Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Memórias


Memórias (19) - Ano - 1986


O Gol Esquecido 


Fonte: https://www.gettyimages.pt


A Argentina bateu a Inglaterra na Copa de 1986 por 2 a 1, mas são muitos os que se referem ao escore final como 2 a 0, porque dos três gols mais comentados na história de todas as edições, dois foram marcados naquele 22 de Junho no Estádio Azteca (grafia original); o gol com a mão de Maradona e aquele que é sem dúvidas, o maior tento desde 1930 até este momento: Maradona arrancou do seu campo e só parou, quando as redes balançaram, depois de meio time dos ingleses ficar esparramado e atônito com a jogada do Gênio. O outro polêmico ocorreu na final de 1966, quando o britânico Hurst marcou o gol de desempate na prorrogação (3 a 2) com a bola cabeceada na trave, que depois bateu na linha ou dentro do arco alemão (???). Os germânicos não engoliram a decisão do juiz suíço Gottfried Dienst. Sorte dele que Hurst marcaria mais um, o seu terceiro e o resultado final consagrou o English Team; 4 a 2.

No caso da marca de Lineker, não se trata de uma mentira repetida várias vezes, que confunde os curiosos e futebolistas, mas a traição do inconsciente dessa parcela de pessoas, que esquece a cabeçada mortal de Gary Lineker aos 36 minutos da etapa final, descontando para os europeus (vide foto), dando um sopro de esperança, que se mostrou infrutífero, não sobrevivendo ao apito derradeiro do juiz tunisiano Ali Bin Nasser.

Lineker notabilizou-se por ser um artilheiro nato. Na primeira temporada como titular pelo seu time do coração, o da sua terra, Leicester, ele marcou 17 em 39 jogos, no segundo ano, os números foram bons também: 26 gols em 40 partidas. 

Depois de 7 temporadas, Lineker mudou-se para o Everton, o clube azul de Liverpool. Seguiu com sua veia goleadora, 38 gols em 52 jogos, e, assim, virou o centro avante da Seleção naquele Mundial.

Este gol marcado contra os platinos, deu a Lineker a artilharia isolada da Copa do Mundo do México. Foram 6.

Décadas passadas, Maradona se encontrou com o goleador da Copa e noutra ocasião com o árbitro Nasser. Todos, civilizadamente, rememoraram aquele célebre confronto repleto de peculiaridades, essas, que deram contornos dramáticos e emoções intensas, antes (o forte aparato policial dentro e fora do estádio por conta das cicatrizes da Guerra das Malvinas), durante, (pela jornada épica do "Pibe de Oro", uma mescla de técnica e malícia), depois (pela repercussão impactante na vida destes três atores, Maradona, Lineker e Ali Bin Nasser, além do resgate parcial da autoestima argentina) naquele Domingo ensolarado na capital dos astecas.

Gary Lineker foi, talvez, o único inglês naquela disputa, que teve algo a comemorar.

Fontes: https://premierleaguebrasil.com.br
              https://pt.wikipedia.org









Nenhum comentário:

Postar um comentário