode aparecer nesse trio de meio também. Maicon só pra segundo tempo ou algum jogo que se possa rodar o elenco. Lucas Silva tem que despachar pra outro clube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vem surgindo como promessa o Sarará.

      Lucas Silva tem que melhorar muito fisicamente, está pesado. Não é pereba, já mostrou qualidade ano passado.

      Excluir