Páginas

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Opinião



Absurdos 

Esta postagem pode soar oportunista, porque os assuntos consolidados são poucos, mas tudo bem. Que seja assim.

Ela tem como objetivo mostrar aleatoriamente, pois foi como chegou à memória, alguns absurdos recentes protagonizados pelas diferentes partes do Tricolor, seja no organograma, seja nas gestões recentes.

Vou me ater apenas a quatro nomes, que são uma parte ínfima do descaso, dos movimentos que lesaram o clube, promovendo uma sangria, que de tão escancarada, parece calculada, premeditada.

São eles:

- Douglas Costa, que nunca se envolveu com o clube (dentro e fora das quatro linhas) e até hoje produz um estrago nas finanças.

- Du Queiróz, atleta com status de contratação do exterior, imagino ter vindo com um salário "europeu" e que em 2025 está "envergando a jaqueta", como diziam os antigos, do Sport Recife. Até agora, não se firmou. Será que a grana que pinga mensalmente na sua conta é a mesma dos tempos de Grêmio? Quem sugeriu? Quem aceitou?

- Luan. Todos sabíamos que não daria certo. É ex-atleta, falta apenas a oficialização. Por que trazê-lo? Foi por um valor baixo, mas, com certeza, quem o trouxe fez por condescendência ao jogador, nunca olhando para o clube. Quem foi o autor do gesto altruísta?

- Rodrigo Caio: Ontem, assistindo ao jogo do Flamengo, quem eu vi como auxiliar de Felipe Luís? Ele. Sim, veio tirar a derradeira lasquinha no sempre magnânimo GFPA. Quem lembrou dele e sugeriu para compor a zaga gremista?

Há vários, alguns com os quais erradamente concordei com a vinda, como o caso de Nathan Pescador, mas confesso que o meu "saldo de aprovação ou reprovação" é positivo. 

Finalizando: será que esse pessoal que vive a gestão do clube não detém mais e melhores informações do que os torcedores sobre esta "prospecção" de mercado? Será que sabem se o valor que cada jogador contratado é justo ao que apresentou ao longo da carreira?

12 comentários:

  1. O Douglas Costa hoje a gente sabe o que aconteceu mas na época ninguém podia imaginar o estrago que ele ia fazer no vestiário e ele era um bom jogador, então não culpo a direção pela tentativa. A contratação inclusive foi muito elogiada na época.

    Esses outros eram desastres anunciados. Outro absurdo foi o Thiago Neves, que o Romildo chegou a dizer publicamente que não viria mas quem mandava era o Renato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto
      Thiago Neves, a Cereja do bolo das sacanagens.

      Excluir
  2. Bruxo,

    O relato abaixo acontece em Nárnia, jamais no Brasil e principalmente em Porto Alegre.
    Mas lá em Nárnia suspeita-se que a enxurrada de contratações de péssima qualidade se deem pelo fato de que essas são mais fáceis de cada parte ficar com uma beira, um pouquinho pra quem viabilizou, um pouquinho para um intermediário, um pouquinho para um diretor, e de pouquinho em pouquinho todo mundo enche o bolso. O futebol em Nárnia é estranho.
    Mas, voltemos ao Grêmio. Eu gostaria muito de estar na sala junto das pessoas que batem o martelo nessas contratações. Queria saber quais os argumentos eles utilizaram para contratar Rodrigo Caio, para ficar somente nesse exemplo...

    ResponderExcluir
  3. Nessa linha de contratações inexplicáveis vamos falar de Amuzo. Na época da contratação olhei seus números na carreira e constatei que tinha coisa de uma participação em gol a cada 6/7 jogos. Pensei, se tem esses números jogando na Bélgica certamente aqui será pior.
    Se eu vi isso em 5 minutos seria possível o pessoal do clube não ver?

    ResponderExcluir
  4. É por aí, Carlos
    Seria possível o pessoal do clube não ver? (2).

    ResponderExcluir
  5. Falando de contratações, o Grêmio está contratando o ex-jogador Marcos Rocha, lateral de 37 anos, que estava negociando aposentadoria no Palmeiras (assumiria cargo técnico). Meu Deus. Bah, fico até sem ter o que comentar.

    ResponderExcluir
  6. Quero fazer um comentário adicional sobre os nomes que tu citou. Eu não acho que foram feitas com sacanagem (de roubar dinheiro). Acho que é a soma de dois fatores: incompetência (a principal) e falta de dinheiro para trazer coisas melhores.

    Veja que os 4 nomes que você citou, de certa forma eram refugos que ninguém queria:
    Douglas Costa: Estava em baixa na carreira e não tinha mais espaço na Europa.
    Du Queiroz: Idem, foi para Europa e não deu certo lá.
    Luan: Esse nem se fala, jogador-problema que ninguém queria. Veio pela "amizade/social".
    Rodrigo Caio: Idem. Ninguém queria.

    E pode se dizer isso de diversas contratações que fazemos. Como a do próprio ex-atleta Marcos Rocha, que ninguém mais quer.

    Isso reflete a nossa baixa capacidade de investimento: Só conseguimos trazer cara sem contrato, livre no mercado (o que significa que estão em baixa), ou jogador problema que algum clube quer se desfazer, ou jogador em fase ruim... É a nossa realidade.

    Daí, obviamente, 90% das contratações darão errado.

    E o pouco de "bala na agulha" que temos, gastamos com nomes errados, como parece ter sido o caso do Kike Oliveira, que estava no futebol dos EUA. Ou com apostas erradas (Monsalve, Aravena). Mas pelo menos essas eu acho correto fazermos. Mas não podemos trazer só jogador velho e jogador jovem aposta, precisamos contratar jogadores consolidados não veteranos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teddy
      Mais um jogador velho, Marcos Rocha, não dá para culpar o CDD.
      É das sugestões que saem de uma lista, de um bilhetinho.

      Excluir
  7. Bom, depois de todas as publicações acima e não tendo nada a acrescentar, só nos resta torcer por uma nova e bela derrota do tricolor no Domingo e o resto, Arena, CT Luis Carvalho, Cristal e etc., etc e etc. com os dirigentes juntos, é óbvio, que se explodam.
    Bando de IMCOMPETENTES, EXPLORADORES e VAGABUNDOS!!!

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, o que é isso de contratar um lateral de 36 anos e que já não joga em alto nível a um tempão? Que diretoria é essa?
    Há dias atrás falei aqui, que se comissão técnica, diretores e executivo de futebol não fossem demitidos eu jogaria o boné e vou cumprir. Daqui prá frente, tchau prá esses safados!!!

    ResponderExcluir
  9. Realmente, está muito difícil. Já não chegava a trinca do Atlético (Jemerson, Pavón e Edenílson), agora somos brindados com Alex Santana e Marcos Rocha.
    Não culpem o Centro Digital de Dados. É contratação saída de relação em bilhetinhos (à moda antiga).

    ResponderExcluir