Páginas

domingo, 9 de maio de 2021

Opinião



Grêmio vence e está na final do Gauchão 

O Tricolor fez uma partida correta diante do Caxias. Ganhou e ninguém que viu, poderá dizer que não mereceu o resultado e a classificação. Foi superior ao time da Serra todo o jogo. Isto é relevante, apesar da imensa diferença de tamanho dos clubes. Às vezes, isso não se faz presente dentro dos gramados. Não foi o caso, esta tarde.

Houve momentos falhos, onde a bola aérea entrou com perigo na área gremista e Tontini também perdeu uma chance próximo da meia-lua. Brenno fez uma única defesa difícil toda a partida.

O que de bom esteve presente? A naturalidade da performance de Geromel. Nem parece que veio de longa parada. Natural, igualmente, foi o desempenho de Ruan. Ao lado de capitão, ele está estabilizando, aprendendo os atalhos, ganhando confiança, adquirindo "casca". Vanderson fez um jogo eficiente, sem comprometimento defensivo e discreto no ataque. Na comparação com Rafinha, não fica devendo. Diogo Barbosa, não comprometeu.

No meio, dois destaques: Darlan, dentro do grupo, é o mais "pronto" para ser um meia de ligação na ausência de JP e no receio de lançar Pedro Lucas; Matheus Henrique ganhou muito com a presença de um volante mais fixo. Até fez gol. Thiago Santos ainda oscila, ora dando botes certos, ora, mostrando ser um camisa 5 bastante limitado. Seu êxito (penso) dependerá de ter parte de sua tarefa repassada para meio-campistas mais técnicos, para não haver defasagem no setor em confrontos de maior envergadura.

Na frente, Luiz Fernando começou bem, mas foi sumindo, sumindo ... Diego Souza não entrou em campo. Pelo histórico recente, é aceitável a má jornada. Tem crédito.

Ferreira, o melhor, disparado. Ele é o craque do campeonato, faltando só dois jogos. Claro! A mídia tradicional vai eleger alguém do clube campeão. Se for o Inter, ele não será.

Tiago Nunes teve o mérito de mexer com sabedoria. Maicon entrou bem e Churín, muitíssimo bem. Faltou o gol, o que, para um centro avante é problema. Deu passes, combateu os zagueiros, esteve presente na última bola, enfim, mostrou progressos. Ainda não sei o seu potencial; aliás, nem dele, nem de Pinares, os mais novos "gringos" do plantel.

Guilherme Azevedo voltou em alta; veloz, agressivo. Sua entrada é um dos acertos do treinador.

Rafinha e Lucas Silva não se destacaram, talvez pelo escasso tempo em campo.

O treinador,  aos poucos, pode conceber o Grêmio com uma nova nominata dos 11 mais usuais. 

A possível conquista do tetra vai lhe dar mais tranquilidade para rejuvenescer o elenco e, principalmente, o time.


 

8 comentários:

  1. Olha Che, achei a zaga meio vacilante....

    Diego Souza no primeiro tempo deu bons passes ao sair da área e abrir espaço pros pontas infiltrarem, isso é novidade tática.

    Ferreira tá "maturando", é a
    melhor notícia do ano.

    E as entrevistas do treinador, sempre muito boas de ouvir, fala simples e sobre o que se vê em campo.

    ResponderExcluir
  2. Glaucio
    Parece contraditório eu dizer que Geromel e Ruan foram bem e ao mesmo tempo dizer que a bola aérea está entrando (meu texto). É a tal marcação por zona. Precisa tempo ou, então, é ineficiente. Quem está no lance da cabeçada mais perigosa do Caxias é Thiago Santos, lance do primeiro tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caixas teve dois lances perigosos por baixo, em bolas cruzadas, rolando. Nao é só bola aérea nem parada.

      Excluir
    2. Verdade. Preocupa a lateral esquerda.

      Excluir
  3. Sem alarde o Grêmio vai revelando mais 3 jogadores de muito bom nível, rápidos, eficientes, jogam sério, Breno, Ruan e Ferreirinha estão prontos para brilhar.

    ResponderExcluir
  4. Carlos
    Juntam-se a Vanderson que está afirmado.

    ResponderExcluir
  5. No geral, começo a me animar. Ao menos os movimentos parecem acertados e pensados. O treinador parecer saber o que faz e porque faz. Alguns jogadores começando a melhorar seu rendimento, outros se firmando devido a sequência dada.
    Tudo muito discreto ainda, mas a impressão é de mudanças gradativas, e não poderia ser diferente.

    ResponderExcluir