Páginas

sábado, 24 de agosto de 2024

Opinião



 Anatomia de Duas Quedas 


Seria mais interessante fazer uma postagem sobre o confronto de amanhã, mas não dá para pensar "foco no Brasileiro, na permanência na Série A", tão somente. 

Dá para olhar para o futuro, juntamente com a análise e avaliação dos graves erros que fizeram o clube perder mais de 12 milhões de reais em disputas, onde o Tricolor gaúcho era o favorito ou pelo menos, o mais habilitado para superar fase de oitavas, tanto na Copa do Brasil, quanto na Libertadores, justo contra adversários desesperados e muito cobrados pelas suas torcidas por estarem há várias rodadas no Z4, inclusive, enquanto o Grêmio poupava o time titular, o Flu utilizava o que tinha de melhor, usando os seus "velhinhos" no certame nacional.

A análise dos fracassos gremistas não pode ser mascarada pelas enchentes, nem pela possibilidade de não utilização da Arena, tão somente. É enfiar a cabeça no buraco e passar pano, livrando a cara dos grandes responsáveis, o maior e os omissos habituais.

Não precisa ser especialista na área da saúde para ver que as consequências da calamidade no RS, de não jogar em seu próprio estádio ou excesso de viagens constantes não são o carrasco da performance Tricolor. Elas estariam identificadas de pronto no número de lesões, na instabilidade emocional que geraria expulsões e suspensões, nas tensões de vestiários, ou seja, advindos da má  preparação física e desgaste psicológico. Não houve isso.

Isso, se existiu, não superou os equívocos táticos e escolhas do treinador. Dois empates em 0 a 0, sendo que no primeiro atuou com 10 contra 11 a maior parte do tempo contra os paulistas.

Contra o Fluminense, após ter vencido o jogo de ida, a segunda partida apresentou uma das maiores lambanças já perpetradas por um treinador chamado "de ponta" na história do Grêmio. Entregou a classificação de bandeja na primeira etapa. 

Além disso, as escolhas equivocadas do técnico, como por exemplo, não achar um lugar para o melhor atleta do elenco, Gustavo Nunes, estão entre as maiores causas do desempenho nas competições.

Resumindo: Renato está no centro deste fracasso retumbante do Grêmio em 2024. Não dá para relevar este fato, também, festejar permanência na Série A. 

É o fim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário