O Pesadelo
No Grêmio atual, discurso e prática são duas linhas paralelas, isto é, não se encontram nunca. Explico:
Tudo parece apontar para o aproveitamento massivo da base gremista. Quantitativamente, uma verdade. Basta ver a relação de inscritos na Libertadores, porém ... há controvérsias.
As primeiras contratações vão de encontro ao discurso; dois atletas com mais de 30 anos, que não são para compor grupo.
Outro indício; a derrota para o Del Vale forneceu munição para os condutores do clube/time pedirem cautela, calma com os jovens, como se esses fossem os responsáveis pela derrota gremista. Isso me cheira à busca de justificativas para a condução do time dos sonhos (deles e pesadelo nosso), recheados de cascudos. Estão à espreita, esperando o bote para implodir o futuro da garotada e do clube.
Talvez não seja exatamente assim, mas poderá ser assim: um goleiro cascudo, mediano, "passe" na mão, carreira discreta; Rafinha, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Matheus Henrique e Maicon, Alisson, Diego Souza e a cereja do bolo do projeto: recuperar Éverton Cardoso.
Não é nenhuma paranoia minha. Se deixarem, o projeto será esse com Rafinha, Diogo Barbosa, Thiago Santos, Maicon, Alisson e sem Vanderson, Brenno e Ferreira.
Não consigo ver nesta ótica, Bruxo. A derrota no Paraguai não passou pela piazada.
ResponderExcluirLá, a arbitragem fez toda a diferença. E isso não é passar o pano. Mas com o 2 a 0, seria outra coisa.
É verdade que o time parou de jogar após o 1 a 1. Aí, o erro crasso do Diego Souza, e a cereja do bolo, o erro de Alisson.
Sobre cascudos, hoje, para quem viu essa final da Globo, viu que experiência, cancha vale muito. Um exemplo, o goleiro do Flamengo. Nunca me chamou a atenção este goleiro, mas ele fez a diferença quando desconcentrou o jovem jogador palmeirense. Antes de qualquer coisa, não desejo ele no Grêmio. Seria repetir, Dida, por exemplo. Sem comparar aqui as carreiras de cada um.
Experiência é importante e, vejo o Rafinha, como um bom reforço porque Vanderson é muito promissor, mas precisa de "orientação", cancha e conselhos de quem ganhou bastante coisa por aquele lado do campo. No Grenal Vanderson não foi expulso porque o juiz era fraco. Perdeu o controle ao se enroscar com o gadeiudo colorado.
Brenno, não me preocupo com ele. Porque ele não voltará para o banco. Duvido muito. Mostrou-se seguro de si, mas falta a ele ainda, um pouco mais de serenidade. Ainda é ansioso. Um pecado capital para um goleiro, tendo em vista que por aí há muitos maus batedores de pênalti.
Envergadura, velocidade e reflexo ele tem.
Alisson. Este sim, vejo como uma questão de tempo a sua saída. Porque pra ele temos substituto. Inverter o Ferreira ou Leo Pereira são opções. Problema é no lado esquerdo. Cortez indo embora, ficaremos reféns desse lateralzinho que nem pra gandula serve.
Rodrigo
ResponderExcluirNão passou pela gurizada certamente; mas é isso que li, um murmúrio que tem que ir com calma; me soou como sendo já uma "cama" para acomodar os cascudos.
Experiência é importante, mas isso não implica jogadores com idade avançada. Exemplificando: Anderson, o do gol do título dos Aflitos, com 23 anos já tinha muita experiência. Pelo menos, 6 anos de profissional.
A ideia do texto não é o meu pensamento, por isso coloquei o título "Pesadelo". Este time, eu suponho que vai entrar em campo, quando todos os jogadores estiverem em condições. Ou pelo menos, uns 8 deles.
A calma é necessária, Bruxo, para ali na frente não acabarmos com meia dúzia de jovens queimados.
ExcluirAqui mesmo, por exemplo, já questionamos o Léo Chú pós aquela expulsão bisonha dele. Após o gol no Grenal, o jovem subiu três ou quatro degraus junto à torcida.
Até mesmo o Brenno, com todas as até aqui "supostas" boas partidas contra times médios ou ruins já foi. O próprio Vanderson, que "apareceu repentinamente", lá no começo não era visto como alternativa, tanto que uns pediam pela renovação ou compra do Panita. Hoje, Vanderson, é indiscutível.
E por fim, no meio de campo, onde a carência e exigência é muito mais ampla, pois é ali que o jogo se define já passaram quatro volantes (FH, Bobsin, Araújo e Darlan e mais o JP (todos da base) e o único que parece abrir uma pequena vantagem é o Darlan, muito em virtude da má fase que JP teve ano passado e pelo seu arquivamento (necessário neste momento, para que repense o que quer da vida).
Araújo já nem está mais aqui. Bobsin e FH, nenhum deles tem a experiência necessária para jogos pesados que teremos pela frente. Neste sentido a contratação do tal Thiago Santos é bem vista, por mim pelo menos, após ver a pequena amostragem que nos foi dada até aqui dessa piazada.
Rodrigo
ResponderExcluirThiago Santos aprovando,comparo com ganhar na Mega jogando apenas 1 aposta. Nada indica que vai dar certo. Da mesma linhagem de Rômulo, Lucas Silva e Wellington Martins (que não veio). Só um time bem arrumado fará com que ele jogue bem; mas nesse caso, Bobsin ou Fernando Henrique dariam boa resposta,possivelmente.
Bom volante? Zé Ricardo, América MG.Anote esse nome.
Ninguém imaginou, por exemplo, que Diego Souza "daria" conta do recado. Acontece que de 5 ou 6 que desembarcaram, foi o único que deu algum retorno.
ExcluirVamos esperar o rapaz fardar e jogar. E ver o que acontece.
Só que não tinha nenhuma centroavante na base. Pra outras posições que trouxeram gente, tinha.
ExcluirTomara, Rodrigo, tomara.
ResponderExcluir