Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Opinião




Grêmio, um refém 


O Tricolor é o clube ideal para Renato treinar; a recíproca não é verdadeira e isso é altamente tóxico para a instituição. Ela vira refém do técnico, ante a ideia de ser ele o maior jogador da sua história, por isso, tudo pode.

Renato deita e rola, pinta e borda; repete erros grosseiros como aproveitar nulidades provadas e comprovadas, expõe o time, arrisca uma classificação fácil, sorte que é abençoada (a classificação) pela mediocridade que assola a Série B brasileira.

No Flamengo, ele sem essa condição de ídolo máximo; desnecessário lembrar de Zico, Zizinho, Evaristo de Macedo, Dida e Doval, dois camisas 10 excepcionais, Índio, Leandro, Júnior, Carlinhos, etc... Renato tropeçou com um time qualificado e milionário, já estruturado, e ao não mudar seus métodos e comportamento, não conquistou títulos e inviabilizou uma quase certeira indicação para substituir Tite. Seu jeito "boleirão" não resistiu ao antes malemolente estado carioca de jogar; hoje, artigo de museu.

Agora, quando volta ao Tricolor, ele confirma o velho estilo de desautorizar a lógica e mostrar "quem manda" no clube. Bolzan virou refém, depois que seus últimos anos de gestão do futebol soçobraram e os presidenciáveis parecem ir pelo mesmo caminho.

O Grêmio que pode e deve vencer o Bahia na Arena, assim, dando um passo irreversível para o acesso, contraditoriamente, pode viver dias de turbulência dentro de campo pela incapacidade de visualização (e ambição) no mercado de um profissional que possa reorganizar o elenco e torná-lo efetivamente, competitivo.


2 comentários:

  1. Complicado dizer isso, mas é pura natureza humana. Ele mais uma vez usa o Grêmio como trampolim. Renato não veio pra comandar em 2023, veio pra garantir o acesso - que não era exatamente tarefa das mais árduas. Ele simplesmente vislumbrou uma chance de ouro de continuar empregável.

    Com isso, se dá ao direito próximo de repetir pro resto da vida que tirou o Grêmio da Série B, e a curto prazo achar outro clube grande que o banque, coisa que a passagem relâmpago pelo Flamengo não garantiria, e tampouco o desastroso desempenho no Grêmio 2019-2021.

    Clube precisa de um novo projeto. De um novo ciclo. Jamais alcançará isso com o Renato.

    ResponderExcluir
  2. Vinnie
    Exatamente isso; o resumo está na primeira frase do post. bruxo

    ResponderExcluir