Páginas

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Opinião



Roger acerta mais do que a média

Acompanhando este final de campeonato fica evidente o grande trabalho de Roger Machado Marques à frente do Tricolor.

Li na mídia esportiva, que acertar com Roger em valores elevados era um exagero, porque ele não havia ganho nada. Grande bobagem. Quantos trabalhos foram reconhecidos por estarem em processo evolutivo e deram ótimos resultados por conta da lucidez de permitir a  sua continuidade. Dispensa-se o cara e contrata quem?

Já escrevi que tem muito "pereba"  (esse o termo que utilizei anteriormente) jogando muito na mão deste treinador. Essa é uma realidade a ser considerada. Como eram as performances e carreiras de Erazo, Galhardo e Marcelo Oliveira antes de Roger? Respondo; todos eram bancários no Flamengo, Bahia (jogou a última, justamente contra o Grêmio) e Palmeiras.

Se o Grêmio se mantém há várias rodadas no G-4, o correto, para o Grêmio é G-3, o grande promotor desse fato é o treinador. Vejam o ataque do Grêmio, vejam o banco do Tricolor, comparem com os clubes do eixo Rio-Minas-São Paulo-Rio Grande e arrisco dizer que o nosso clube é o menos "apetrechado" em "recursos humanos", onde está o fator, que eleva o Imortal a um dos prováveis representantes brasileiros na Libertadores? O treinador, sem dúvidas.

Em 33 rodadas, 31 foram sob a batuta de Roger, eu acho que ele falhou feio contra a Chapecoense aqui, respeitou demais o São Paulo no jogo de lá, arriscou com o goleiro errado e fez a leitura incorreta dos enfrentamentos contra o Flu, aí o seu maior pecado.

Entretanto, Roger mostra que é um treinador atualizado, trabalhador, equilibrado e em evolução. Erra, mas erra menos do que a média brasileira e, repito, se derem "mão de obra qualificada", os títulos virarão rotina na vida do Tricolor. 

Em tempos de falar em manutenção, a do treinador está à frente da dos atletas.




8 comentários:

  1. Verdade. Por parecer tão óbvia, as vezes nem é assunto. Antes até de Geromel, a primeira manutenção a ser confirmada é a de Roger.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, porque faz excelente trabalho, também, porque as possíveis reposições seriam arriscadas e caras.

      Excluir
  2. Retomando o assunto anterior e dentro da tônica. Tirante uma negociação irrecusável, daquelas vendas de ótimos ganhos, tenho dois motivos principais para acreditar na necessária manutenção de Giuliano:
    1º - Não há reposição a baixo custo. A não ser que voltemos ao esquema dos três volantes (Deus me livre) seria mais um posição que demandaria um investimento alto (meias custam caro).
    2º - É importante para o esquema de Roger. Isso foi algo que tirei daquelas poucas coisas que conseguimos colher da imprensa. Roger - falando do seu esquema - explicou sobre a utilização moderna do ponta (Pedro ou Everton) e a obrigação de acompanhar o lateral adversário. Explica o jovem treinador que isso, além de aumentar a "amplitude do campo", desobriga o volante de fazer a cobertura do nosso lateral e com isso permite à dupla (Maicon e Walace) avançar e participar de forma mais ativa no ataque.
    Pois bem e o que isso tem a ver com Giuliano? Tem a ver que nosso volantes priorizam a técnica e distribuição de jogo e por isso nossa dupla não se destaca nos desarmes - não lembro os número exatos mas não estão nas cabeças dos maiores roubadores de bola - e também não fazem gols! Por isso considero Giuliano importante, não é fácil um jogador da posição com sua disposição defensiva. Preferiria alguém como Renato Augusto, mais goleador, mas isso implicaria em modificar também uma das posições da volância.
    Enfim, aí é papo que vai longe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um jogador útil com custo de craque.

      Excluir
    2. Liberar não diminui o custo. Não existe reposição a altura no grupo, contratar alguém pra posição - além do risco - demandaria alto investimento; é trocar 06 por meia dúzia.

      Excluir
    3. Não discordo, e nem acho que deva ser liberado. Mas como tu disse, se surgir proposta...

      Excluir
    4. Se vier uma boa grana, abraços...

      Excluir
  3. O Giuliano tem uma importância muito grande no esquema do Roger; o que falta é um pouco mais de chutes à média e longa distâncias.
    Concordo; se vender tem que ser por muita grana, pois a reposição não será barata; a menos que haja alguma promessa na base.

    ResponderExcluir