O Jogo da Volta, o do Beira-Rio
Hoje, Segunda-feira, foi o dia das muitas teses sobre a situação de cada um dos grandes clubes do RS depois do clássico.
Fiquei impressionado como as teses da mídia entram na cabeça dos torcedores. Explico: Muitos colorados aceitaram o tal "10 oceanos" que separam Grêmio e Inter atualmente. Que é o tricampeão da América versus o vice da Série B.
Ora! Dá para buscar explicações para aceitar e para refutar esta afirmação. Exemplificando; aqueles que discordam, dizem que se a bola do Dourado, a primeira de cabeça, tivesse entrado, o jogo seria outro e a tal diferença seria apenas um discurso teórico. Os que concordam partem exatamente do mesmo lance, pois se Dourado não fez é porque encontrou a qualidade (defesa de Grohe) que Éverton não encontrou em Lomba no arremate derradeiro da primeira etapa.
Para quem viveu várias fases desta gangorra tão gaúcha, tão particular nestes pagos, sabe que nos anos 60 e 70 para ficar em apenas duas décadas, as imensas superioridades gremista (60) e do Inter (70) nunca ficaram plasmadas completamente em Grenais, basta verificar os números que o amigo Alvirubro expôs na parte dos comentários na postagem de Sábado no blog, o Pequenas Histórias.
Houve um momento em que o Tricolor emendou 6 vitórias consecutivas em Grenais, 1977/78, mas ali, elenco por elenco, jogador por jogador, (eles) não apresentaram "oceanos" de distâncias entre a Dupla, a diferença tinha nome e sobrenome: Telê Santana. Nem na época do Rolo Compressor houve essa sequência. O craque estava na casamata.
Então, para o jogo de volta, o desta Quarta-feira, esse discurso "introjetado" na cabeça de gremistas e colorados; de duas, uma: Ou os autores não conhecem a história dos clássicos ou estão "engenhosamente" preparando terreno para um ambiente ideal para os seus verdadeiros propósitos para o próximo Grenal.
Da minha parte, acho que o Grêmio se classifica, mas não sem suar sangue.
Vejo duas diferenças entre as equipes:
ResponderExcluir1. Entrosamento/padrão de jogo;
2. Craques, no caso Luan e Arthur
Concordo plenamente, Carlos
ResponderExcluirPorém, estas diferenças já apareceram em épocas anteriores e nem assim, foram tratadas como "10 oceanos"ou algo parecido.
Tomara que o Grêmio ganhe bem amanhã, mas não é o meu sentimento.
Vão jogar com o freio de mão puxado, o que é normal. Não quero prever derrota, mas empate ou até perder por 1x0 é aceitável. Não vai ser esse segundo jogo que vai medir a capacidade do Grêmio.
ResponderExcluirGlaucio
ExcluirPalpite: 2 a 2.
Quando a gangora estava invertida o Inter não perdia oportunidade de ganhar grenal, certa vez Fernando Carvalho ficou irritado por não ter goleado, Então meus amigos é hora de aproveitar a superioridade e ganhar mais uma deles.
ResponderExcluirConcordo, sem deixar a soberba subir à cabeça. Houve alguns comentários, que não duvido, de que o D`Alessandro pediu para Renato não golear e foi atendido com aqueles gestos de Renato, após o terceiro gol, de que "acabou". Imaginem se o rival mete uma goleada nada impossível nesta volta. Por isso, tratando-se de jogos contra um adversário tradicional, sempre é perigoso subestimar e não se aproveitar das oportunidades. Já vimos ambos estarem em má fase e ainda assim reverterem placares desfavoráveis. Este jogo de volta está totalmente aberto, apesar dos mais fanáticos. Mas, ainda assim creio que o Grêmio pode obter nova vitória, apertada, e que não será fácil, mas provável. Lembrem-se de que agora a situação se inverteu e quem é o franco atirador é o rival. Respeito ao adversário deve ser a tônica, de ambos os lados.
ExcluirArih
ExcluirRealmente, clássico é clássico, grenal é grenal, o Grêmio precisa saber disso.
Carlos
ResponderExcluirGostaria de ter essa tua euforia, mas o Grêmio vai jogar com o freio de mão puxado.
Não se trata de euforia Bruxo, o Grêmio é melhor e não pode puxar o freio de mão, se eu sou o presidente aumento o bixo.
ExcluirCarlos, quando a gangorra estava invertida, eles perdiam oportunidades de ganhar Gre-Nal também. Calma. O Grêmio ganhou 3 em 2011, 2 em 2013, fez 5x0 em 2015. Ganhou 2 em 2007, um em 2009 e ainda deu volta Olímpica no Beira-Rio em 2006. As coisas não são bem assim. CONCORDAS BRUXO?
ExcluirAcho Daison. Até tratamos em postagem anterior (comentários) a origem desta diferença pró Inter. É a fase do Rolo Compressor.
ExcluirDe resto, estamos levando vantagem nos últimos anos.
Carlos
ResponderExcluirÉ uma grande ideia.O grupo entra turbinado e embala.
Sem contar que dependendo de outros resultados os jogos decisivos das próximas fases podem ser na Arema.
ExcluirO Caxias já dançou. O Brasil de Pelotas que está à frente, pode dançar até nas semi, se não bobear antes.
ExcluirSó o Grêmio ganhou 6 Gre-Nais seguidos na história...
ResponderExcluirExato; vide "A outra façanha de Telê".
ResponderExcluirhttps://bruxotricolor.blogspot.com.br/2014/07/pequenas-historias_26.html
Jogo de cena. Jogo combinado entre D`Alessandro e Renato (incluindo o juiz). Uma palhaçada. Nada a comentar numa vergonha dessas. A RBS que deve estar satisfeita.
ResponderExcluirArih
ResponderExcluirMuito ruim, um fiasco.