Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Opinião



Vitória encaminha a classificação 

Essa vitória em terras paraguaias possui as mesmas características presentes nesta série de invencibilidade, isto é, coletivamente foi bem e as individualidades decidiram, quando se fizeram necessárias.

Andei olhando "pedaços" de outros jogos, independente da natureza (Série B, Brasileirão, Copa do Brasil ou Libertadores); a maioria, eu "larguei" pela metade; Atlético Mineiro e Botafogo foi na primeira etapa. Assisti-los todos, passou a ser programa indigesto. Já o Grêmio, desconsiderando o fator torcer que pode mascarar a análise, está bonito de se ver. Ele nunca se fecha lá atrás; é propositivo e, além da filosofia que Renato acredita, apareceram as mexidas tão clamadas por parte da torcida. Se o jeito de jogar era ideia imutável, não havia jogadores para se tornarem "herdeiros" do futebol de 2016 e 17.

Ao promover o ingresso de Darlan e Jean Pyerre mais a boa participação de Luiz Fernando pela direita, o time encaixou. A chegada de Churín mexeu com Diego Souza e a letalidade de Pepê se ampliou.

Faltava fechar o arco na hora do aperto. Vanderlei começa a se justificar. Não são defesas de "marketing"; são de grande grau de dificuldade em horas absolutamente cruciais das partidas. 

Fez duas excepcionais no segundo tempo. Na defesa, Geromel sobrou em relação aos seus três companheiros de setor que não comprometeram.

No meio de campo, a razão principal para os 13 jogos invictos: Darlan e Jean Pyerre estão jogando cada vez mais e isso auxiliou a estabilidade "por cima" das atuações de Matheus Henrique.

Luiz Fernando é acréscimo em relação a Alisson; hoje no primeiro tempo , se concluísse bem a jogada em que deu três meia-luas nos adversários, este lance iria ilustrar a maioria dos noticiários esportivos. Perdeu dois na etapa final, uma, mérito do goleiro. Porém, gostaria de ver Ferreira ter a mesma sequência que o menino que veio do Botafogo.

Na frente, Diego Souza não repetiu as jornadas anteriores e Churín teve o mérito de deixar Pepê na cara do gol para o 2 a 0 no placar.

Quanto a Renato, apenas um reparo: se não foi por cansaço, "Monsieur" Jean Pyerre não deveria ter sido sacado. Juntamente com Pepê e Vanderlei, formou o trio dos melhores em campo.

Pinares vai entrando aos poucos. Vai se ambientando naturalmente. Lucas Silva, Rodrigues e Éverton não apareceram muito. Churín, talvez por ter mais tempo em campo que os demais, foi o destaque entre os que saíram do banco.

A vaga está quase garantida. Quase.

Seguem lances da vitória:







14 comentários:

  1. O Grêmio sobrou no PY e só não voltou classificado pq Luiz Fernando esteve como Pedro Rocha no início jogando bem e finalizando mal.
    Vanderlei salvou mais uma vez na hora do aperto e Geromel é Geromel.
    O trio do meio gremista foi "nojento", gastaram a redonda, e Pepê mais uma vez "errou tudo o que tentou". Kkk
    O otimismo está crescendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, teu comentário me fez relevar o Luiz Fernando...tomara que comece a fazer os gols logo...Pedro Rocha errava mas fazia mais.

      Excluir
    2. Carlos, também admiro o futebol do Pepê. Mas ninguém está imune a má jornadas. Naquele jogo em questão, ele não esteve bem. Assim como contra o Corinthians. Se tiver um argumento interessante, então faça-o. Gostaria de ler inclusive. É muito cômodo vir aqui depois de uma atuação de luxo do cara e cornetear quem o criticou antes.

      A mesma coisa com o Jean Pierre. Se voltam contra aqueles que o criticavam - vi direto essa semana em alguns portais. Mas foi criticado porque se arrastava em campo e ficou oito meses sem jogar enquanto o time afundava pela falta de um meia. Agora que está jogando bem merece ser elogiado. É simples.

      Apesar de feliz, continuo achando cedo pra comemorar. Cuiabá, Juventude, Ceará, Guarani do Paraguai não são adversários do mesmo nível do Grêmio - fora esses ganhamos só do Fluminense que é outro time bem mais ou menos. A coisa vai engrossar logo. Manter o nível contra Palmeiras, São Paulo, Flamengo, River é outra história. Tomara que a gente consiga.

      Não vi o jogo ontem, mas nesses jogos recentes vi os mesmos problemas de antes, Mateus Henrique sempre de lado, e nunca de frente, pras jogadas, segurando a bola demais e entregando uma ou duas rapaduras por jogo, Jean Pierre longe do gol, fazendo jogada de efeito em zona morta do campo. Fora os ruins que a gente já sabe quem são, mas esses não valem a pena. A gente critica de quem pode esperar alguma coisa. E são os guris que tão elevando o time agora, principalmente o Darlan que dá sustentação ao meio de campo e ainda nos livra do Lucas Silva e do Taciano. Falta o Ferreira ainda pra coisa encorpar de vez.

      Excluir
    3. Relaxa Vinie, foi só uma brincadeira pra enaltecer a grande jornada do Pepê.

      Excluir
    4. "Se tiver um argumento interessante"

      Assistência pros dois gols serve?

      Excluir
    5. "Não vi o jogo ontem,"...sugiro ver...

      Cara, se o JP se arrastava em campo, o que sobra pro Maicon, que tu vivia elogiando? E passou 8 meses sem jogar por quê? Quem escalava Tiago Neves e Robinho? NO mais, ele não é imune a lesões.

      Não se trata de comodismo, mas tu não tem o mesmo critério na crítica. A diferença da fluidez do jogo com o JP em campo, mesmo mal, não se compara a jornadas anteriores do time, sem ele. Não é um craque que pega a bola e resolve sozinho, mas melhora o jogo de todos do meio pra frente, diferente de outros, que sobrecarregavam.

      E sobre jogar longe da área, de fato, ele não é um Luan, mas no ultimo jogo fez gol e deu um merengue que o Luiz Fernando perdeu.

      E sugiro assistir os jogos.

      Excluir
  2. Carlos
    Pode não vir nenhum titulo, mas estes 13 jogos invictos, não é sorte ou casualidade.

    ResponderExcluir
  3. Um grande jogo de Libertadores! O Grêmio cresceu, soube conter os paraguaios e matou o jogo. Aliás confesso que não esperava tanto do Guarani, os paraguaios fizeram um jogo duro.
    Vanderlei em noite inspirada, Geromel sempre preciso na proteção. Gostei dos dois laterais, Ferraz foi mais burocrático e Barbosa foi muito ativo no jogo. Esse trio Darlan, Matheus e Jean Pyerre joga muito, botaram o Guarani na roda no segundo tempo. Aliás partidaça do Matheus Henrique e como o futebol dele cresceu na companhia dos outros guris. JP esteve abaixo no primeiro tempo mas no segundo tirou o coelho da cartola e jogou muito, o belo gol matando o goleiro foi coisa de quem sabe muito. No ataque Pepê segue sendo o cara, foi o personagem decisivo do jogo criando o lance do primeiro tento e mandando pra rede o segundo, sempre chamando a responsabilidade. Já Diego Souza mais uma vez esteve abaixo e Luiz Fernando... Bom, ele se esforçou muito e participou ativamente do jogo mas falta categoria pra ele, não se pode perde aqueles gols num jogo desses, isso pode custar caro depois, concordo que Ferreira podia ganhar uma sequencia ali. Churín entrou muito bem e mostrou mais uma vez raça e oportunismo na assistência de cabeça pro Pepê.
    Esse é o Grêmio que queremos ver. Méritos pro Renato também que acertou o time e sua conversa no intervalo foi decisiva pra vitória. E belíssima a homenagem dele usando a 10 do Maradona na beira do campo, um golaço do estátua ontem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      O Grêmio precisa segurar Pepê até o final do ano esportivo de 2020,isto é, em Fevereiro de 2021. Perdê-lo em Dezembro vai ser uma tragédia.
      Joga muito.

      Excluir
  4. Vanderlei foi fundamental, se sai perdendo, ali, complicaria bastante a partida.

    No mais, ainda não aceito Luiz Fernando de titular, é muita vontade e pouca inspiração. Mas, né, ganhou de 2x0 fora em mata-mata de libertadores...deixa assim, as abóboras vão se ajeitando

    ResponderExcluir
  5. Às vezes, eu acho que é medo do Ferreira engrenar e o Alisson ficar sem chances, então, é Luiz Fernando, Everton...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tento não levar pra esse lado, mas não duvido.

      Excluir
  6. Joao Hollerbach27/11/2020, 17:40

    É até admissível a alternância entre Luiz Fernando e Ferreira, mas a utilização do Éverton não faz sentido(a não ser em caso de lesão, cartão amarelo/vermelho).

    ResponderExcluir
  7. João
    Não faz sentido por mais de um motivo: está em estágio inferior aos demais; também, porque nunca jogou ali antes.

    ResponderExcluir