Páginas

sábado, 25 de março de 2023

Opinião




Classificação veio nos Tiros Livres 


O passaporte para a final ocorreu numa jornada quase épica, muito sofrida, mas justa pela campanha durante o certame; vale lembrar que o time sofreu apenas uma derrota originada por dois lances causados por grande afoiteza para um zagueiro com grife de seleção. Não foi crucificado, porque é Kannemann, um ídolo com biografia recheada de títulos e muita dedicação.

Renato errou nesta tarde; havia vários desfalques, mas teve uma semana para ajustar o time, além de uma "mão-de-obra" mais qualificada do que o seu oponente. Acertou com Thaciano, errou, quando imaginou uma movimentação de troca de lugares entre Bitello e Éverton Galdino; além disso, o clube precisa rever a situação de Ferreira. Mantido no grupo, a tendência é de desvalorização, cada vez joga menos e se lesiona mais. Sorte que o clube vendeu parte do "passe" para o próprio atleta. Está com pouco mais de 1/3 do total.

O segundo equívoco foi o ingresso de Thiago Santos e aqui, eu não estou tratando da sua dificuldade técnica, mas de suas características defensivas, ou melhor, de sua fama de "bom" marcador. Naquele momento, Thaciano deveria permanecer na primeira função e se fosse para trocar, colocar Cristaldo, mesmo meia boca ou apostar em Gabriel Silva; talvez, numa medida arrojada (ou radical) incluir um terceiro zagueiro e aí sim, liberar Thaciano e "espetar" mais os laterais.

O maior mérito gremista foi ter forças para virar o marcador e ter buscado o terceiro tento até o final.

Como reflexão ficam várias situações como por exemplo: o que fazer com Lucas Silva, jogador caro e comprovadamente, lá no final da fila? A lateral esquerda é uma posição deficitária, uma hora joga Diogo Barbosa com "pinta" de titular, na seguinte, volta Reinaldo e suas limitações defensivas.

Na frente, o time depender de Galdino e Gustavinho + um veteraníssimo como Diego Souza é muito temeroso. Não há reposição.

Ficaram de positivo as ótimas atuações de Bruno Alves, Bitello, um pouco abaixo, João Pedro e a noite de herói de Adriel, apesar de eu achar que os batedores foram muito infelizes. Vi Caíque com mais "noção" nesse quesito, Foi mais o mérito dos batedores que converteram do que limitação do goleiro Canarinho.

De resto, essa notícia do impedimento de contratar jogadores, situação que o Grêmio deve tratar com muito carinho, porque o grupo é carente.

16 comentários:

  1. Criticas são fáceis de fazer não é mesmo? Principalmente detonar a obra pronta. Mas não devemos nos furtar disso. Acertou? Palmas. Errou? Criticas.
    Renato, o quê foi isso? Põe Thiago Santos, tira Thiago Santos. Põe Gustavinho. Mas que barbaridade. Num jogo decisivo. A vaca quase, quase vai pro brejo. Quase você morre abraçado ao seu bruxo de estimação.
    Arih

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou pouco para a vaca ir para o brejo, realmente.

      Excluir
  2. Alguns já criticam Galdino, mas fez um bom ou “não comprometedor” primeiro tempo. Poderia se sair melhor. Creio que seja questão de tempo. Mas já percebi que a imprensa é pior do que torcedor. Querem o resultado pra ontem. O pior é que eles influenciam a massa.
    Arih

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih
      Na verdade, eu e acho que o Renato também, não sabe o lugar do Galdino.

      Excluir
    2. Lugar do Galdino é fora do Grêmio, pqp, o cara não acerta o gol.... NUNCA! Pode mandar...

      Excluir
  3. Assisto em algumas oportunidades o jogo com um gremista que não se cansa de criticar atacantes. Isso aí? Faço muito melhor.
    Bem, todo o atacante perde gols, alguns feitos. Até Haaland. Eu não perderia.
    Arih

    ResponderExcluir
  4. Pois é. Próximo ao final da janela de transferência a agitação fica maior. Um time que não possui reservas está perto de perder os únicos que podem acrescentar algo: Ferreira, Thaciano, Lucas Silva. É aquele negocio, você não quer? Eu quero. Já vi muitos saírem assim. Depois, bem, depois verificam que poderia ter ficado, ao menos, mais um pouco.
    Arih

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas e a base? o Zinho entrou numa fogueira e foi bem.

      Excluir
    2. Até agora não vi nada que entusiasme nesse Zinho...

      Excluir
  5. Bruno Alves falhou. Conseguiu se redimir. Bitello fez um ótimo jogo. Mais do que o zagueiro.
    Arih

    ResponderExcluir
  6. É. Passar do jeito que passou pelo Ypiranga, apesar dos méritos deles, deixa uma preocupação enorme contra o coirmão.
    Arih

    ResponderExcluir
  7. Que juizinho vagabundo que arranjaram pra apitar uma partido decisiva. Tá na hora de melhor isso e o VAR. Que incompetência.
    Já vi muito jogos serem decididos no apito.
    Arih

    ResponderExcluir
  8. Eu estava aqui. E isto basta. HAHAHAHAHAHAHA

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  9. Só comentando, a nível de elenco, Lucas Silva deveria estar à frente de Thiago Santos...isso é erro sério do treinador.

    A escalação inicial foi uma lambança, recuou Bitello do lugar onde vinha bem pra colocar Galdino....este no qual eu tinha alguma esperança nos chutes....bah...

    As trocas, pior ainda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      Concordo; não entendo a causa da preterição do Lucas Silva na comparação com Thiago Santos.

      Excluir