Páginas

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Opinião




O maior reforço do Grêmio para 2015

Alan Ruíz? Dudu? Um novo lateral direito? Geromel? Andershow? Um parceiro para Barcos? Afinal, qual é o maior reforço para o ano que vem?

Mesmo faltando dois jogos para encerrar a temporada atual, sejam quais forem os resultados, eu tenho a certeza absoluta que o maior reforço, após Luiz Felipe, é a manutenção de Fábio Mahseredjian, o discreto e competentíssimo preparador físico do Grêmio e da Seleção Brasileira, que não fez apenas o Tricolor correr o jogo inteiro, mas também, reduziu o número de lesões no elenco.

O Grêmio deve fazer um acordo com a CBF e manter o profissional multicampeão. Utilizar-se de criatividade nesse intento.

Mahseredjian tem estofo para, eventualmente, comandar à distância a preparação física, supervisionando o trabalho de seus assessores no Imortal, sem reduzir o efeito benéfico de seu trabalho, portanto, sem afetar à corrida aos resultados propostos.

Antes de buscar a solução mais cômoda, que seria a simples substituição por outro profissional, mesmo que seja Paulo Cesar Paixão, o Tricolor deverá esgotar todos os esforços para a manutenção de Mahseredjian.

17 comentários:

  1. Leonardo

    Bruxo: O segundo maior reforço vai ser passar o Marcelo Moreno para frente. Assisti o jogo Cruzeiro x Atlético, o Moreno é um jogador tecnicamente muito fraco, trombador e atrapalhou quase todos os contra-ataques do Cruzeiro.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, Leonardo!
    Comentei isso, aqui em casa. Não segurou uma bola no ataque, um único arremate no primeiro tempo, aliás, torto. O legítimo trombador.

    ResponderExcluir
  3. Concordo. Este ano a preparação física foi exemplar.

    Com um bom preparador físico tu pode ter um elenco mais enxuto, o que poderá ser essencial em tempo de corte de custos.

    ResponderExcluir
  4. Guilherme!
    Sendo chato; acho que o Grêmio tem que insistir para ter o atual preparador físico para 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo mais Bruxo. Não sei o salário atual do preparador, mas acho que está longe do patamar de ser próximo a de um jogador (ou treinador) de alto nível. Acho que, se necessário, vale pagar bem, leia-se, por volta de 150 a 200 mil mensais (30 a 40% de um treinador top).

      Como eu disse, vale a pena trocar o salário de um jogador mediano por um preparador físico capaz de transformar o mediano num bom (devido a imposição física). Sem contar na possibilidade de enxugar o elenco.

      Mas, infelizmente, parece que esta conta muitas vezes a direção não faz.

      E aqui até faço um "mea culpa". Dias atrás disse que não queria o Paixão, em caso de saída do Fábio, porque a preparação física não tem milagres. Revejo parcialmente a minha opinião. Acho que quando tu tem o top, vale investir para mantê-lo. Agora se perdermos ele, acho que a saída é buscar a juventude (com qualidade) no mercado, isto é, alguém bem preparado, mas com um conceito básico que pra mim é essencial: fisicamente não existe milagre, negócio é trabalho!

      Excluir
    2. Guilherme!
      É por aí. Tem que esgotar os esforços, bota grana na mão dele, libera um medalhão da era Odone, mas se não, que seja outro que goste do que faz e que conheça o métier.

      Excluir
  5. Pessoal, aconteceu o que estava previsto: o Corinthians foi absolvido no caso Petros.

    ResponderExcluir
  6. Glaucio Missioneiro27/11/2014, 13:39

    Ainda mais por parecer estar em sintonia com o Felipão. As vezes ocorre de não se acertarem. (preparador e técnico)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem lembrado, Glaucio.
      A sintonia é fundamental neste trabalho. É tão importante, que os treinadores carregam o seus preparadores físicos. No caso do Grêmio, sem Mahseredjian, que seja o Paixão, mesmo que não seja o mesmo de anos passados.

      Excluir
  7. Rá! Vocês são muito esperançosos, Deusolivre.

    ResponderExcluir
  8. Negociação com o Marlone, era muito bom no Vasco, que tal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ
      Jogador moderno, muito fôlego e técnica; me serve.
      Apenas acho que a grana deve ser gasta prioritariamente em 3 posições (mantidos esses titulares); seriam um lateral direito, um 10 e um companheiro para Barcos:
      Patrick ou Nino Paraíba, Alan Ruiz e Joel, o camaronês. Depois viriam os demais.

      Excluir
    2. Marlone entraria em negócio com Moreno, pelo que lembro - em que pese estarem dizendo que viria para substituir o Dudu - é meia armador.

      Excluir
    3. Verdade!
      Não jogam na mesma, nem tem características parecidas.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro28/11/2014, 07:47

      Pra se livrar do salário do Moreno, vale qualquer negócio.

      Excluir
    5. Mas acho que não vai ser fácil, Glaucio.

      Excluir
  9. Rafa!
    Eu nem contava com essa. O futebol brasileiro está nas mãos de umas ratazanas, fosse Gremio ou Inter e o Corinthians o prejudicado, a história seria outra.

    ResponderExcluir