Bruno Alves: um grande acerto
Antes de tratar do assunto que dá título ao post, umas frases sobre o sorteio desta tarde, o dos confrontos da Copa do Brasil.
Escrevi na crônica de Sexta, dia 02, que o Tricolor precisaria do binômio sorte/competência, isto é, dois momentos. Enumerei os adversários que, em tese, seriam os mais palatáveis numa quartas-de-final e lá estava o Bahia, que hoje, terça, 06 do 06, é o mais frágil dos oito que ainda estão no páreo. Resumindo: a sorte fez sua parte, agora é a letra "b" do texto, a competência na janela de Julho/Agosto.
Sobre o zagueiro Bruno Alves, ele é o tipo que dá para chamar de "grande contratação". Chegou barato, quieto, joga um futebol redondo, de 0 a 10, nunca fica com menos de 6, discreto fora de campo, não se lesiona, dificilmente é suspenso e tem o mérito de substituir um dos maiores jogadores da história gremista; Pedro Geromel.
A Direção anterior entre muitos vacilos, nesta aquisição acertou em cheio. Às vezes, um jogador desembarca no Salgado Filho de forma quase anônima, espera a sua vez e, quando menos se nota, é um dos pontos altos do time.
Bruno Alves me faz lembrar de dois zagueiros vencedores e discretos: Mauro Pastor que estancou a sangria vermelha pós-Figueroa e Luiz Eduardo, um júnior que assumiu o lugar de Hugo De León, ficando mais tempo no time do que o grande capitão do Mundial e Libertadores/83.
Concordo sobre o Bruno Alves, Bruxo. Se tornou uma peça importante e constante no Grêmio. E tem gostando de fazer uns golzinhos também. Tomara que o Bruno Uvini siga o mesmo caminho, ele começou mal mas vem melhorando.
ResponderExcluirSobre o Bahia é um dos adversários mais tranquilos que poderiam vir, fomos bem no sorteio. Agora é se preparar bem e jogar sério.
Sobre o time: Fábio lesionado mais uma vez, esse parece que veio fazer excursão no DM. Porém foi contratado sabendo disso, é um jogador com um histórico grande de lesões. E o Adriel... "Esqueceu" o horário do treino. Infelizmente tem que vender logo, mais um jogador estragado por aquele empresário mequetrefe de má índole. Ah, achei válido o folclore de mandar uma proposta pro Messi, mas não dá pra se empolgar dessa vez, risos.
O fato é que o Grêmio vive uma fase de sorte, nos sorteios da Copa do Brasil tem caído contra adversários inferiores em termos de grupo como Cruzeiro e agora o Bahia, no campeonato brasileiro vai pegar um flamengo que jogou segunda e vai jogar novamente quinta enquanto o Grêmio tem a semana livre para treinar, na sequencia enfrentará América e Coritiba em casa. E para julho devem chegar os reforços, Geromel, Pepê, Ferreira e um velocista.
ResponderExcluirCarlos
ExcluirChance para ajeitar a casa sem tumulto.
Desculpa Carlos, mas na minha opinião o único reforço ai é o Geromel. E talvez um velocista. E só.
ExcluirSempre é bom lembrar que o Pedro Geromel veio para cá Bruxo, com enorme desconfiança da torcida e da mídia vermelha. Ele que veio para cumprir um contrato de dois anos está conosco há quase 10 anos! Uma década!
ResponderExcluirO Bruno, tem um começo bastante semelhante ao do Geromel e poderá, também e por que não?, ser um baita nome da nossa história.
Em tempo: Bruno Alves já não é mais coadjuvante no Grêmio. Já faz um baita trabalho desde quando chegou.
Foi um grade acerto da gestão passada.
Rodrigo
São atletas de nível diferente, Rodrigo. Desculpe, mas nem cabe essa comparação. Geromel esta no top 10 das maiores contratações da história.
ExcluirUltima vez que o Grêmio teve zagueiros do mesmo nível do Geromel, foi em 2001, quando o Mauro Galvão voltou pra conquistar a Copa do Brasil. Doze anos se passaram ate a chegada dele, e há dez não aparece outro.
Bruno Alves é um zagueiro comum, do nível de tantos outros bons jogadores que passaram. Sheid, William, Rever, Rodolfo (do SPFC, não aquele do Fluminense que o Renato trouxe em 2011). Enfim, poderia listar mais uns dez zagueiros mais ou menos da mesma prateleira.
Vinnie. Eu não comparei questões técnicas ou o nível de cada um. Comparei a corneta que o Geromel sofreu no começo da sua história aqui, tanto é que no primeiro jogo dele ele fez um gol contra. Ali, naquele momento, nenhum gremista imaginava o que ele faria pelo Grêmio.
ExcluirBruno Alves ainda é cornetiado e por mais que dê as tripas em campo, ainda será visto como tal. Um mero estepe... Penso que ele evoluiu e muito devido a cia. do Kannemann e do próprio Geromel. Além do mais Bruno Alves ainda é "jovem" para um zagueiro e está criando casca e vez e outra tem deixado seus golzinhos... Nada impede, que daqui cinco anos ele nos surpreenda. E já que tu citou o Mauro Galvão e foi oportuno o comparativo com o Geromel, e pegando este gancho eu comparo o Bruno Alves ao Marinho que jogou com o Mauro Galvão. Marinho, diga-se, leva certa vantagem sobre o Bruno...por hora.
Rodrigo
Beleza, Rodrigo. Sim, tb acho que o Bruno Alves é mais ou menos do mesmo nível do Marinho. Mas acho difícil se tornar um baita nome na história justamente por ser mediano.
ExcluirO Geromel foi contestado por poucos jogos, mas tão logo virou titular, ficou nítida a qualidade incontestável dele. O Bruno Alves já tem uma temporada e meia de clube, e ainda oscila.
Entretanto, torço pra que a tua teoria se torne realidade.
Abraço.
Ancorado no sistema com três zagueiros ele joga melhor. Num sistema convencional é apenas mediano. Acho ele lento. Porém no custo/beneficio, sem duvida, foi uma boa contratação.
ResponderExcluirGostaria que o Grêmio buscasse um zagueiro do nível do Nino, do Fluminense. Técnico e com velocidade. Sim, é dificílimo achar um jogador assim. Mas também e por aí que se ganham grandes títulos, com achados deste quilate. Também pensando no ciclo pós-Geromel, que se não for em 2024, será em 2025.
Vinnie
ResponderExcluirGeromel não chega a 2025.
Eu acho que ele encerra no final do gaúchão do ano que vem, Bruxo. Já terá 38... ou ainda, para ser com chave de ouro, em algum jogo da Libertadores caso o Grêmio chegue até lá.
ExcluirRodrigo.