Parâmetros
À partir do comentário do Carlos na postagem anterior, eu que vinha pensando neste assunto, resolvi escrever este texto.
Li em vários lugares que o elenco do Grêmio é fraco, pelo menos, o desse ano. Depende.
Depende do objetivo, se for comparado com os do Palmeiras, Atlético Mineiro e Flamengo para brigar pelo título, realmente, ele é insuficiente. Se for para escapar do rebaixamento, o plantel gremista sobra contra os seus "eventuais concorrentes" à fuga do Z-4.
Comparei o elenco do Fortaleza com o do Grêmio e a diferença é imensa, então, por que essas posições de ambos na tabela?
Porque há outros fatores que implicam nas performances dos times/clubes. Um deles é justamente o peso da tradição e da camisa, outro, a situação financeira da instituição, atrasos de salários prejudicam muito, mais um: desgaste da relação comissão técnica com o passar dos anos.
A gestão do "vestiário" também é ponto importante. Esta última questão, há exemplos recentes: Ramirez no Inter, Tiago Nunes no Grêmio, ambos não foram "adotados pelo grupo" e o mais recente, Renato no Flamengo, neste caso, de uma forma positiva. O clube da Gávea virou potencial concorrente para as três competições, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, apenas acertando na escolha do treinador.
Entendo que mesmo precisando de reforços pontuais, a posição do Grêmio no Brasileiro e a desclassificação na Sul Americana, esses tropeços estão mais relacionados com a perda da identidade do time na forma de jogar, na falta de uma liderança técnica e anímica e na ausência de confiança do grupo como um todo. Novamente recorro ao Flamengo que nas goleadas recentes, os jogadores esbanjaram auto-estima, não tiveram receio de atacar, de arriscar chutes, de improvisarem lances. Isso, só se faz se o peso de errar for um detalhe inconsequente na cabeça do atleta. Os mesmos que atuavam com Torrent e Ceni jogam leves hoje. Certamente, não tinham desaprendido neste hiato entre Jorge Jesus e Renato Portaluppi.
Então; que venham os reforços, mas é importante trabalhar a mente dos jogadores e a questão tática. Definir um sistema de jogo e depois, só depois, buscar os jogadores com o perfil para a forma de atuar escolhida.
Luiz Felipe tem bagagem para reverter esse quadro.
Bruxo, obrigado pela consideração.
ResponderExcluirClaro que a confiança é importante no futebol e como vc diz, em um time bem arrumado o ruim fica bom o bom fica ótimo...
Mas tenho minhas dúvidas quanto a esse elenco do Grêmio, quem além de Geromel e Kannemann seriam titulares no time do Fortaleza? ou do Bragantino?
Posso estar errado mas ao meu ver está faltando qualidade.
Carlos
ResponderExcluirO Vinnie pegou um ponto interessante que eu coloquei com sendo "o peso da tradição e da camisa"; este peso, neste caso, atua como fardo mesmo, o grande na zona do rebaixamento sofre muito mais do que o médio e o pequeno cuja realidade é apenas se manter na Série A.
Isso, ao meu ver, se trabalha muito o psicológico. Saindo da zona de rebaixamento com umas três vitórias consecutivas, não entra mais nela.
O problema é ganhar três na sequência.
Bom dia, Bruxo. O elenco é ruim. Ruim porque está, como tu bem disse aí, atrás do Fortaleza. Não há (com toda a humildade) por numa mesma linha as duas instituições, mas como eu disse em outro blog ontem: nosso time tem apenas, a dupla de zaga titular como extraclasses. O resto é tudo expectativa. Aí temos o DC que pode vir a se tornar um craque, mas até o momento não fez mais que o Taison.
ResponderExcluirEstamos na situação atual pela incapacidade dos jogadores colocarem a bola pra dentro do gol. Foi assim contra o Dell Valle, LDU e agora por último contra o América. Tecnicamente falando nossos jogadores (alguns deles) são insuficientes e outros ainda não estão relativamente prontos. Caso do Ricardinho que pareceu um nato fazedor de gols, mas que vem falhando nos últimos jogos. Além do hábito de o time não estar colocando a bola pra dentro das redes vem tomando gols de forma bisonha. Aí entra a questão psicológica. Os jogadores, principalmente os novatos, estão sentindo o peso da camisa.
Bastou a régua (coisa que tu já disse anteriormente aqui) se elevar um pouco que o Grêmio não se achou mais. Na Sula, paramos no primeiro obstáculo "mais difícil". Vamos ver agora, na Copa do Brasil. Eu, sinceramente, após ver a lista de relacionados não sei o que esperar desse jogo.
Rodrigo
ResponderExcluirSão vários fatores que levaram a isto, a falta de qualidade (ao meu ver) é o menor dos males. Hoje, sempre falando por mim, obviamente, são dois os maiores fatores desta situação: a falta de identidade do time (não se sabe o esquema, nem os titulares) e em especial, a questão psicológica.
Com a cabeça no lugar, precisaremos de 2 ou 3 reforços.
German Cano, argentino do Vasco seria um deles.
Se acertarem nas contratações pontuais, o Grêmio escapa bem do Z4. A falta de qualidade na frente comprometeu nos últimos jogos. Enquanto o Diego Souza e o Ferreira fizeram os gols, o time esteve bem. O problema foram os substitutos.
ResponderExcluirAcredito ser possível fazer um bom meio de campo com Tiago Santos e um dos garotos, Bobsin ou FH, nesse momento. Talvez até o Darlan. No gol, na zaga e nas laterais temos soluções também.
Dá pra reconstruir, mas se a estratégia for jogar por uma bola, é preciso letalidade nessa bola - vide Leo Pereira e Ricardinho perdendo gols absurdos.
O mais importante é enfileirar duas, três vitorias consecutivas.
Darlan é o melhor dos 4 citados...
ExcluirJogar por uma bola como "filosofia de jogo" é a admissão de incompetência.
ResponderExcluirEsporadicamente, tudo bem.
Exato. A montagem desse elenco e as escolhas do antigo treinador abalizados por essa direção são o retrato da incompetência. Reconhecer isso é o primeiro passo.
ExcluirEm 2013 o Renato foi vice-campeão jogando assim. Tudo depende das peças. Prefiro o Grêmio reconhecendo que tem sérios problemas a acreditar que tem estofo e ser rebaixado.
Defensivamente, o time não consegue controlar o Vitória. Vai segurar quem se jogar pra frente? O jogo de hoje foi didático, Bruxo.
Teve pelo menos 3 chances claras em cada um dos ultimos dois jogos....faltou pontaria...
ExcluirRicardinho tem sempre o mérito de estar onde a bola vai chegar. Se aprimorar o arremate, vai ficar milionário. Centro avante é artigo de luxo.
ResponderExcluir