Páginas

domingo, 13 de junho de 2021

Opinião



Namorando a Zona de Rebaixamento 

Começo por uma história que rolou em 1998; Itaqui ou Ronaldinho no time? Itaqui, claro! jogador mais experiente, rodado, cumpridor de tarefas, deu estabilidade ao meio de campo, facilita o jogo para os demais companheiros de setor. Um acerto. Quem não quer um atleta assim? além disso, apesar de várias convocações, Ronaldinho é "verde",  precisa ganhar experiência, que é craque todo mundo sabe, mas para tirar o Itaqui? Pior que tinha gente que defendia esta escolha!!!

Voltando ao jogo de hoje. Uma aula do que não deve ser feito. Rafinha e não Vanderson, um meio de campo feito de "obreiros", só peão de obra, não há um mestre, nem vou exigir um engenheiro para enfrentar um time bem armado que nominalmente é muito inferior ao Tricolor, mas que conseguiu "amarrar" por completo o adversário. Quem achou o resultado injusto?

Tiago Nunes fez escolha questionáveis; carteiraço de Rafinha, Luiz Fernando visivelmente sem as melhores condições físicas, Jhonata Robert numa posição em que pouco rendeu. Na indefinição se era meia ou atacante, o menino afundou na etapa derradeira. Foi bem no primeiro tempo.

Brenno, Geromel e Kannemann, os menos ruins. Cortez com muitas dificuldades para segurar o ala Marcinho.

Meio de campo: Thiago Santos, figura discreta e a origem do gol saindo no seu setor. Com ele no time, é cartão amarelo certo e um gol de desvantagem. o Grêmio para vencer, precisará sempre marcar dois gols. Matheus Henrique, mal atrás e improdutivo à frente. Ferreira, uma andorinha que não faz mais verão sozinha. Diego Souza, hoje, mais do que nunca, pareceu um atleta no crepúsculo da carreira.

Maicon não deveria ter entrado, a partida pedia mais aceleração no ataque e verticalidade pelas pontas. Jean Pyerre entrou aos 38 minutos, Ricardinho e Léo Chú pouco apareceram. Dos que entraram, Vanderson foi o mais ativo, embora sem consequências em seus movimentos ofensivos.

Preocupa bastante esse início de campeonato, são times do meio para baixo da tabela (Ceará e Atlético Paranaense). O técnico parece não saber o que fazer com as peças. Parece engolido pelos cascudos.

Espero que a carga e cobrança em cima de Douglas Costa não sejam tão pesadas.

É cedo, porém, esses pontos perdidos agora decidem vagas em Dezembro. Para o topo ou para o rodapé da tabela.

38 comentários:

  1. Joao Henrique Hollerbach13/06/2021, 18:56

    "esses pontos perdidos agora decidem vagas em Dezembro". Fico com essa frase, aliás recorrente ano após ano ou seja, o Grêmio "entrega" pontos para adversários de menor expressão e isso faz falta na reta final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João
      O agravante nesse ano é que ele "quis" ganhar, diferente das esnobadas em anos anteriores. Se interessado, ele leva 4 gols em 2 jogos...

      Excluir
  2. Já estou desistindo do Tiago Nunes. Tinha esperança com ele mas é mais do mesmo. Pelo menos o Grêmio nem nos dá a ilusão de sonhar com o título, mais um ano que jogamos tudo fora nas primeiras rodadas.

    Na minha opinião nem adianta discutir as escolhas do treinador nas laterais e nos volantes, como o Tiago Nunes o Grêmio toma gol quase todo jogo, e ele já usou todas as combinações possíveis de jogadores na defesa. O problema parece ser mais do sistema defensivo do que das peças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já algum tempo fal0 que o time necessita de ao menos um zagueiro pra concorrer a titularidade, preferencialmente de pé esquerdo. Com exceção de Kanemann, todos os outros são de pé direito. Muito embora tenha muita consideração por Geromel e Kanemann, ambos já deixaram de ser "a melhor dupla de zaga" do futebol brasileiro.

      Excluir
  3. Roberto
    Pode ser, de qualquer maneira, uma origem ou outra, o time afunda cedo demais nesta competição.

    ResponderExcluir
  4. O que mais indgna, é que ele vinha testando Matheus Henrique mais avançado, e hoje, em vez de botar Fernando Henrique ou Bobsin, recuou Matheus e improvisou Jonatan Robert.

    O lado direito foi um acinte, nada justifica Vanderson ser reserva. Luiz Fernando é piada de mau gosto, por ali Jonatan Robert vinha entrando...

    Terminar o jogo com 2 "volantes" ofensivos e 4 atacantes....já vi isso e nao faz muito tempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu não entendi essa inventada também. Ou ele poderia ter jogado com o JP a frente do T. Santos e do Matheus.
      O Luiz Fernando com quase um ano de Grêmio não mostrou nada de mais, pra mim fica atrás de Léo Pereira, Léo Chu e acho que o J. Robert é melhor que ele também.

      Excluir
  5. Glaucio
    Fica a esperança de ir aprendendo com estes equívocos. Pode ser que engrene, mas veja que a tabela marca dois jogos fora em sequência. Uma vitória e uma derrota, não é bom negócio.

    ResponderExcluir
  6. Não lembro e nem fui verificar se nos últimos comentários (jogo contra o time reserva do Ceará) cheguei a falar o que estava na minha mente naquela oportunidade: começou a luta por vaga.
    Será o máximo que conseguiremos.
    Temo pela Sul Americana. A LDU mesmo caindo pelas tabelas é melhor que o time reserva do Ceará.
    Temo pela Copa do Brasil. Só o sorteio poderá nos dar folego.

    ResponderExcluir
  7. Arih
    Pelos últimos jogos do Grêmio, eu temo a luta para não cair.
    Imagina o Ferreira indo embora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio nesta possibilidade, mesmo com estes jogos não convincentes/decepcionantes: Brasiliense, Ceará e Atl-PR.

      Excluir
    2. Claro Arih. Isso aí de rebaixamento é totalmente fora de cogitação. Com todo respeito Bruxo, mas todo início de temporada vem à tona sempre o mesmo papo de que vamos brigar pra não cair. Eu que não caio mais nessa. Ainda mais depois de ver que no mesmo campeonato temos Cuiabá, América e Juventude. Vi o jogo da papada ontem. Vai brigar de foice no escuro com esses três aí pra ver quem será o lanterna. Tem ainda: Ceará, Fortaleza, Bahia e até mesmo o nosso maior rival. Ou devemos acreditar que nosso elenco é pior que esses aí?

      Excluir
    3. Tem um detalhe, Rodrigo. Time grande quando começa a descer a ladeira,a pressão aumenta muito. Fica mais fácil um grande cair

      Excluir
    4. Ainda assim, Bruxo. A lista é imensa. Acrescente aí o Sport,
      a Chapecoense e o próprio Ceará que nos venceu na primeira rodada.

      Olhei o jogo do Juventude, por exemplo, no começo da noite de sábado. Jogo horroroso. Demais! Um zero a zero muito sem nada de chances de gol. E eu falo aqui do Santos. Um clube cheio de meninos e finalista da LA 2020.

      Nessa linha, dos grandes, pelo que já rolou até aqui, posso então dizer que o Santos e o São Paulo entrarão na briga pelo z4. Só que, restam só, mais 36 rodadas.

      E também tem um outro detalhe, Bruxo. Douglas Costa ainda nem jogou e há um sinal evidente de que Tiago Nunes ainda não encontrou o time que deseja. JR, foi o exemplo disso. Falta um meio armador e isso ficou claro no dia de ontem.

      Excluir
  8. Nem vale a pena se ater aos erros de escalação. Mas a primeira troca hoje já foi péssima. Era pra ter entrado o Jean Pierre no lugar do Luiz Fernando, deslocando o Jonata Robert pra direita. Ali ele queimou uma alteração.

    Pra fazer aquilo que o Maicon fez, vindo de trás, com espaço, o JP faz melhor.

    Ha quatro anos o problema do Grêmio é o mesmo. Falta o articulador, e este não é JP nem Robert. Precisa ser um cara acima da média.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso que o que dá pra cobrar, por enquanto, é somente isso. Escalação e trocas. Parte tática é cedo, devido ao tempo de treino, convocações e covid.

      Excluir
  9. É isso aí Vinnie. O maior problema do time, a anos, é o articulador, um meia armador (não o convencional), mas acima da média tecnicamente e fisicamente. Falasse muito em meia atacante. Não precisamos de meia atacante. Pelo que vão pagar pelo Douglas Costa, daria para ter trazido o que realmente precisamos. Foi bom o Douglas vir? Sim, mas, mas, se resolver o problema física, assim mesmo não é o articulador. Ele é meia atacante, muito mais atacante. O Ferreirinha resolveu hj? Douglas também não carregará o time nas costas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o último, gordo e velho, foi Douglas.

      Luan era meia atacante, e aquele time (2017)funcionou, muito, pela qualidade de retenção de bola do Arthur e pela marcação pressão que fazia, talvez Ferreira e Douglas Costa nunca vão fazer, e aí é preciso mudar a característica dos demais do meio, pro time não ficar desequilibrado.

      Excluir
    2. Vinnie e Arih. É um problema do time achar esse articulador. Uma certeza que se tem é que não vai ser o Maicon que não aguenta os 90 minutos. Como o Vinnie disse, quem devia ter entrado era o JP ontem.
      Talvez o Grêmio deva ir atrás do Nathan como o Bruxo comentou na postagem anterior. Mas não conheço o futebol dele pra saber se pode ser o cara pra resolver nosso meio.

      Excluir
    3. Bingo! Como diria o Gláucio, Arih! E para mim, a utilização de JR ali como um "falso 10" só demonstra que Tiago Nunes está tentando de um tudo para resolver este problema, uma vez que, JP não está demonstrando, infelizmente, capacidade técnica para a função.

      Sua pífia partida contra o fraquíssimo Brasiliense o colocou atrás de Maicon.

      Excluir
    4. Bah Rodrigo, vais me desculpar, mas técnica o JP tem de sobra. Pode não ter vontade, aplicação tática, empenho...

      Excluir
    5. Olha, se ele tem deve ter guardado muito bem. Até dele mesmo, porque nunca mais a encontrou. haha

      Excluir
  10. Que herança do treinador anterior....

    ResponderExcluir
  11. Discordo, Daison
    Acho que os títulos da Recopa e o tetra do Gauchão, não tem nada a ver com o comandante técnico anterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro amigo. Me refiro ao posicionamento preguiçoso da Equipe. Concordas?

      Excluir
  12. Não vi o jogo, ainda bem. De 2017 pra cá o Grêmio sempre começa mal no Brasileiro. Em 2018: 3 vitória nas primeiras 7 partidas. Em 2019 e 2020: Uma vitória nas primeiras 7 partidas. Parece que o começo ruim no Br virou uma politica institucional no clube.
    O Tiago Nunes vai ter que rever muita coisa. Me parece que com Rafinha e Cortez ficamos com laterais muito presas, falta apoio. Talvez seja melhor usar o Vanderson na lateral e subir o Rafinha pro meio ou colocar ele na esquerda. O Luiz Fernando não é jogador pro Grêmio. Porque ele prefere inventar o Jhonatan Robert no meio em vez de usar o Bobsin e deixar o Matheus Henrique mais solto? Seguir apostando em Maicon como substituição de impacto é seguir na mediocridade.
    Dito isso, sou contra qualquer ideia de demitir o Tiago Nunes. Ainda é muito cedo. Mas ele precisa dar resposta, dá pra fazer muito melhor com esse time. E chega de bruxaria, tem que escalar de acordo com o futebol e com as necessidades do time, chega de carteiraço de veterano.

    ResponderExcluir
  13. Não há argumentos sólidos para uma futura demissão.
    Precisa mudar a escolha em campo.

    ResponderExcluir
  14. Joao Henrique Hollerbach14/06/2021, 09:43

    Outro problema do Thiago Nunes que é similar ao outro Tiago, o técnico substituto: fazer tardiamente as substituições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João
      Parece que dá "mandrake" no comandante técnico.

      Excluir
  15. Bruxo, li e reli o texto do amigo. Mas somente hoje eu quis manifestar algo sobre a tua opinião. Por partes, talvez assim eu consiga me expressar melhor e porque o blog não está aceitando por sei lá que motivo...
    § 1. Em 98, eu era apenas um piazinho frequentador de escolhinha de futebol. Tinha 13 para 14 anos quando o RPilantra10 surgiu no Grêmio. Lembro-me, também, do Itaqui e dos gols de falta que fazia eventualmente. A analogia que o amigo quis fazer aí deve ter algo a ver com Thiago Santos x Bobsin. Porque o amigo diz que em 98 havia defensores de Itaqui, como há hoje os defensores de Thiago Santos. Ontem, Thiago Santos não fez uma boa partida, mas não fez uma partida horrível. Fez desarmes e até um e outro lançamento. Tomou amarelo, é verdade. Antes dele, Matheus Henrique já havia tomado num lance PATÉTICO! O amigo lembra-se da jogada? MH parte para o ataque, perde a bola e fica. Vendo que um contra-ataque foi armado tenta voltar rapidamente, mas o que consegue é apenas cometer a falta desnecessária e consequentemente tomar o amarelo. Se voltasse, imediatamente ao perder a bola, poderia ter cometido a falta ainda na linha do meio campo, onde não tomaria o amarelo. Portanto, não é culpa só do Thiago Santos o Grêmio ter levado gol na partida de ontem. Não é só ele que joga no meio de campo. Não é só ele que comete erros, apesar que eu não vi até o momento nenhum erro grosseiro do "cachorrão", como é chamado por aí.

    § 2 e 3. Vandeson ou Rafinha? Está evidente de que há na lateral direita um rodízio. Rafinha foi o escolhido ontem para iniciar a partida. Como o Rafinha fez uma má partida ficou evidente o erro do técnico por sua escolha, caso fosse o oposto, ninguém discutiria. A de ser dito que o jogador vinha de recuperação, pós Covid. Mas volto a dizer, antes de qualquer coisa ou acusação que Vanderson tem a minha preferência. Quanto ao ponteiro direito, LF, sua escolha se deu porque na ponta direita ainda não temos o Douglas Costa. Qualquer um daquela posição só vai esquentar o lugar para o camisa 10. Não me preocupo, agora, com isso. E o LF foi o escolhido porque os demais aptos para a posição (Azevedo e Pereira) não são tão melhores assim. Já sabemos, também, o que podem ou não render. Ah, mas daí tem uma "tese" de que o Ferreira pode jogar na direita, aí o Chú pode jogar na esquerda. Reparou que a tese é a mesma, desde Everton Cebolinha e Pepê? Só mudam os nomes. Ferreira ontem jogou na direita, foi invertido. Não resolveu! O grande equívoco do treinador se deu na meia cancha, quando preferiu "inventar" o JR de "falso 10". Deveria ter entrado com TS, MH e Bobsin. E na ponta direita, o jovem JR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,Rodrigo. Em posições iguais ou semelhantes, sempre os melhores devem atuar. O tempo esclarece para nós.
      Rafinha não deveria ter sido contratado.

      Excluir
    2. Não é tese, Rodrigo. É opinião, baseda nos jogos de 2020.

      https://www.youtube.com/watch?v=8xJzQzmHEfI (começa aos 20s...)

      Ele tem capacidade técnica pra jogar dos dois lados. E ontem, como estava difícil entrar na área (devido à retranca do CAP), poderia ter tentado a linha de fundo pra cruzar (como fez no segundo tempo...)

      Por isso a crítica ao escalador, o time entrou em campo com menos potencial técnico e ofensivo do que poderia.

      Excluir
    3. Aqui mais um pouquinho: https://www.youtube.com/watch?v=0OcMwDumzJw

      Excluir
    4. Ah, sobre Pepê na direita, mais um pouco de tese:

      https://www.youtube.com/watch?v=STDoxe5O16s (até outubro/2018)

      Parafraseando Noel Guarany...e dê-lhe tese pelos campos...

      https://www.youtube.com/watch?v=S3XzFUo2wI8



      Excluir
  16. Continuação:

    § 4 e 5. Cortez foi mal na partida de ontem. Ele o Guedes, renderam um bom e "acalorado" debate num post anterior. Mas que pena, que quando o Cortez (raramente) acerta algo, o final da jogada não se completa. Errou bastante, mas também apareceu dentro da área dando cortes que poderiam ter resultado em gol. Já disse, ele não se "paga". Mas entendo, a escolha. Sobre o Thiago Santos. Mais uma vez em pauta. Sempre estará. Não é o que o amigo quer. Entendo. Mas dizer/afirmar que com ele é certo que levaremos gol ou cartão amarelo... a menos que o amigo disponha de uma bola de cristal, ou algo do tipo. Afinal, bruxo o amigo já é. haha isso é uma brincadeira, viu. Sobre o assunto, já referi a opinião anteriormente.

    § 6. Maicon. Outro que gerou "polêmica" num post anterior. Definitivamente, ganhou pontos frente ao JP com o novo treinador. E unicamente e exclusivamente isso é culpa do próprio JP. É quase que uma unanimidade de que não temos um meia articulador. O Vinnie disse isso num dos comentários, o Arih concordou e eu reforço a opinião. Mas não é somente aqui que esse assunto rende. Por isso eu digo que é quase uma unanimidade. Só não é, porque outros ainda acreditam que o JP poderá finalmente decolar. Estamos na metade de junho de 2021. Volto a dizer que na minha opinião, na falta que fez o Darlan no time ontem, Bobsin deveria ter sido o eleito. Poderia ter sido diferente. E isso nem é uma tese. É jogador por jogador. Cada um na sua. Uma pena que não foi isso que vimos.

    Sobre os últimos parágrafos. Não me preocupo com os dois primeiros resultados. E não acho que o treinador tenha sido engolido por cascudos. Ontem, por exemplo, Lucas Silva não jogou.

    ResponderExcluir
  17. Sempre libero os comentários, apenas os ofensivos que não. Nunca é o teu caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, claro. Era por questões de caracteres. haha também, quase uma bíblia aquilo ali huaue

      Excluir
  18. Vou fazer postagem sobre o meio de campo.

    ResponderExcluir