Páginas

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Opinião



Impressões 


Posso estar muito enganado, mas as últimas movimentações gremistas (Direção e Conselho + pressões externas) parecem ter dado uma arrefecida na influência do técnico Tricolor nas questões fora das quatro linhas.

Os três guris estrangeiros, suas contratações, elas tem mais perfil de Centro Digital de Dados do que de sugestões presentes em bilhetinhos. Talvez contribua para isso, as indicações de Rodrigo Caio e Edenílson, sabidamente, atletas que não conseguem atuar um tempo e dois tempos completos, respectivamente. Dois equívocos se se pensar em excelência de grupo.

Os resultados de campo com jogadores identificados com o treinador, caso de Reinaldo, J P Galvão e Galdino, também devem ter dado um empurrão para essa nova postura que imagino estar presente nestes dias mais recentes pelos dirigentes. Até estão pensando em novo lateral esquerdo.

A cobrança do Conselho, a proximidade de eleições, certamente contribuem para este cenário do clube. 

Depois de perder o Brasileirão para o Palmeiras por dois empates apenas (e pensar que Guerra poderia estar agora na galeria juntamente com Dourado (81) e Koff (96) do campeões brasileiros, a Direção deve ter tirado lições do fato. Além dos dois pontos, faltou um goleiro naquela campanha, mas, segundo Brum, ele era caro; resumindo: deve-se acertar o elenco, já que o treinador será o mesmo até o final do ano.

Finalizando, tenho visto muito clube menor arrancar pontos dos graúdos, então, o Grêmio que não é um clube menor, tem esta noite amplas condições de sair com 3 pontos do Morumbi.

13 comentários:

  1. Roger " persona non grata".

    ResponderExcluir
  2. Falei sobre o perfil dessas contratações no post anterior. De um lado gostei muito e concordo contigo: Esse é o perfil que tem ser buscado, jogadores jovens, promissores, que podem render em campo e depois ainda gerarem lucro. É assim que tem que ser.
    Minha ressalva fica pela questão do nosso péssimo momento que é propicio a queimar jogadores jovens por toda a pressão vivida.
    Mas fora do nosso contexto de crise eu gostei dessas movimentações pelos jovens sulamericanos. Já Rafael Cabral, Edenílson, Rodrigo Caio e Cia são absurdos injustificáveis. Decisões burras que beiram o amadorismo.
    Mas sobre o conselho eu discordo, esse conselho tem muita gente velha, ultrapassada, oportunista e que nem acompanha futebol. Dizem que foi vergonhosa a reunião de crise que teve uns dias atrás. Gostam de aparecer de crises pra fazer de conta que fazem algo e nas vitórias pra aproveitar o embalo positivo. O Grêmio precisa acordar pra vida e se tornar um clube sério e profissional, não vejo isso isso vindo desse nosso conselho. Só o mais do mesmo vem deles. Tenho medo do nosso futuro com essa onda das SAF's, que meu pessimismo esteja errado e as coisas se encaminhem bem pro Grêmio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que é o destino, Lipatin. Rafael Cabral e Gabriel Grando, de "casa nova", provavelmente, não irá ter chances nos seus clubes.
      Sobre SAFs, como tudo, haverá boas e más.

      Excluir
  3. Sobre o Roger no Inter, é clássica movimentação em que todo mundo sai perdendo.
    Sempre disse aqui que gosto do Roger e queria ver ele se dando bem como treinador dentro ou fora do Grêmio. Ele vinha conseguindo entregar um ótimo trabalho no Juventude, com um elenco modesto vinha fazendo boa campanha. Vamos lembrar que o Roger tava lá embaixo antes de vir pro Juventude onde vinha ressuscitando a carreira. Aí na primeira proposta ele abandona o barco num piscar de olhos. Vai por agua abaixo todo o bonito discurso dele sobre os técnicos terem continuidade, que falou semanas atrás se não me engano, deixa ele com um destacado adesivo de hipócrita no boné.
    Sem falar na questão da história e identificação com Grêmio. Se ele não engatar rápido lá vai cair rapidinho e aí não vai poder reclamar que os clubes não bancam os seus treinadores, pois ele mesmo abandonou seu clube anterior. Pode numa tacada só estar se queimando com três principais clubes aqui do RS.
    Perde o Inter porque traz um treinador que nunca embalou de fato num clube grande, nunca conseguiu sustentar seus trabalhos por muito tempo e chega com muita reprovação da torcida pela história que tem no Grêmio. A receita pra não dar certo já veio pronta.
    E quem mais perdeu nessa foi o Juventude que já viu o Carpini sair em movimentação lamentavelmente parecida no inicio do ano e mais uma vez vê um bom trabalho escorrer pelo ralo por uma ambição um tanto burra do seu treinador.
    Esses dias tava lendo sobre como alguns treinadores merecem esse demite/contrata que acontece nos clubes. Nosso "querido" Vagner Mancini é outro que adora abandonar um trabalho por uma aventura arriscada. Cuca é o pior de todos, vai, embala e duma hora pra outra pede as contas. O Carille praticamente fugiu do Japão sem avisar e já tava quase abandonando o Santos pra ir pro Corinthians. O já citado Carpini é capaz de pintar num quarto clube ainda esse ano. Menção honrosa pro Coudet que se desgosta e vai embora sem muita cerimônia. Roger tem grandes chances de mais um vez se ver sem clube e sem respaldo no mercado daqui dois ou três meses. Depois não adianta chorar que os clubes demitem muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      O desafio de Roger, se se concretizar, vai balizar novos passos na rivalidade Grenal. É uma baita empreitada, um senhor desafio.

      Excluir
    2. Eu vejo como baita empreitada o que ele vinha fazendo no Juventude. E tava feliz por ver ele conseguindo reeguer a carreia.
      Pouco tempo atrás ele ele falou que não assumia clube no meio da temporada. Que gostava de desenvolver um trabalho longo. Sempre foi critico a impaciência dos clubes que demitem o treinador no meio do caminho e pum: Largou um bom trabalho, no meio do caminho e foi pra um destino incerto no meio da temporada. Não é pelo Inter, se fosse pra qualquer outro grande pressionado por resultados eu iria achar uma atitude hipócrita dele do mesmo jeito. Achei um erro dele e contraditório com tudo que ele sempre falou.

      Excluir
    3. Lipatin
      Esse, o maior erro. Treinar o Inter até o Osvaldo Rolla (Foguinho) treinou, o problema é a falta de coerência, o dito e o praticado.

      Excluir
  4. Acho engraçado o pessoal que tá decepcionado com o Roger. Ele saiu daqui escorraçado pela torcida na sua última passagem, agora querem que ele deixe de treinar um clube grande por lealdade a uma torcida que mandou ele tnc em cantos no estádio?

    Minha opinião sobre o Roger como pessoa não muda em nada mas obviamente não irei torcer por seu sucesso agora.

    E também nem acho que vai dar certo porque como falaram a torcida do inter vai ter pouca paciencia com ele pela sua identificação com o Grêmio, e o Roger apesar de bons trabalhos sempre falhou nos momentos decisivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu critiquei ele não pelo Grêmio e pelo Inter, mas pela contradição. Acabei de responder o Bruxo sobre. Eu tava feliz de ver ele conseguir se reerguer fazendo um bom trabalho no Juventude. O Roger sempre parecia um técnico fora da curva na questão das ideias, mas aí ele resolveu ter essa atitude pra dentro da curva. Sempre defendeu desenvolver trabalhos longos, não assumia time no meio da temporada, era contra a falta de paciência dos clubes que demititam os treinadores a rodo. E teve uma atitude que vai contra tudo isso. Abandonou um bom trabalho por essa aventura arriscada. Fez igual o Carpini no início do ano, grandes chances de ter o mesmo destino. Se fosse pra qualquer outro grande eu iria criticar igual. Foi uma atitude de um Mancini da vida. Fico decepcionado porque também gosto do Roger. Imagina a moral e o mercado que ele ia ter terminado bem o ano no Juventude e pegando uma Sulamericana... Agora provavelmente vai acabar o ano desempregado e queimado com o pessoal do Jaconi.

      Excluir
    2. Vale a resposta minha anterior.

      Excluir
  5. Exato, Roberto. E para o meu gosto, ele não é tão icônico na galeria de ídolos do Grêmio.

    ResponderExcluir
  6. Vasco tirou o técnico português que perdeu 4 seguidas e agora está vencendo a 4ª seguida. Já está na primeira parte da tabela. Com o mesmo elenco...#fikadik

    ResponderExcluir
  7. Outro exemplo é o Zubeldía no São Paulo. O Cuiabá começou reação com o Petit.

    ResponderExcluir