Renato e a engenharia do time
2010: Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos; Vilson, Fábio Rochemback, Douglas e Lúcio; Jonas e André Lima.
2013: Dida; Rhodolfo, Werley e Bressan; Pará, Riveros, Ramiro, Souza e Alex Telles; Vargas ou Kléber e Barcos.
Olhando essas escalações, a gente se assusta positivamente com os resultados que Renato alcançou. A primeira formação, um voo do rebaixamento ao 4º lugar e vaga na Libertadores, a segunda, o vice campeonato do Brasileiro num ano em que o Cruzeiro barbarizou.
Agora, o treinador se vê impedido de contar com Walace e Douglas, certamente, ele terá que ser criativo, aliás, bem mais criativo e competente para superar esses novos desafios, porque a Libertadores é "um furo mais embaixo".
Novo trabalho de engenharia para o "professor".
A saída do Walace será difícil repor no grupo, Jailson pode vir a ser, mas ainda não é.
ResponderExcluirPorém, vejo como melhor, a solução mais simples: Bolanos no lugar de Douglas, e treino. Capacidade de fazer o que o pança fazia ele tem.
Glaucio
ExcluirEmbora com características diferentes, eu acho coerente o Renato começar a montagem do time com Bolaños no lugar de Douglas. Aí entra a "engenharia" do título do post.
Não apenas para fazer a troca pura e simples, mas adequar o time ao futebol do equatoriano sem desfazer o que tem de bom.
A natureza está obrigando Renato a escalar Bolaños e a tirar Pedro Rocha, este último titular absoluto se eu fosse o técnico. O time de 2013 no papel era longe de ser ruim, concordam? Claro que tomando como base o Campeonato Brasileiro. Não vai ser difícil o jogo do Grêmio fluir caso Renato escolha as peças com naturalidade e os jogadores se empenhem.
ResponderExcluirSe Luan fizer mais um semestre com lapsos esporádicos de craque, tem que vender obrigatoriamente no meio do ano, mesmo que sejam por míseros 10 mi de euros. Antes que nem vaga no time titular ele tenha mais.
Victor
ExcluirEste é outro problema recente, que me fez escrever a postagem "um meia diferenciado".
É necessário tem de 2 a 3 jogadores que assumam a responsabilidade e tenham qualidade para decidir. Douglas é um, o outro seria/será Luan, precisa um terceiro, que eu via em Dátolo (com algumas restrições); alguém que entra na do Douglas e que também tenha condições de formar ao lado dele.
Bom dia Bruxo! Wallace e Douglas Maestro Pifador são insubstituíveis, a decadência de um time vem daquela crença que "o reserva, ainda que não seja grande coisa, dá conta do recado..." De grão em grão a galinha enche o papo: de perda de qualidade tolerada aqui e mais ali pronto! Nasce a ruindade! Uma perda se absorve, mas duas acumuladas em pouco tempo faz as duas serem sentidas. A lesão de Douglas Maestro Pifador poderia ser didática se o Grêmio tivesse técnico, porque exigiria do Grêmio um jogo mais moderno, sem centro nervoso, mas com inteligência "espalhada" pelo meio campo todo - mas pá! Wallace saiu! Vai justamente de encontro a isso... Já chamaram Roger para remontar o time para Renato motivar? E pensar que Roger foi auxiliar de Renato, até viajou para ganhar Grenal no interior para o "Pai do Cruel", que além de tremer contra os colorados tem preguiça de viajar quando pode beber uma gelada em casa diante da TV, com ar condicionado, como no Rio, tudo apoiado pela diretoria incapaz e sem ambição que não sabe nem como é a forma de uma bola (diretor remunerado entendedor de futebol já! Chega de vazio futebolístico nos gabinetes!) Sempre que Douglas Maestro Pifador sai do time, há um reserva teórico que os ressentidos com suas teses furadas dizem que "se pegar a vaga não larga mais"... que bom se fosse assim, mas sempre tal reserva não joga nada, e os ressentidos se remoem de desgosto com a evidência da titularidade indiscutível de Douglas Maestro Pifador. Não se trata de corneteiros, mas de ressentidos, magoados com a vida: "se meus palpites são furados que me sobra na vida já que minha vida se resume palpites, sofá e futebol?"), até conspiração criam para proteger os reservas de Douglas Maestro Pifador, além de inventar pifadas em bate e rebate, etc... se pifada que não gera gol serve, Douglas Maestro Pifador é mais pifador ainda - e sem precisar inventar pifadas.
ResponderExcluirExato. Se olharmos de forma individual não parece tão grave: Vende-se Giuliano, tudo bem, a grana era alta, vende-se Walace, tudo bem, o cara queria ir e o clube precisava de dinheiro, lesão de Douglas, o cara é contestado; porém, é como micro lesões, uma hora é unha encravada, noutra, frieira, mais adiante, esporão no calcanhar; junta tudo ao mesmo tempo e o cara não caminha mais.
ExcluirEssa noção, a Direção terá que ter. É um setor inteiro que foi desmontado.
Rodrigo,
ExcluirPoderia citar os jogos (e resultados) em que Douglas não esteve em campo de 2015 pra cá?
Podes colar aqui links e vídeos dos tais bate rebate que viram pifadas?
Minha nossa
ExcluirUm caso recente foi o último Grenal. Todos depositavam esperanças em Bolaños para o lugar de Douglas Maestro Pifador, poupado, e se viu aquilo, um time desprovido de neurônios. O equatoriano ainda acha que é meia? Ficar posicionado na meia até a naba colossal do Bressan fica (escrevam aí, vai entregar de novo, o contrato dessa naba é vitalício? Sempre volta, caramba!), mas e as funções de meia? Bolaños viu como é uma pifada (e de letra) de Douglas Maestro Pifador no seu gol contra o Atlético-PR em Curitiba, espero que ele descubra que é atacante. Ele no time? Ok, mas fica algo como 4-3-3 com uma meia cancha e laterais fracos, e de novo lamento a saída de Wallace e dando uma olhada nas escalações do Bruxo nessas posições, Gabriel/2010 e Telles/2013 dariam uma bela mão ao time - e o Barcos sim era capaz de recuar e articular, como o Bolaños pensa que sabe. Giuliano Seleção (e até o ano passado o Grêmio tinha Wallace, Giuliano Seleção e Douglas Maestro Pifador juntos), pois giuliano Seleção, outro perseguido pelos ressentimento, comendo a bola na europa, "cyborg" e tudo, seria mais útil na posição do Douglas Maestro Pifador. Os magoados com o sucesso do Douglas Maestro Pifador acham que ele e os peladeiros Lincoln e o fracassado itinerante Maxi Rodriguez (ambos de grande talento, mas que não são jogadores de futebol, mas pateticamente não passam de peladeiros que só não devem ser mandados passear em definitivo por serem jovens, com tempo para serem algo mais do que as nabas que infelizmente são efetivamente hoje - e duvido que Renato, pai de Jael Cruel, os eduque.) Não há no grupo alguém, exceto Luan, já titular, capaz de raciocinar um jogo de futebol como Douglas Maestro Pifador, ver o companheiro desmarcado e num tapa tocar a bola já sabendo o que fazer antes de recebê-la como Douglas Maestro Pifador (mas há caras que por não saberem o que fazer com a bola, conduzem, driblam, cabeça baixa, companheiros livres ignorados, driblam o mesmo adversário de novo pra trás até cavar uma falta inútil longe da área, coisa típica de Maxi Rodriguez). Não há alguém, como Douglas Maestro Pifador, capaz de esperar com frieza o momento exato de tocar para um atacante logo antes deste ficar impedido. Entre os vários reservas promissores (e só teóricos) só há fracassados nessas tentativas de substituir Douglas Maestro Pifador, alguns chorando falta de chances que eles mesmos não abrem ou ampliam para si mesmos, apoiados por quem reza todos os dias pela não recuperação de Douglas Maestro Pifador.
ResponderExcluirMelhor ler esta bobagem do que ser analfabeto
ExcluirEu testaria o Grêmio amanhã no bom e velho 4-4-2
ResponderExcluirGrohe
Léo Geromel Thyere Marcelo Oliveira
Jaílson Michel
Ramiro Maicon
Bolaños e Luan
Victor
ExcluirVeja quanta diferença: Jailson, Michel, Ramiro e Maicon.Antes Walace, Maicon, Giuliano e Douglas.
Aí o treinador tem razão em chiar.
4 volantes contra o Passo fundo?
ExcluirMichel não mostrou nada de mais em Brasília. Everton ou Lincoln no lugar dele já dão uma cara melhor pro time.
A não escalação de Éverton, só seria aceitável por lesão.
ExcluirDo Ramiro para frente todos tem características de criação. Além de Michel e Jaílton chegarem bem para finalizar.
ExcluirDe certa forma tens razão Victor. Maicon pode fazer a do Douglas, no mais, é só Bolanos na do Pedro Rocha mesmo, com o Michel fazendo o apoio defensivo pela esquerda.
ExcluirSó acho que perde qualidade na saída de bola, a não ser que esse Michel seja muito melhor do que apresentou contra o Flamengo.
Eu ainda não entreguei as fichas no caso do Lincoln, porque tem 18 anos. Pode ser, entretanto, o clube não pode contar com ele ou Chávez para serem o diferencial numa LA.
ResponderExcluirO que me deixa "cabreiro" é a contratação do Jael; não por ser o Jael, mas sua característica; ela exige um adequação do time, uma adequação difícil, porque ele (Jael) será o terminal das jogadas.
Pode ser um centroavante às antigas, mas que tenha movimentação, André Catimba, Nunes (Flamengo) Lucas Pratto e William Potker, para citar nomes antigos e recentes.
Eu na posição da direção insistiria com o Lincoln por mais no mínimo 5 anos, vide Lucas Lima e Jonas. Sobre o treinador chiar, ele sabia o que tinha quando aceitou vir para cá, além de ter incentivado Walace a ir para a Europa, faltava dois três dias para fechar a janela.
ExcluirVictor
ExcluirAté um empréstimo sem nenhuma cláusula de venda; temos exemplos no próprio Grêmio: Everaldo, o tricampeão emprestado para o Juventude na década de 60, Paulo Lumumba para o Aimoré, Tinga, Botafogo e Japão, mais remotamente, Alcindo, o Bugre Xucro, Jonas.
Considerando o time atual, forçando a barra ainda com Wallace, e mais estes dois anos, 2010 e 2013: Victor/2010; Gabriel/2010, Rhodolfo/2013, Geromel e Wendell/2013 (ainda que reserva); Fernando/2013 (embora tenha saído antes de Renato chegar), Wallace, Souza/2010 e Douglas Maestro Pifador/2010; Luan e Jonas/2010.
ResponderExcluirQuatro de 2010, quatro de 2010 e só dois atuais (sendo que um deles foi embora a troco de banana...) e isso diz algo sobre a lerdeza e falta de ambição da diretoria atual. Vários reservas de luxo e escalações alternativas possíveis. Em 2010 e 2013 o Grêmio ficou perto da Copa do Brasil, duas semifinais; perdeu (com Silas) para um ótimo time santista com Neymar, Ganso jogando o que nunca mais jogou e Robinho nos seus últimos momentos de alto nivel, e perdeu no último quarto dos 180 minutos. Em 2013 fracassou com seu esquema retranqueiro diante de um medíocre Atlético-PR, presa fácil para o igualmente medíocre Flamengo. O Grêmio não fez mais por merecer sair do jejum em 2016 do que fez em outros tantos anos: BR2008, LA2009, CB2010/2012/2013/2015. O jejum foi duro, cruel, e foi quebrado na gestão menos ambiciosa, embora, sabemos, todos os méritos estavam no campo - então será que a quebra da seca ensinou algo?
Em 2013 o Grêmio começou cheio de expectativas: Libertadores, esbanjamento de grana, goleada no Fluminense no Rio, oba-oba com Koff, Luxemburgo em alta, jogador do cofre sempre por chegar... Mas o pereba Cris caga o jogo em Porto Alegre, Bressan, sempre ele!, toma caneta do Medina... Começou o ano à frente do Cruzeiro e terminou o ano sem ameaçar a liderança mineira. Que Brasileiro tedioso aquele! Cruzeiro nunca ameaçado na liderança, Grêmio nunca ameaçado na vice-liderança, e um mundo de ruindade atrás, de binóculos, como o Garnizé colorado, irritado com o jogo feio do Grêmio kkkk...menos feio que o de Argel/2015 - mas do jogo do analfabeto que falava "rejuvelhescer" entre outras pérolas (que quase rebaixou três times ano passado o Garnizé gostava, Argel beijava seus pés!
Corrigindo: cinco de 2010, três de 2013 e três atuais, sendo que considerei Wallace, que foi embora... Sobra só Geromel e Luan do time atual na verdade. O zagueiro é indiscutível, já o Luan, ainda que seja melhor que seus concorrentes, poderia perder, por irregularidade, sem que fosse um absurdo, a posição para André Lima/2010, Barcos/2013 ou Vargas/2013 (embora o melhor Barcos seja o de 2014). Mas tudo bem, ainda haveria unzinho do time atual nessa seleção, o Geromel - e podemos pôr no lugar de Wallace o Maicon e Bolaños pode jogar mais e ele ser a ameaça a Luan...
ExcluirLuan, Maicon e Bolaños, a restrição que podemos fazer a eles é a irregularidade, o equatoriano tem atenuante: Lesão grave e convocações.
ExcluirAí entra o famoso "saber porque ganhou; saber porque perdeu". O grupo atual do Grêmio SE NÃO FOR REFORÇADO; coloco em maiúsculas para não ser chamado de incoerente lá na frente; será inferior ao Coirmão em dois meses.
ResponderExcluirHoje, o rebaixado Inter colocaria 5 jogadores fácil, fácil entre os titulares do Grêmio.
Danilo, Dalessandro e quem mais?
ExcluirConcordo com o Bruxo. Danilo... e...e... Ah! Gamarra, Falcão, Carpegiani e Fernandão. Mas que a naba do Rodrigo Dourado vai ser vendido por mais que o Wallace ah vai! - a não ser que molhem a mão dos dirigentes sacanas do inter; 500 mil pilas por fora e o comprador escolhe o preço, eis os dirigentes brasileiros.
ExcluirKkknkkkk
ExcluirCarlinhos ou Uendel, Rodrigo Dourado, D'Alessandro, Nico Lopez, além de Danilo.
ResponderExcluirCortes,ramiro,max,jael e Grassi. São bem melhores que estes do binter.
ExcluirVamos ver se a realidade é esta quando tivermos o Grenal.
ExcluirVictor
ExcluirOs Grenais são jogos especiais, já vi Jurandir anular Falcão e um juvenil chamado Borracha(Inter) estrear no clássico e ser o melhor do jogo, fazendo gol, para depois cair num ostracismo de dar dó.
O importante vai ser sequência.
Pois é, empate contra o Caxias em casa e derrota fora em início de Campeonato são a mesma coisa. É muito cedo pra dizer que os craques estão lá e os perebas aqui. Quando estivermos no fim do Gaúcho e fim da fase de grupos da Libertadores saberemos quem é quem;
ExcluirVictor
ExcluirA minha observação sobre os 5 do Inter é pelo histórico: Danilo, Uendel/Carlinhos, Dourado, D'Alessandro e Nico López; não é pelo desempenho deles agora. Digo que estes entram no time do Grêmio sem causar nenhuma injustiça ao Grohe, Marcelo Oliveira, Jaílson, etc...
Dois jogadores interessantes do Coirmão, que merecem atenção: Alemão e Carlos.
ResponderExcluirMas põe muita boa vontade.kkkk
ExcluirImaginem um ataque com Luan e Nico López; excelente.
ResponderExcluirPrefiro Luan e Bolanos.
ExcluirPrefiro luan/jael, luan/fernandinho
ExcluirHeraldo
ExcluirComo seria do meio para frente com essas duplas?
Bolaños deve jogar um pouco mais recuado.
ResponderExcluir