O Botafogo - Um Estudo de Caso
O fato mais surpreendente e impactante desta edição do Brasileiro até hoje, é a campanha do Botafogo, pois é considerada a melhor entre todas da Era dos pontos corridos. São 47 pontos em 57 possíveis, isso dá 82,4% de aproveitamento. São 15 vitórias em 19 rodadas.
O ceticismo que ainda ronda a ideia dele já ser praticamente inalcançável é o seu histórico de ter dificuldade de confirmar os títulos, quando arrancou bem em vezes anteriores e não levou o caneco. É só por isso.
Se for desconsiderado esse detalhe ( o de ser o Botafogo) e se olhar para a estatística, considerando ser Flamengo de Jorge Jesus, Palmeiras de Abel Ferreira ou mais atrás, o Corinthians de Fábio Carille (2017), a relutância em ver a qualidade dos números seria quase inexistente.
O excelente desempenho do Alvinegro carioca neste primeiro turno, merece ser analisado detidamente, porque ele é recente, pois pouco antes era sinônimo de fracasso (regional do Rio), o clube manteve o técnico estrangeiro no começo do certame e o mesmo elenco de atletas pouco conhecidos do grande público, jogadores sem uma biografia chamativa e, como num passe de mágica, o time consegue a maior campanha da história da primeira parte do campeonato.
Basta assistir uns três jogos do Botafogo para ver que não são aleatórias as suas performances. Elas são uma constante positiva tática, técnica, anímica e fisicamente.
Um "case" a ser levado a sério, porque está revolucionando o jeito de "fazer futebol" no Brasil.
Pode ser só coincidência, mas assisti boa parte de dois jogos do Palmeiras, em casa, e o do Botafogo contra o inter, também em casa, ambos gramado sintético. Me "assustou" a velocidade dos jogos, times que tocam a bola rápido e movimentação intensa de todo o time.
ResponderExcluirTipo de grama não é determinante, mas comparando com Sao Paulo x Flamengo, e com os jogos do Grêmio...parece outro esporte.
Glaucio
ResponderExcluirAjuda muito, deve ser uma das causas; mas não é só isso, senão, o Athlético Paranaense e o próprio Palmeiras teriam um aproveitamento maior.
Bruxo, estes dois estão com a atenção dividida entre Brasileiro e Libertadores. Como agravante, Athlético não tinha um bom técnico.
ExcluirNao sei se é so o gramado. Mas eles correm muito mais. Jogam com passes verticais e quase não tocam a bola pro lado ou para trás.
O Palmeiras também é muito competitivo. Mas basicamente só faz gol de bola parada. Não apresenta um futebol vistoso e ofensivo. O Botafogo, sim, pelo menos jogando em casa.
Vinnie
ExcluirEmbora de menor importância, o Botafogo também está numa competição internacional e as viagens são semelhantes.
Saindo do assunto: Gerson e Varela saíram no soco no treino do Flamengo hoje... Que essa crise deles ajeite as coisas pro Grêmio buscar a classificação amanhã.
ResponderExcluirLipatin, a premiação em dinheiro da CB é muito alta e os jogadores ficam com uma boa parte. Não irão jogar menos pelo extra campo.
ExcluirO Grêmio não tem time pra enfiar dois gols no Flamengo amanhã sem tomar nenhum. No máximo vitoria heroica por um gol e a justificativa de que deu o máximo.
Tão falando em escalar Pepê. Seis meses no DM. Substituição certa. Mais o improdutivo Cristaldo de volta. Ou seja, nada animador o cenário.
Também acho temerário escalar o Pepe e se não jogar ele joga o insonso do Carballo, idem no retorno do Cristaldo que não empolga. Mas a bagunça atual do Flamengo tá aí, se der pra aproveitar que aproveitemos hahahah.
ExcluirLipatin
ResponderExcluirPostarei hoje sobre esse ambiente, mas acho que a parada está resolvida.