O Indicativo de Abril
Abril chegou e a tendência é que o Grêmio vai fechar o ano com a taça do Gauchão e só.
A palavra mais amena que encontro para definir a ação da Direção gremista em insistir com Renato é "receio". Fico imaginando diálogos como: - Olha o que aconteceu com o Romildo, tirou Renato e rebaixou o clube. Com ele, o time não cairia.
Na dúvida, eles renovam e aceitam passivamente os desmandos do profissional que deveria ser subordinado.
Aí, ela (a Direção) se conforma com o Gaúchão e a segurança de não ser rebaixado pela quarta vez. Não ousa, não arrisca, não inova, não se arroja, tudo isso com um elenco que vai bater nos 15 milhões de reais mensais, logo ali na frente e salário próximo de 1 e Meio Milhão de Reais para o treinador, ou seja, vai chegar, onde clubes medianos com recursos bem menores chegarão. Nunca será um grande negócio para a instituição. O clube e sua torcida, os grandes enganados.
Após o hepta, eu dei uma "viajada" por alguns blogs e era corrente a ideia: - quero ver a cara de quem criticava o técnico.
Um exagero, porque sabemos que o Inter se enrolou sozinho nesta competição; se fosse para a decisão, poderia repetir o resultado dos dois últimos clássicos.
É preciso saber porque perde e também, porque ganha. Houve uma vez, Suárez. Muitos não entenderam nada do que houve em 2023.
Sobre ontem; dizer absurdamente que tem que poupar Gustavo Nunes, Gustavo Martins, Pavon, Nathan Fernandes é subestimar a inteligência do torcedor. Uma piazada que fácil, fácil, joga 120 minutos corridos, se for preciso.
Além disso, eu mencionei a reincidência dos erros táticos e a prova está nos 56 gols sofridos em 38 rodadas do Brasileirão/23, tomando menos apenas do que Santos, Coritiba e América Mineiro, três rebaixados. O outro que caiu, Goiás, sofreu menos tentos.
Pois entra 2024, ano novo, vida nova? Negativo, o clube joga 19 partidas e toma 20 gols. Nem o mais ingênuo torcedor vai deixar de entender que em 11 meses, Maio/23 a Abril/24, a quantidade de gols sofrida é obra de quem calça chuteiras e atua nos gramados. O furo está fora das quatro linhas.
Para arrematar: o treinador na entrevista de final de jogo, disse que passou alguns nomes para a Direção. Como assim? Não existe um setor de análises, Centro Digital de Dados (CDD)? Será que reforços resolvem? E o histórico do treinador no mais qualificado grupo do Brasil, o Flamengo, como foi?
Renato funcionou no Grêmio até 2019, até o episódio que chamo de divisor de águas, o nosso 7 a1, que foi a goleada de 5 a 0 no Maracanã. Para mim, aquilo foi revelador, ali, eu percebi que fora Tite, nenhum treinador brasileiro tem condições, de forma regular e contínua, competir com boa parte dos estrangeiros que chegaram ao Brasil.
Renato está entre os cinco melhores técnicos brasileiros, mas é o mesmo que estar entre os melhores da Série B. A concorrência é absurdamente fraca.
Como lemos nos comentários da postagem anterior, estamos desacorçoados, porque não tem como mudar agora e o que se vê pela frente é uma perspectiva tenebrosa de acompanhar o ano se arrastar, esperando que 2025 chegue e seja melhor.
A Direção perdeu a hora de trocar o técnico na virada do ano, por isso vai ver o relacionamento com a torcida recrudescer.
Tem muito a ser dito e escrito, mas o texto ficaria muito extenso. Fica para postagens seguintes.
A incompetência do inter no gaúchão é o que tem salvado o Renato nos últimos anos. Se for ver já vai fazer 7 anos da nossa última grande conquista, mas como o Grêmio tem ganhado o estadual e o rival amarga uma seca maior nos contentamos com isso.
ResponderExcluirO problema, pra mim, nem é só ganhar gauchão, mas tu ver que o clube não evoluiu na gestão do elenco e o time não evolui em campo...e "tá tudo bem"...
ExcluirNão se vê o time dando o seu máximo nas derrotas, pra ter a justificativa de que foi até onde deu....se viram foram derrotas vexatórias, sem mostrar a mínima chance de superar um time melhor na tática ou na vontade (2019, 2020..)ou pior derrotas ou empates contra times piores (Del Valle em 2021)...tirando pontos que poderiam dar o título do brasileiro em 23 (santos, Vasco, Goiás..).
Marcio
ResponderExcluirExatamente. Parece que o nosso campeonato é apenas chegar na frente deles.
Infelizmente, parte da torcida só vai acordar com fracassos retumbantes.
ResponderExcluirContinuo torcendo pelo time/clube...mas sem perspectiva de melhora, e sabendo que resultados mínimos servirão pra manutenção da situação de gastar como grande e ganhar(?) como médio....
Nem com o maior fracasso, o rebaixamento, a torcida acordou. Não compreenderam a participação fundamental da estátua na formação daquele elenco e continuam endeusando um treinador que entrega apenas o gauchão e não demonstra seriedade nas demais competições, sempre poupando jogadores e apresentando desculpas variadas a cada insucesso. Não esqueçamos da poupada contra o Sport na terceira rodada, nem descansar em jogo fundamental da libertadores um guri de 18 anos que jogaria todo dia.
ExcluirGlaucio
ResponderExcluirAssino embaixo. Sigo torcendo, mas preocupado com o destino dentro de campo.
Estive no jogo terça. Resultado horroroso e no futebol eu já disse, o que vale é o resultado. Ah, mas se aquelas chances criadas tivessem sido convertidas. Principalmente o cabeceio de Soteldo depois do cruzamento e jogada iniciada por Galdino. O criticado Galdino. Eram jogados 23 segundos. Eu nem tinha entrado ainda. Ainda teve o lance do gol de empate que não deu... outra do Cristaldo... Tá loco...
ResponderExcluirOs caras tiveram duas chances em todo o primeiro tempo. É rede, como diria aquele antigo narrador da Fox. Depois, com 2 a 0 contra a tática ou desempenho é o que menos importa. Aí os caras também poderiam ter até aumentado.
É por isso que não discuto mais o desempenho. Porque não serve para nada. Aliás... só serve quando não é o Grêmio o vencedor. Basta ver quando acontece isso. Terça o time até apresentou certo desempenho com o misto, a bola que não quis entrar.
Se eu pudesse mudar algo naquela terça, no começo dele, teria sido Gustavo ou Natã no lugar de Ely (Que depois salvaria uma); é claro: Caique é o titular. É o menos ruim dos 3.
Na coletiva, Renato disse que a imprensa não lhe entende. Isso é verdade. Alguns torcedores também não. A "folga" foi dada em razão da comemoração do rural. Os jogadores estavam de ressaca. Mas e daí? Na folga de verdade cada um faz o que quer. Renato deve ter visto o primeiro jogo deles. Eu também vi. O Gláucio viu. Acho que todos viram. De fato, são fracos. Um misto deveria dar conta. E quase deu. Mas o SE não adianta.
Agora no final de semana já tem outro jogo valendo ponto e, no Brasileirão sim, é preciso iniciar bem para não acontecer o que aconteceu em 2021. Na Copa temos 12 pontos em disputa. Se der deu, se não der, azar. Nosso elenco é limitadíssimo. Uma ou outra competição vai ficar pelo caminho. E o modorrão, porque rebaixa, não pode ser deixado de lado logo de cara. É preciso pensar nisso. E é exatamente nisso que o Renato está pensando. E assim como ele eu fico imaginando quais seriam manchetes e demais opiniões caso o resultado tivesse sido bom, pois teríamos visto num só jogo resultado e desempenho.
Amigo, me dê um argumento racional pra fazer acreditar que um time que não consegue desempenho contra times mais fracos, terá resultado contra times iguais ou mais fortes.
ExcluirRodrigo
ResponderExcluirOpinião muito pessoal: Caíque nem deveria ter vindo, pois acaba jogando. Nada justifica a sua vinda.
Das suas palavras eu faço as minhas para o goleiro que veste a 1 e que toma gol sempre do mesmo lado, pouco importando a distância dele para a bola.
ExcluirRodrigo
ExcluirTambém acho Marchesin insuficiente pelo que mostrou. A Diretoria errou, mas ele tem biografia, isso pode ter enganado os dirigentes, já Caíque não tem nada. Se Marchesin era um desconhecido para a maioria da torcida, Caíque não, ele é atleta profissional desde os seus 18 anos e não tem nenhum trabalho relevante, nem mesmo a passagem pelo Ypiranga é algo brilhante, inquestionável; aliás, Bruno Grassi apareceu assim, sendo destaque no Gauchão.
Caíque é bem inferior a Brenno, Grando e Adriel. Aí, o grande erro da Direção, não conseguir ver o óbvio e trazer alguém que, salvo o seu marketing, não comprova dentro dos gramados essa preferência de parte da torcida e da imprensa, mas esta última, a gente desconfia que aprova Rochet no Inter e aprova Caíque no Grêmio. Dá para desconfiar.
Exatamente, não há nada que justifique essa idolatria que parte da torcida tem com caíque. Parecia ser aquela história de que quem está fora sempre é a solução, mas mesmo com ele jogando e mostrando que não tem nem cacoete de jogador de time de série A (nem digo time do nível do Grêmio, mas de série A), continuam achando que ele é a solução. Vai entender.
ExcluirCom todo respeito aos comentários do nosso colega Rodrigo, mas são patéticos!!! Ir ao campo e olhar é uma coisa e ir ao campo e realmente enxergar o que está acontecendo é outra completamente diferente!!!
ResponderExcluirSem condições!!!
A cegueira TOTAL realmente acomete a grande maioria dos torcedores gremistas!!!
Primeiro vá à cancha, depois tente então enxergar algo. E de quebra, bote o nome aí "colega" para não apatifar a conversa e sujar o blog.
ExcluirO maior cego é aquele que acredita que com este elenco temos totais condições de levantar a Taça Libertadores, a Copa do Brasil e Modorrão. Se ser campeão de alguma coisa expressiva, vai ser muito pela força da torcida que só "olha" o jogo.
Repito: uma das três competições vai ficar de fora. E se for para escolher uma neste momento, eu escolho a Copa do Brasil por ser mais curta.
O que muitos precisam fazer é deixar ISSO BEM CLARO. Para depois não vir chorar pitangas por aí ou cornetiar o time porque caiu precocemente de alguma competição.
Aproveite, colega, o momento. E seja um pouco mais torcedor do Grêmio. Porque é muito bom TORCER para o Grêmio. Independentemente do treinador que estiver na casamata. Pelo visto, o colega, quer mais é que o Grêmio se lasque todos os jogos apenas para ver cair por terra o Renato.
Rodrigo
ExcluirSe for para preferir, eu gostaria de levantar taça do Brasileiro. Copa do Brasil, a gente já conquistou 5 e o Inter vai com tudo para o certame nacional.
Bahhh, não concordo 100% com o Rodrigo, talvez concorde 70 a 80%, mas daí a chamar de patéticos seus comentários vai uma enorme distância.
ResponderExcluirEu não entendo é o porquê destes comentários raivosos contra o único treinador que nos deu títulos importantes nos últimos 23 anos.
Nelson
Nelson
ResponderExcluirNo meu caso, eu sempre valorizei o trabalho do Renato, quando ele foi bem, mas dessas conquistas para cá, já são 7 anos e o histórico do treinador dentro do clube e no Flamengo mostra que ele estacionou. Observe que o Grêmio sofre muitos gols que coloquei no texto e ele segue formando um meio de campo com Villasanti, Pepê e Cristaldo. Só aí, a gente nota a dificuldade que ele tem para "ler" o que acontece com sua equipe. Só Villa para marcar, acho que até os torcedores veem que com o número de gols sofridos, a experiência com mais marcadores deveria ser posta em prática.
Concordo contigo, quanto a moderação nos comentários. Precisamos respirar fundo, antes de teclar.
Pois é, Bruxo. Mas aí no jogo de terça, ele experimentou o Du Queiroz ao lado do Villa, como já pedido por aqui e não adiantou em nada. Eu diria até que piorou o meio depois deste teste. Du Queiroz até o momento não mostrou a que veio. Mas daqui a pouco, vai ver ele é só mais um dos tantos que nem deveriam ter vindo.
ExcluirRodrigo
ExcluirAí é a nossa discórdia, falta treinador para fazer o Du Queiroz jogar.
Quando o técnico tira o melhor do setor (Villasanti) para jogar de zagueiro, aí, ele escancara a dificuldade que tem para ler o que está acontecendo no campo.
Sinceramente desde que o treineiro chegou, eu fico apavorada quando fico sabendo que o mesmo declara com a sua costumeira empáfia e arrogância característica ''que passou alguns nomes para a Direção" De declarações como essa acabaram aterrisando no clube craque do calibre de TN(o inesquecível meu vizinho), Robinho rapa do tacho do rebaixado Cruzeiro, Biel, aquele outro lá do A.Goianense e outros quetais !! E de Galdino em Galdino, de Pepê em Pepê, de Bruno Uvini em Bruno Uvini e outras "uvas"a folha bate em 15 milhões pra ganhar um Gauchão!! Depois de realizar a inédita façanha de permanecer da 1 a 38a.rodada na lanterna com folha de 12 milhões, no Grêmio depois do advento do treinador vitalício não se pode duvidar de nada!!!
ResponderExcluirFaço de suas palavras as minhas e obviamente que,
Excluirassino embaixo.
Sem esquecer Carlos “comigo ele joga” Alberto, André balada, Diego tardelli…
ExcluirE os apaixonados do treineiro voltaram!! Kkkkk, é muito amor pelo treineiro, bah....pra esse pessoal esse traste é maior do que o Grêmio. Continuem se iludindo, 2021 esta voltando e vcs apoiando esse traste que chamam de técnico.
ResponderExcluirAssino embaixo.
ExcluirTécnico mimado...tiraram o Thiago Santos o Diogo Barbosa e o Lucas silva dele...desde então faz a zaga sangrar, pra provar que não podia ser peitado.
ResponderExcluirAndré, é muito bom dialogar com argumentos, ao invés de fazer acusações sem fundo de verdade.
ResponderExcluirNo terreno futebolístico, ninguém é maior do que o Grêmio, para mim, nenhum dirigente, técnico ou jogador.
O maior treinador do Grêmio , para mim, foi o Felipão, embora eu discordasse de muitas coisas. Depois o Renato, de quem também discordo em muitas coisas, a mais recente foi a escalação do time no último jogo. Por que são os maiores? Porque são os que me deram maiores alegrias. Poderia citar o Espinosa, também, pelas maiores conquistas, mas a passagem vitoriosa dele foi apenas em um ano.
Já como jogador, foram muitos, mas vou citar apenas dois: Alcindo Martha de Freitas, o maior goleador da história do Grêmio, e aquele que os deu o título de campeão do Mundo, Renato, com seus dribles infernais.