Páginas

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Opinião



Abissal

Luiz Felipe, Abel Braga, Mano Menezes, Vanderlei Luxemburgo, Fábio Carille, Renato, Tite, Cuca; quem mais? Depois do que Sampaoli e principalmente Jorge Jesus fizeram neste Brasileiro, o conceito do treinador nacional "medalhão" despencou. Nem vou me referir a Argel, Adilson Batista, Alberto Valentim, Osvaldo Oliveira, Nei Franco, Enderson Moreira e assemelhados. É uma diferença abissal.

O português está há cinco meses no país. Ganhou com folga o Brasileirão e levou a Libertadores, isto é, não conquistou a Copa Rio e a Taça Guanabara. Isso tudo, sem poupar os titulares, confrontando o "mantra" que demonizava o calendário, etc..., já Sampaoli pegou uma parada torta no Santos, um clube endividado e sem jogadores de qualidade; vai ser vice-campeão.

Resumindo: Pelo menos neste ano, dá para dizer que treinador ganha jogo, ganha campeonato, por isso, mantidos Jesus e Sampaoli  no Flamengo e Palmeiras (boa possibilidade), cravar que a "espanholização" chegou ao Brasil, não é uma ideia descabida. 

Quem poderá ameaçar esta bipolarização? Não descartem o Inter de Eduardo Coudet, pois mesmo que sejam notícias infundadas, considerar Chará e Pedro Rocha como reforços, é uma sinalização de que aqueles que indicaram essa dupla, estão antenados com os novos tempos. 

Tempos de Jorge Jesus e Jorge Sampaoli.






9 comentários:

  1. Sofremos de uma crise de treinadores que já vem de muito tempo, só ficou escancarado agora com as boas campanhas de Jesus e Sampaoli. Como tu disse o Coudet também tende a "aprontar" no comando do Inter no próximo ano.
    Dos brasileiros vejo apenas Rogério Ceni e Thiago Nunes com potencial pra se tornarem grandes treinadores, mas ainda precisam se provar. O Roger não conseguiu dar o salto na carreira que se esperava, mas ainda pode chegar lá. Carille é vencedor mas na mesma rapidez que cresceu e venceu ele já decaiu e precisa se "reciclar". Renato é o atual grande nome entre os brasileiros mas já entrou na fase da estagnação e se não se renovar pode cair na vala dos medalhões.
    OBS: E o Cruzeiro hein? Vamos poder ter o prazer de rebaixa-los nessa quinta. Não canso de repetir o exemplo do que não fazer que eles deram, e o Grêmio insiste em trilhar um caminho perigosamente parecido com os medalhões de salário alto. Se o Renato ficar e o Grêmio vender o Luan e trouxer o Thiago Neves eu vou me obrigar a torcer contra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago Neves nem pensar; aí, sim. O craque está na Arena: Luan.

      Excluir
    2. Eu tenho medo Bruxo. Renato adora o Thiago Neves e já tentou trazê-lo ano passado.

      Excluir
    3. Bom, aí cai todos os butiás do bolso, Lipatin.

      Excluir
  2. Bruxo, sempre respeitando tua opinião gostaria de em parte discordar.
    Sampaoli foi eliminado prematuramente em tudo o que participou e só fez uma boa campanha no Brasileiro, mas nada diferente do que Renato já fez algumas vezes com o Grêmio e nem se compara com as campanhas de Luxemburgo (Palmeiras e Cruzeiro), Felipão (Palmeiras) e Abel (Fluminense). Dizer que o elenco do Santos não tem jogadores de qualidade também é discutível, o Goleiro, os dois laterais e Carlos Sanches seriam titulares no Grêmio, os dois zagueiros são de bom nível, Sacha, Soteldo, Delis Gonzales e Marinho não são de se jogar fora, me arisco a dizer que é um elenco melhor que o do Inter que chegou na final da CB.
    Jorge Jesus realmente vem dando de relho pois seu time joga em uma intensidade superior e o nivel de exigência se manteve após as duas conquistas porem existem outros fatores que favorecem o Flamengo.
    Preparo Físico: Me surpreendeu a superioridade física dos jogadores do Flamengo no primeiro jogo da semi na Arena, os caras do mengão chegavam antes em todas, no maraca nem se fala.
    DM: Incrível como no Mengo o atletas se recuperam rápido, enquanto no Grêmio cada contusão é uma gravidez. Rafinha opera o osso no rosto e joga depois de 10 dias, Jeam Pierre tem uma lesão muscular e meses depois ninguém cogita seu retorno. Tem alguma coisa errada aí.
    Jogadores: O Flamengo tinha alguns furos no time, trouxe Rafinha, Mari, Felipe Luiz e Gerson. O Grêmio tinha alguns furos no elenco trouxe Julio Cezar, Galhardo, Deivid Braz e Luciano, quanta diferença.
    O que Renato precisa é falar menos bobagem, parar de achar que pode recuperar qualquer jogador, no mais tem o mesmo nível dos estrangeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas colocações Carlos! Quanto ao Sampaoli, e também serve pro Jorge Jesus, isso mostra o nível baixo dos treinadores daqui. O Sampaoli vinha de trabalhos ruins no Sevilla e na Argentina e andava pouco prestigiado, já o Jorge Jesus vinha de um trabalho conturbado no Sporting e depois andou pela Árabia. Ambos estavam sem muito mercado na Europa. Chegaram aqui e se mostraram muito a frente dos nossos medalhões. Quanto a Luxemburgo, Abel e Felipão: já fizeram sim grandes trabalhos, mas no passado. Hoje deviam tá curtindo a aposentadoria ou ganhando uns milhões a mais na China ou algo do tipo. Não sendo vistos como solução por aqui. Dá pra colocar o Mano nesse bolo também. O Luxa até que salvou o Vasco esse ano e merece aplausos, mas não vejo ele indo muito melhor que isso.
      Renato já fez muito em 2016 quando assumiu e especialmente em 2017. Mas depois ele se perdeu no personagem e na teimosia. Sem dúvidas que ele pode se recuperar, mas vai precisar rever suas ideias e insistências.

      Excluir
  3. Carlos
    Belo comentário, a nossa divergência nele, está apenas no Sampaoli, que emplacou um grande trabalho no Chile e fará pontuação de campeão brasileiro, não fosse o Flamengo.
    As escolhas nos reforços foram muito ruins (no Grêmio).

    ResponderExcluir
  4. Pablo Retamoso Valim03/12/2019, 17:46

    Concordo em gênero e grau! O Grêmio não pode errar nas contratações!!
    Se a torcida tiver paciência, o Coudet pode fazer um bom trabalho no Beira-Rio (desde já secando!!!).
    Muito bom teu blog, alto nível nas colocações e nos comentários! Junto com o Grêmio 1983, do André Kruse, meus favoritos!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Pablo
    Bom ver esse retorno.
    Torço para que Coudet não dê certo, mas, por coerência, eu que andei sugerindo o seu nome para o Imortal, antes da contratação do Renato, não posso dizer agora que é mau treinador.

    ResponderExcluir