O Alicerce
Tenho comigo, que um time como regra começa detrás para frente, isto é, da defesa para o ataque, passando pela consistência do meio de campo. Não vale falar em Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, nem Garrincha, Didi, Amarildo, Quarentinha e Zagallo, outra época, ataques mágicos de Santos e Botafogo.
Quando eu vejo aquela infrutífera troca de passes dos goleiros com seus zagueiros numa pseudo modernidade, aposto que a possibilidade de tomar gols é maior para o time "contemporâneo", pois a bola está muito, muito mais próxima de seu arco e o risco do revés é iminente.
Dito isso, ao ver Mano Menezes fazer uma cirurgia no Fluminense e começar a respirar sem aparelhos, compreendo e concordo com Renato, no momento em que ele "fecha a casinha" com três zagueiros, aliás, como fez com Werley, Rhodolfo e Bressan no vice do Brasileiro de 2013. O Grêmio não podia/pode entrar em campo com a quase certeza de que vai ser vazado, o que significa que a vitória só estará ao alcance com dois ou mais gols, tarefa árdua sem o fator Suárez.
Manter o trio final, independente de nomes, é a medida mais importante no atual estágio Tricolor. Não será definitivo, pois assim que o time adquirir confiança, o esquema poderá ser mudado, se o futuro experimento se mostrar mais equilibrado e eficiente.
Por enquanto, o indicado é fechar o setor e especular lá na frente.
Me parece que realmente a equipe fica mais equilibrada com os três zagueiros, como a prioridade (ao menos pra mim) é fugir do rebaixamento eu jogaria assim:
ResponderExcluirMarche, Geromel, Gemerson e Gustavo Martins, Fábio, Maike, Dodi, Carbajo e Edenilso, Gostavo Nunes e Natan Fernandes.
Titulares preservados para o Brasileirão.
Carlos
ResponderExcluirSó vejo um problema na tua escalação: falta de entrosamento. No resto, bem equilibrada.
Essa questão de fechar a casinha ou jogar pra frente depende muito dos jogadores que você tem. O Guardiola por exemplo joga com o goleiro trocando passes e os times dele tomam poucos gols, mas ele tem os jogadores com qualidade pra isso. O erro de muitos treinadores modernos é tentar jogar como o Guardiola com jogadores medianos.
ResponderExcluirMeio equilibrada, pois no 3-5-2 já temos, por obviedade 03 zagueiros, logo, voçê não pode ter 03 volantes(Dodi como 1o. e Carballo e Edenílson como 2os. volantes) e sim, 02 volantes e 01 meia armador(articulador). Caso contrário seria um time precavido demais ou em outras palavras, RETRANQUEIRO!!!
ResponderExcluirAté conseguirmos ir p/ uma zona de brasileirão relativamente confortável, teríamos que jogar as copas(Libertadores e Copa do Brasil) com time totalmente reserva nem que isso implique na eliminação em ambas.
ResponderExcluirNao sou grande entusiasta dos esquemas com 3 zagueiros. Mas, na atual conjuntura, se der resultado eu apoio.
ResponderExcluirPara o Grêmio atual jogar com 3 zagueiros, eu enxergo algo como um 3-4-1-2, o Cristaldo é o "1" centralizado e o Soteldo o atacante girando por trás do centroavante. Pode funcionar bem, mas precisa sempre de coelhos na cartola do atacante de movimentação e do meia, pois nosso trabalho de bola no meio campo é fraco.
A questão pra mim é que o esquema de 3 zagueiros só está sendo usado pra ter uma bengala para o Reinaldo, é o único motivo. Será que vale tanto a pena mexer em todo o time pra manter a titularidade de um lateral fraquíssimo na marcação e que nem ataca bem também?
Só pra levantar a questão mesmo...
Mas ressalto: se tiver resultado pode manter pra sempre. Me importo em vencer, jogar bonito é para outro momento.