Páginas

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Opinião



Se Ficar ... Se Correr... 

A lógica indica o rebaixamento; a longa permanência no Z-4, um número de derrotas constrangedor; aqui uma ressalva, melhor perder e ganhar algumas do que ter essa pontuação com vários empates (os critérios podem salvar o Imortal), além de um show de equívocos monumentais.

Esse brete em que se meteu, tem momentos de profunda incompetência bem sinalizados como afastar Éverton Cardoso e, de uma hora para outra, ele virar alternativa, arquivar juniores que davam dentro de campo, melhores resultados (só olhar a estatística), ressuscitar Paulo Miranda e Luiz Fernando, excluir do time o melhor atacante, Ferreira, manter Diego Souza e, pior, recuá-lo do ataque para uma posição que exige mais movimentação, ontem. Por fim, se o DM está vazio, onde foi parar Churín, que não ficou no banco nesta Segunda-feira, onde até Leonardo Gomes estava entre os reservas? 

Se tem um fato emblemático para caracterizar este período desastrado, eu ilustro agora: 2016, o meio era Walace, Maicon, Douglas e ... Ramiro. Ano seguinte: Jaílson, Arthur, Luan e ... Ramiro. Pergunto, se houvesse lugar para Alisson, com quem ele se assemelharia em qualidade técnica nesses dois quartetos? Certamente, ao mais discreto deles, Ramiro. Então, vamos a 2021, quem é o "responsável" pela criação num "quadrado" formado por Thiago Santos, Lucas Silva, Villasanti e Alisson? Não preciso explicar mais nada sobre o fraco desempenho do time e sua colocação na tabela. Em terra de cego...

 Por que acho que cai? Porque os gênios que assumiram a bronca nestes últimos dias olharão para a sequência de três pedreiras e concluirão: - o time tá  uma naba, mas não dá para mudar agora. Vamos manter Thiago Santos, Alisson, Diego Souza, Rafinha.

Sabe quando mudarão, colocando os garotos? No final do campeonato, já pensando no aproveitamento deles para a volta a Série A em 2022.

Contra o Palmeiras o meio terá Thiago Santos ou Lucas Silva, Villasanti, Jean Pyerre e Alisson. Na frente, Douglas Costa e Diego Souza. Novamente questiono: - Mudará alguma coisa? E na lateral esquerda, o afastado Bruno Cortez voltará do exílio e assumirá o lugar, porque os outros não são confiáveis. Mais um exemplo da incapacidade desse pessoal. 

Mancini tem mais uma semana para mudar, mas como diz Dênis "Sangue nos Olhos" Abraão: Nessas horas, os homens tem que ter coragem. 

Será que isso não vale para o comandante técnico?


27 comentários:

  1. Em 2016 era o Giuliano, e não o Ramiro (meia cancha melhor ainda). E nesses últimos anos o Maicon veio ladeira abaixo sem ninguém trazer um substituto. Depois venderam o Arthur (e pelo preço tinham de vender mesmo), mas assistiram passivamente o Luan se aposentar pra colocar as fichas no MH e no JP, que na melhor das hipóteses eram medianos.

    Comprometeram a remontagem do plantel pra trazer o Tardelli em fim de carreira. Acho que ali começou a derrocada. A saída do Éverton foi a pá de cal….

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giuliano saiu na época do Roger, e acho que foi um dos motivos da queda deste. Nunca mais conseguiu acertar o time. Depois veio Renato e passou a usar o Ramiro na meia direita.

      Excluir
    2. Mas em 2016 ele não estava mais?

      Sempre acho que aquele jogo contra o Atletico-MG, do gol antológico, foi em 2016. Pode ter sido em 2015 então.

      Valeu.

      Excluir
  2. Vinnie
    Ainda assim, não era para estar nessa situação. Os erros deste ano são os grandes responsáveis pela queda que compromete 2022.

    ResponderExcluir
  3. Bruxo, na realidade os equívocos estão escancarados, cristalino pra todo mundo que tem mais de meio neurônio enxergar.

    Só tem um detalhe nisso tudo: se cair, não volta em 2022!

    ResponderExcluir
  4. Sobre esta lógica, Bruxo, o número de derrotas não necessariamente condena o clube ao rebaixamento. Ontem foi dito aqui que se perdermos mais 3 partidas, é caixão e vela preta.

    Em 2019, por exemplo, o Botafogo terminou o certame com 43 pontos tendo perdido 21 vezes. Venceu 13 e o resto empatou.

    Ano passado, o Fortaleza, atual concorrente a uma vaga na LA 2022 escapou tendo perdido 17 partidas. Venceu 10 e o resto empatou. Escapou nos critérios. Portanto, nessa lógica estatística verdadeira, ainda podemos perder outras 3 partidas. Então, aos pessimistas e descrentes (não é o teu caso) eu deixo para que escolham para quem o Grêmio pode perder estes três jogos. Eu continuarei otimista até o apagar das luzes.

    Então, porque não acreditar que poderemos sair dessa merda que estamos inseridos? Acredito que um dos principais motivos é este pensamento de terra arrasada que se cravou dentro de boa parte dos gremistas. De que já estamos enterrados. Se os médicos do DM do Grêmio não são tão bons para curarem rapidamente nossos jogadores, não vamos bancar os legistas e dar a causa mortis para um paciente que está vivo.

    Por isso eu disse ontem, que pouco adiantaria sairmos do z-4 na segunda, se no domingo a chance de voltarmos seria grande, já que vencer o Palmeiras para muitos parece mero devaneio. O meu pensamento desde segunda era e ainda é de conquistar 3 pontos desses 6. E os 3 diante do Palmeiras, por se tratar de um jogo dentro da Arena. Diante do torcedor que se fará presente, porque ainda acredita.

    Será sofrido. Mas vamos sair!

    *

    Sobre os piás e cascudos. Ontem, e não foi aqui no teu blog, perguntei a outros comentaristas blogueiros qual foi o último jogo que foi totalmente resolvido pelos piás da base, diretamente, resolvido por eles. Qual foi, por exemplo, o último jogo que o Ferreira resolveu a parada? Lembrando que dos últimos jogos, quem marcaram os gols foram os velhos cascudos de sempre... a exceção foi o Villasanti, diante do Juventude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, o Grêmio perdeu pro Sport e empatou com o Cuiabá na Arena....

      Não existe logíca mais, é só torcida mesmo.

      Quanto mais cedo vierem pontos, melhor.

      Excluir
    2. Como ótimo contador que o amigo é, (embora nossa área não seja exata) tu sabe que a lógica e a matemática não falham.

      Lembra-te, daquela velha camiseta branca surrada que o amigo tinha? Use-a! Sei que tu é supersticioso também!

      Sim, quanto mais cedo, melhor. Porém, eu não imaginei vitória na segunda-feira, inclusive havia te dito isso. Esperava um empate, não deu. Paciência. Que venha, no domingo, a tão esperada vitória.

      Excluir
    3. Se a lógica não falha, o Grêmio está rebaixado, amigo.

      Excluir
  5. Rodrigo
    É questão maior do que fazer um gol eventual. Lembro que Léo Pereira andou marcando gol decisivo em um jogo,mas mesmo assim, não me serve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eventuais ou não, os gols de Alisson, DS e DC nos últimos jogos foram fundamentais.

      Bruxo, o Grêmio vaza demais. Este é o problema. Entra zagueiro, sai zagueiro e coisa não muda.

      O saldo do Mancini, por exemplo é de -1.

      Porém, ele não tem culpa se na hora H os jogadores erram a pontaria. Já foi dito que vamos continuar vazando, só que temos que marcar os gols que estamos perdendo.

      Excluir
    2. "Bruxo, o Grêmio vaza demais. Este é o problema. Entra zagueiro, sai zagueiro e coisa não muda."

      Só não muda o cabeça de área...e os laterais.

      Excluir
  6. Seu 3º paragrafo é perfeito Bruxo, pois Ramiro era o patinho feio daquele meio campo de 2016/2017 e Alisson nada mais é do que o substituto do Ramiro, o detalhe é que Alisson cumpre bem esse papel o que falta são os subistitutos dos outros.
    Matheus Henrique nunca conseguiu ser o novo Arthur, Darlan muito menos, Jean Pierre e outros meias que foram contratados nunca conseguiram ser o que Douglas foi em 2016, Maicon e Luan foram se acabando naturalmente e com a decadência na linha de produção de pontas Everton>Pepê>Ferreira o time foi enfraquecendo. Soma-se a isso as incontaveis contratações equivocadas e chagamos onde chegamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bravo, Carlos! Bravo! Perfeito o teu entendimento!

      Excluir
  7. Carlos
    É um ponto de vista interessante o teu. Talvez todos estejam exigindo algo de Alisson que ele não é.
    De concreto, o meio-campo não está funcionando com ele no papel de armador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justo, Bruxo. Como tu bem comparou, o Alisson seria o Ramiro, porém, eu acredito que o Ramiro era um pouquinho melhor na marcação. E de resto, como disse o Carlos as reposições pós Douglas, Maicon, Luan e Arthur não foram na mesma moeda... Que dizer então do ataque...

      Excluir
    2. Ramiro era muito mais combativo, credo. Muitas vezes "quebrou" a saída de bola adversária, o que ajudava na retomada por Luan ou Arthur ainda no campo de ataque. Alisson, quando marca na frente, só cerca, o que faz bastante é voltar pra recompor a linha defensiva, mas combate direto e desarme é muito pouco.

      Excluir
  8. Ainda não escutei nada de bastidores de salários ou prêmios atrasados. Então, descarto essas hipóteses para essa situação delicada que estamos.

    Uma queda exige muita força...para cair. É como desastre de avião, vários errinhos culminam na queda.

    Esses 2 meios campos que citastes elucidam bem nossa realidade. No primeiro, Maicon e Douglas em estado de graça...e o Ramiro carregando o piano.

    No segundo, Arthur nem preciso falar e Luan Rei da América...e Ramiro carregando piano.

    A falência começa na jogo Gre x River na Semi da LA2018, SE...se Cebolinha faz 2xo...adeus...era Tetra, pois iriamos atropelar o Boca na Final.
    Tudo bem, faz parte perder o gol....mesmo assim servia o 1x0...o 1x1.
    Aí entra "fator caíbras Paulo Miranda" culminando com o "fator Bressan"...que todos já sabem o que deu.

    A partir disso a Direção largou na mão do Renato o vestiário, surfamos na já marolinha de 2016 e 2017.
    2019, 2020 e agora vem todos esses erros de interpretações com a terceirização do vestiário somente ao Renato.

    E sempre a esperança que o Grêmio de 16 e 17 voltaria a qualquer momento.

    Eles estão perdidos, acho que não dá mais tempo.
    Mas sempre na torcida com a esperança de sair dessa.
    Vamô que dá!!!!...(?)
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Marcelo, é o resumo da ópera, acrescentaria que o tetra no estadual manteve a massa iludida

      Excluir
  9. Marcelo
    Gostaria de compartilhar de teu otimismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre...sou integrante da banda do Titanic.
      Heheheh
      Marcelo

      Excluir
    2. Sou mais um então, Marcelo!

      Excluir
  10. Muito bom o texto e muito bons os comentários do pessoal, saiu uma baita análise conjunta dessa vergonhosa situação que a má gestão do futebol do clube nos levou.
    Tem que juntar tudo e mandar um e-mail pro Romildo e cia, porque parece que só a gente aqui de fora enxerga os problemas, lá dentro o pessoal não vê nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não adianta Lipatín! Esses tempos atrás enviei um podcast do pessoal da Rádio Hospício Tricolor (não sei se tu conhece a rádio), com opiniões muito sensatas e com argumentos para o Romildo, através do whatsapp. Ele simplesmente me bloqueou no aplicativo.

      Excluir
    2. Pois é isto que me pergunto...os caras estão lá dentro...tem todas as informações dos sintomas para dar o diagnóstico certeiro...

      E parece que estão em outro mundo.

      Não entendo.
      Marcelo

      Excluir
  11. Lipatin
    Eles sabem. Infelizmente.

    ResponderExcluir