Páginas

domingo, 21 de janeiro de 2018

Opinião


Imaturidade ?


Recém li a manifestação do treinador César Bueno no pós-jogo e tenho a certeza de que foi infeliz no seu pronunciamento, especialmente na parte das justificativas para a derrocada gremista diante do Caxias, clube que não vencia o Imortal há 15 anos na capital.
Bueno bateu com insistência na questão da falta de maturidade do grupo, deixando a mim pelo menos, que isso foi determinante no insucesso gremista.
Pois eu vou confessar aqui: Desde jovem, desde de "imaturo", tenho bronca com essa adjetivação, algo que cresceu mais agora que não sou "imaturo" e vejo muito no futebol a utilização da falta de experiência para dar veracidade ou robustez às situações incômodas.
Isso nem sempre é verdadeiro. Especialmente a imprensa esportiva se utiliza deste argumento em falha dos jovens, que muitas vezes são idênticas àquelas praticadas por jogadores cascudos, como vou comprovar nos vídeos abaixo, os pênaltis de Marcelo Oliveira aos 2 minutos da primeira etapa diante do San Lorenzo e o de Marcelo Hermes contra o Rosario Central, ambos os jogos pela LA de 2016, ocorridos na Argentina.
A precipitação do menino Marcelo Hermes foi  creditada a falta de experiência, já a do "trintão" Marcelo Oliveira ... Me expliquem onde está a diferença dos lances?
Por que os erros de bola parada ontem em quatro dos cinco gols não podem ser decorrentes de outros fatores como desentrosamento e falta de atenção? Tem que ser exclusivamente por imaturidade?
O que diria César Bueno se a falha do quarto gol do também "trintão" Bruno Grassi, se no arco estivesse um dos jovens goleiros azuis, Brenno ou Léo Jardim? A desculpa estaria na ponta da língua.
Resumindo: Há falta de experiência sim, mas outras causas concorreram para a derrota, entre elas, os equívocos do comandante técnico.
Tratando de imaturidade; acho que Bueno foi ingênuo ao escancarar publicamente a sua opinião sobre os erros do jovem time de transição. Ali, sobrou a sua imaturidade.
Seguem as penalidades dos dois laterais esquerdos gremistas em 2016 pela LA:




 

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog.
    Bruxo, vou ser mais duro no meu meu relato.
    A instituição Grêmio não quer mais jogar gauchão já faz uns três anos, ficam dizendo que almejam títulos importantes e esquecem que um tempo atrás, torcedores choravam ao sair da fila de oito anos. Sou fanático tricolor, mas não sou burro. Gauchão como vestibular pra ver se um jovem é bom ou não pra jogar no time principal é tolice. Pra mim, que fui jogador de base de time mediano, vestibular se faz na escola, no campo se demonstra abilidade, se tem, tem, se não tem, adeus. Quando se almeja algo grande e não o conquista, o miserável gauchão serve como tapa buraco, isso é de uma burrice tremenda. Anos 90 se usou o Expressinho por obrigação, e não pra testes, jogadores do time principal con 70 jogos por ano e sem reclamar. E final de ano tinham tempo de bater uma bolinha na praia, sem cansaço. Nós torcedores não podemos nos aceitar mais um título, que outrora foi tão importante pra história, seja jogado fora ou dado a outros de mão beijada. A grandeza de um time, se faz nas conquistas, seja ela pequena ou grande. Campeões todos lembram, mas e dos vices, 3os, 4os....
    Obrigado pelo espaço pra desabafo. Grato. Eduardo.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, um abraço.
    Eu, sinceramente, não sei o que será do Gauchão? Tenho este mesmo sentimento com relação ao passado; o hepta nosso,o octa deles,mas os tempos mudaram.
    Hoje, o Grêmio tem um "pepino" que é ter que jogar o regional com o terceiro time,isto é, não ter condições de brigar pelo título e (aqui é constatação, não crítica) não revelar isso para não correr o risco de desmobilização geral (torcida e clube).
    Sufoco.

    ResponderExcluir
  3. Bruxo, o pior é ver a diretoria dizer que quer fazer amistosos, ao invés de jogar o gauchão. É mais fácil pegar um time fraco, meter 5 e dizer que o time tá perfeito, do que se arriscar no gauchão, perder e dizer que é começo de ano. Daqui a pouco chega a Recopa e o time sequer jogou um jogo pra valer. Faltou treino, porque não começaram antes, a garotada arrasa no começo, se perde no meio e entrega no fim. E o treinador falar em inexperiência do time, sacanage. Eduardo.

    ResponderExcluir
  4. Concordo, Eduardo
    Escrevi que não deve haver precipitação da volta dos titulares por conta da má campanha do de "transição", mas essa decisão por treinos no CT poderia ser substituída por enfrentamentos do regional cujo o local fosse a Arena.

    ResponderExcluir