Páginas

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Opinião




Grêmio vence fora de Casa 

Ainda com desfalques no meio de campo, o Grêmio encontrou uma solução provisória razoável com a entrada do jovem Mila, um volante de boa técnica, que não se assustou com a responsabilidade de entrar num jogo tenso. Isso possibilitou ajustes com um pequeno avanço de Lucas Silva e a devolução de Bitello à armação e uma chegada à frente mais frequente. Vina completou o setor ao lado de Cristaldo, ambos com leve crescimento na comparação com atuações anteriores recentes, aliás, o primeiro fez o gol inaugural do placar em ótimo cruzamento de Fábio, digno de ser comparado aos melhores de Arce, Eurico ou Paulo Roberto, históricos laterais gremistas.

Suárez vem mantendo a média de boas atuações, quase fazendo gols (uma na trave, outra, defensa brilhante de Walter), da mesma forma, fazendo os companheiros jogar.

Nathan fez sua melhor partida; ativo, atuando numa faixa interessante, a intermediária do Cuiabá e ingressando na área. Zinho teve o mérito de cruzar no começo da jogado do segundo gol. Thomas Luciano não teve nenhum lance; não comprometeu e Bruno Uvini, Renato lançou mão, quando o adversário ficou dois centro avantes de presença na área, Pitta e Deyverson.

Destaques negativos ficam por conta da insegurança de Gabriel Grando, que despontou bem na carreira, mas vem deixando o torcedor e sua zaga em pânico em algumas decisões equivocadas nas saídas do arco e Diogo Barbosa; diria, atuação comprometedora defensivamente, parecendo que todos os adversários já conhecem o ponto frágil do Tricolor, com isso, Kannemann, de grande atuação, tem uma exposição desnecessária. 

Vina e Galdino marcaram os tentos, ambos, críticas à parte, mostrando uma "veia artilheira", porque na maior parte do tempo de partida, andaram discretos.

Em três rodadas, o campeonato demonstra um equilíbrio, que não deve ser definitivo, também, que o descuido em Belo Horizonte, foi fatal para o Grêmio, deixar de alcançar a linha da zona de Libertadores.

Será uma semana inteira para recuperar os lesionados, acertar a vida de Adriel e ajustar o time para encarar o Bragantino que vem mal.


4 comentários:

  1. Pelo menos o Cristaldo foi o ficha um pra primeira substituição. Acho que ele tá se dando conta de que é um a menos em campo. O Natan em poucos minutos criou a situação do segundo gol. Cristaldo só bate escanteio.

    Saída de gol é um fundamento muito difícil. Mesmo os grandes goleiros da Europa volta e meia falham em bolas cruzadas. O que preocupa no Chapecó são as panes, tipo aquela de fazer cera com a bola no chão e quase entregar pro centroavante. Tem que parar com isso.

    Outra coisa que chama atenção. Se a gente olhar os grandes times do mundo, todos eles tem volantes com biotipo diferente dos volantes do Grêmio. São jogadores altos, velozes, que auxiliam no jogo aéreo, tanto defensivo quanto ofensivo. No Grêmio só sai volante chaveirinho. O menino que entrou ontem tem bola qualidade de passe, velocidade, mas tem pouco físico pro enfrentamento. Por que não formar jogadores de acordo com o que o futebol moderno pede? O Grêmio teve sucesso com o Wallace, mas de lá pra cá não apareceu nenhum da mesma linhagem. O Arthur tem uma qualidade absurda, é fora da curva. Não se pode acreditar nesse modelo por que ele é realmente de excessão.

    Outra, ao invés de apostar em um jogador do interior catarinense, por que não trouxeram o Deyverson? Ontem deitou e rolou. Kanneman perdeu todas as disputas pelo alto contra ele. É um baita centroavante.

    ResponderExcluir
  2. Vinnie
    É que no Brasil, volante grandalhão é confundido com brucutu. Walace é um exemplo que pode ser diferente.
    Tenho a mesma opinião sobre Deyverson, serve
    Grando precisa controlar os nervos e fazer o simples. Está em formação ainda. Bruxo

    ResponderExcluir
  3. Sempre bom vencer. Valeu os três pontos. Sempre importante arrancar pontuando pra evitar "problemas futuros", risos. Só assisti o primeiro tempo, mais uma vez achei o Grêmio muito espaçado e lento, tanto pra atacar quanto pra defender, zaga sempre exposta e parece que o adversário sempre está a três passes de chegar na nossa área onde o Deyverson deu trabalho. Belo cruzamento do Fábio e bela testada do Vina no primeiro gol, já o segundo gol só vi depois no VT, finalmente(e que bom) uma jogada do Zinho rendendo frutos, boa finalização do Nathan e Galdino aparecendo mais uma vez como nosso amuleto pra guardar na sobra, gol muito importante do nosso "novo Thacigol". Pelo que vi e que pelo que li foi uma partida ok do Mila e uma boa ideia do Renato usar o jovem e assim deixar o Bitello mais adiantado.
    Também acho que Deyverson daria um caldo aqui, o problema é que ele é meio maluco das ideias, risos. Também concordo sobre os volantes, uma boa estatura e presença física fazem a diferença nessa função.

    ResponderExcluir
  4. Lipatin
    Acho que Renato conseguiria segurar o Deyverson e extrair o melhor dele, dentro da limitação da idade. Pode, inclusive, jogar ao lado de Suárez em determinadas ocasiões. Bom cabeceador e mais móvel do que Diego Souza, por exemplo.

    ResponderExcluir