Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Opinião




O Meio de campo como prioridade 

Para baixo, todo santo ajuda, diz o ditado. Alteraria para "para o fundo do poço, o capeta ajuda". 

Como prova, viralizou a história da festa dos jogadores do Grêmio no Domingo. Como ainda trabalho e muitas vezes, não consigo olhar o "mundo lá fora", vi aqui a notícia, que num primeiro momento, achei um descaso dos jogadores, mas depois percebi que com ela ou sem, o problema gremista não aumentaria de tamanho. Parece até que era uma festinha infantil. No entanto, rendeu na mídia.

A Direção gremista deve focar em dois pontos cruciais para sair deste sufoco: o primeiro, como escrevi anteriormente, é o fator anímico. Isso tem que ser trabalhado muito; retirar o peso da mente, deixar as pernas menos pesadas, recuperar a confiança.

O segundo é bem específico: qualificar o meio de campo. Sinceramente, passados dois dias, vem a reflexão: dá para confiar num quarteto composto ao mesmo tempo por Thiago Santos, Lucas Silva, Alisson e um apático Jean Pyerre? Claro que não! O setor aguenta uma naba apenas, mais de um é arriscar o pelego.

A defesa com Vanderson, Geromel, Kannemann ou Ruan e Cortez, mesmo que este último tenha limitações ofensivas, ela (a defesa) é suficiente para ficar em 16º lugar, pelo menos. Goleiro nem cito, não é problema; temos dois, no mínimo.

Um ataque onde as alternativas são Douglas Costa, Diego Souza, Borja e Ferreira, se este ficar, dá para tirar uma boa dupla. Falta mais um atacante de lado que poderia ser Elias ou buscar no mercado com urgência para aumentar a oferta de atacantes no elenco.

O furo é justamente onde as vitórias começam a se definir; o meio. Aí, nesse ponto é que a Direção não deve poupar grana. 

Mesmo que venham Villasanti e Campaz, trazer um jogador brasileiro com uma biografia razoável é se prevenir, porque o normal são os reforços estrangeiros levarem um tempo para a adaptação. Tempo que o Grêmio não tem. 

As coisas andando bem dentro do gramado, o resto passará batido.


4 comentários:

  1. Bruxo, o meio campo do Grêmio é asmático, Thiago Santos é um quebrador de bola, se precisasse sobreviver de acertar passes morreria a míngua. Lucas Silva é aquele típico jogador que teve um ano de sorte na vida e foi negociado (ainda acredito que com motivos obscuros) com um gigante mundial, mas de lá pra cá não consegue enganar nem em pelada de solteiro x casado, deveria investir na carreira de modelo. Jean Pyerre é o clássico jogador brasileiro, vadio, preguiçoso, displicente. Sequer merece ser afastado para o time de transição. E no banco, confesso que as opções são tão limitadas quanto as titulares. Eu arriscaria uma volância formada por Villasanti e Fernando Henrique, o meia armador eu não sei se Campaz daria certo (e nem sabemos se ele vem!), basta ver que trouxeram o Pinares para a função de armador sendo que o cara sempre jogou na ponta.
    Ferreira não tem condições de voltar, o empresário está na Turquia procurando comprador. É afastar e encontrar outra solução.
    Mas, além das mudanças em campo, o extra campo também tem de passar por mudanças. Marcos Hermann pode ser um ótimo pai, um marido excelente, um avô querido pelos netos e netas, um sogro exemplar, mas como diretor de futebol é um completo inapto! A mudança fora das quatro linhas deve começar por ele. Romildo precisa mostrar que tem culhão e colocar Carlos Amodeo no seu devido lugar, ou faz o trabalho de CEO que lhe compete ou vai para a rua! Fala-se em trazer Cacalo para vice futebol, que exigiu que o diretor de futebol fosse Dênis Abrahão. Cacalo, que passou por uma situação de saúde extremamente delicada nos últimos anos está sendo alçado ao status de salvador da pátria Tricolor. Estamos a passos mais que largos rumo a segunda divisão.

    ResponderExcluir
  2. Com exceção da parte que trata do retorno de Cacalo e Abraão, o resto concordo contigo. Esses dirigentes ganharam uma fama imerecida. Aliás, como Lucas Silva.

    ResponderExcluir
  3. Se tivesse segurado o empate ninguém comentaria a tal festa...mas, será que não segurou por justamente ter jogadores meio "desconcentrados"...sinuca...

    A resposta virá amanhã.

    ResponderExcluir
  4. Glaucio
    Apesar de me assustar com o primeiro momento da notícia, hoje me convenço que foi uma reunião inconsequente. Rafinha, Paulo Miranda e Diego Souza não entraram em campo. Geromel é um cara que dá provas todos os dias de seu profissionalismo, basta ver a reação dele nos dois gols sofridos. E Luiz Fernando ...

    ResponderExcluir