Pequenas Histórias (256) - Ano - 1993
Maracanã, Fluminense, Luiz Felipe, Goleiro Jovem ...
Fonte: https://gremio1983.wordpress.com |
Em 1987, Luiz Felipe teve a primeira passagem pelo Grêmio, ganhou o Regional e buscou novos ares. Na segunda, ele conquistou a maioridade como técnico de futebol e subiu feito um foguete. O início não foi animador, mas ele com seu jeito agregador e visionário, começou a formar o elenco que deu o segundo título da Copa do Brasil (94) e seguiu ajustando o grupo até chegar aos resultados de 95 e 96 com respingos ainda em 97 no tri.
A trajetória começou em 93 com alguns tropeços, passos vacilantes que necessitaram a intervenção do presidente Koff, garantindo a permanência do jovem treinador.
Em Outubro daquele ano, campeonato Brasileiro, o Tricolor gaúcho foi ao Rio de Janeiro. Coincidência com atual momento; além de ser contra o Fluminense no Maracanã, Luiz Felipe contou com um menino de 20 anos no gol, Danrlei e um centro-avante com uma boa estrada em seu currículo, Charles, campeão nacional pelo Bahia de Evaristo de Macedo e passagem pelo Boca Juniors.
Naquele final de tarde, Felipão utilizou: Danrlei; Grotto, Paulão, Aguinaldo e Branco; Pingo, Jamir, Carlos Alberto Dias (Marco Aurélio) e Carlos Miguel; Fabinho (Wolney Caio) e Charles.
Nelsinho Rosa escalou o Fluminense com: Nei; Márcio, Brasília, Alessandro e André; Alaércio, Chiquinho ( Serginho), Moreno e Julinho; Ézio (Celinho) e Nílson.
Os clubes vinham de mal a pior, em especial, Fluminense e Botafogo. Naquela rodada, nenhum deles venceu. O pior era justamente o clube das Laranjeiras que via o rebaixamento muito próximo.
O Imortal saiu na frente logo aos 12 minutos, gol do baiano Charles. Esperto, ele penetrou na zaga, após chute de Jamir que resvalou num adversário. 1 a 0, quebrando o jejum de três jogos em que o time não marcava.
Após este lance, a partida caiu num marasmo terrível, sem jogadas de áreas, em especial, os donos da casa que com essa derrota, encordoava uma sequência de quatro derrotas consecutivas e oito sem vencer.
A situação era tão ruim para os donos da casa, que o presidente do clube sugeriu durante a semana, uma ideia curiosa: os atletas assistirem o desenho animado de Tom & Jerry para quebrar a tensão do elenco.
Não deu certo. As pouco mais de duas mil pessoas presentes no estádio, não perdoaram a diretoria, nem o time ficou descontraído.
Felizmente para os tricolores cariocas, aquela edição do Nacional possuía trinta e dois participantes, com isso, os grandes clubes (Flu, Botafogo e Atlético Mineiro) se safaram do rebaixamento.
Fonte: Arquivo Histórico de Santa Maria
Arquivo pessoal do amigo Alvirubro
Jornal do Brasil.
Segue o gol de Charles:
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGrêmio contra adversários da cidade do Rio de Janeiro (1912 - 2021)
ResponderExcluir389 jogos
155 vitórias do Grêmio
110 empates
124 derrotas do Grêmio
508 gols marcados pelo Grêmio
441 gols marcados pelos adversários
+67 gols de saldo
............................................
Grêmio contra adversários da cidade do Rio de Janeiro (1950 - 2021) - Jogos na cidade do Rio de Janeiro
160 jogos
43 vitórias do Grêmio
51 empates
66 derrotas do Grêmio
178 gols marcados pelo Grêmio
222 gols marcados pelos adversários
-44 gols de saldo
............................................
Grêmio no Maracanã (1950 - 2020)
106 jogos
31 vitórias do Grêmio
36 empates
39 derrotas do Grêmio
113 gols marcados pelo Grêmio
136 gols marcados pelos adversários
-23 gols de saldo
............................................
Grêmio x Fluminense (RJ) - história do confronto
86 jogos
37 vitórias do Grêmio
22 empates
27 derrotas do Grêmio
110 gols marcados pelo Grêmio
94 gols marcados pelo adversário
+16 gols de saldo
............................................
Grêmio x Fluminense (RJ) - Jogos na cidade do Rio de Janeiro
38 jogos
10 vitórias do Grêmio
13 empates
15 derrotas do Grêmio
38 gols marcados pelo Grêmio
46 gols marcados pelo adversário
-8 gols de saldo
Dentro da realidade de jogar fora, bons números.
ResponderExcluirSim, um enfrentamento equilibrado.
ExcluirUm pouco antes da chegada de Scolari, em 1993, Sérgio Cosme foi substituído por Cassiá, na direção técnica do Grêmio. Em 1992, Cassiá tinha levado o EC Pelotas ao 3º lugar no Gauchão. Em junho de 1993, foi contratado pelo Grêmio, pelo bom desempenho no Rio Branco, de Americana, SP, no Paulistão, Apesar dos bons resultados do time, onde teve apenas uma derrota, contra a Seleção do Irã, Cassiá não chegou a completar 60 dias de trabalho, no Tricolor. Deixou o comando do clube em meio a uma excursão internacional. Foi quando assumiu Luiz Felipe Scolari.
ResponderExcluirSim; teve um desentendimento com um conhecido dirigente.
ResponderExcluir