Páginas

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Opinião




Rumo ao Rebaixamento 

Dificilmente alguma outra partida mostrará a realidade gremista tão clara quanto essa que recém finalizou, em especial, a etapa complementar. E a conclusão é única: o Grêmio está rebaixado. Só um milagre altera esse destino.

O que se viu hoje foi um atentado à inteligência. Tudo bem! o primeiro gol é falha individual do lateral Vanderson, mas o que o treinador Mancini fez esta noite é caso para demissão. Só não ocorrerá, porque está na segunda partida. Ele sacou os melhores (ou menos ruins) do meio para frente; Jean Pyerre, Villasanti e Douglas Costa. É incrível!

Escrevi bem antes, sem nominar ninguém em especial, a seguinte situação: quando um treinador chega num clube, a tendência é manter a formação anterior e/ou ressuscitar atletas que tem mais biografia do elenco, ainda que o presente deles seja desabonador. Mancini seguiu a regra em todas as suas características. Agora, exemplificando: entre o jovem Ruan e Paulo Miranda, escolheu o segundo, entre Guilherme Guedes e Diogo Barbosa, mesmo que sejam bancários, optou pelo segundo, Thiago Santos e Alisson são titularíssimos, Luiz Fernando que estava arquivado voltou a ser uma das primeiras alternativas para o ataque; então, o passaporte para a Série B está na mão, pronto para ser usado. Diego Souza caminhando em campo, não foi sacado antes de Douglas Costa e Jean Pyerre. Isso mina o grupo. Será que os jovens não sentem o baque? a preterição?

Alguém poderá dizer; entra treinador, sai treinador e a gurizada não é aproveitada, então, eles não estão apresentando nada. Afirmo: esta é uma conclusão absurda, porque essa "assertiva" valida a escalação das nabas, ou seja, se elas sempre estão entre os onze é porque são bons jogadores? Nós sabemos que um meio de campo que tem Thiago Santos, Lucas Silva (hoje, fora) e Alisson é algo constrangedor e insuficiente. E eles seguem no time, independente de quem é o treinador, mas para mim, não serve e o mais grave: NÃO SAIRÃO DO TIME.

O Grêmio dificilmente (olha essa palavra de novo no texto) ganhará uma partida marcando 1 único gol, pois ele sempre toma 1 pelo menos, mesmo com dois volantes. Aliás, a partida teve um aspecto bizarro, qual seja, com dois volantes, os zagueiros estavam batendo direto com os avantes a ponto de tomarem cartões bem cedo na etapa inicial. Não se trata de ter poucos volantes, é questão de qualidade individual e mecânica de jogo e isso o Grêmio não vai conseguir num passe de mágica, sejam cascudos ou jovens, os escolhidos.

É isso aí! não vou me alongar mais, porque os fatos e causas estão escancarados. Só resta para nós, torcedores, juntar os cacos.




25 comentários:

  1. Joao Henrique Hollerbach25/10/2021, 22:52

    E falaram em Libertadores...pois é.

    ResponderExcluir
  2. João
    E contra o Palmeiras vai entrar como azarão. Só outra batalha dos Aflitos.

    ResponderExcluir
  3. Não tem mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  4. Se a ideia de jogo do Mancini é o esquema inicial, acabou. É suicídio, avançado demais, os dois laterais e um dos volantes ao mesmo tempo....não tinha como dar outra coisa... primeiro tempo três amarelos.

    E as trocas foram assombrosas.

    ResponderExcluir
  5. Glaucio
    Rebaixado e com superavit. Pior!Precipita as saídas de Kannemann e Geromel, se obriga a vender Campaz por menos do que comprou e fica com as nabas caras, porque ninguém vai querer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, independente de cair ou não, com o que eles estão entregando em 2021, acho que encerrou o ciclo. Fisicamente não conseguem jogar mais.

      Excluir
  6. Os outros times continuam perdendo e esta é a única razão pra acreditar, afinal o Grêmio, que nos últimos 21 pts fez quatro, permanece a duas vitórias do 16º lugar. No futebol tudo é possível, ainda mais faltando doze jogos e com partidas a mais.

    Mas vamos aos fatos:
    Dispensaram o David Braz (titular no final de semana no Fla-Flu) e ficaram com o Paulo Miranda, um cara que apresenta problemas físicos desde 2018 (River Plate na Arena) e que tem como maior legado no clube (em quatro anos) uma briga no Grenal.

    Mancini cometendo erros que o Felipão cometeu há dois meses (Luiz Fernando, jogar sem meia, escalar o Diego Souza recuado). Só falta escalar o Leo Pereira e o Diogo Barbosa.

    Que diagnóstico é esse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie
      É como eu escrevi: quem chega, não mexe, espera conhecer o grupo, só que não há tempo.

      Excluir
    2. Tinha que ter mandado os dois embora, Vinnie. Ambos ruins e sempre comprometiam.
      Essa do Mancini ressuscitar o Paulo Miranda eu sabia que ia dar merda...

      Excluir
    3. Vinnie, os outros times continuam perdendo, isso é fato. Mas é fato também que o Grêmio continua perdendo, desse jeito vai acabar no zero a zero...

      Excluir
    4. Concordo, Rafael. E se continuar assim vai ser matematicamente rebaixado bem antes da rodada final. Os próximos três confrontos são terríveis. Se fizer quatro de nove tem que ergues as mãos.

      Meu raciocínio é mais no sentido de: Se hoje estivéssemos na rodada 37 e com esta mesma diferença de pontos da rodada 26, O Grêmio estaria a uma vitória da permanência (3 pts) e com três chances para conquistá-los.

      Já Santos e Bahia teriam duas chances e Juventude e Sport nenhuma. De todos, o Grêmio anda está em melhores condições por causa desses dois jogos atrasados.

      Excluir
  7. Me agarro na matemática. No mais, Mancini parece ser um cara sensato, talvez mude, corrija. Mas é difícil acreditar ao ver Rafinha forçar um cartão amarelo de forma infantil. Justamente o cara que disse ter ficado tranquilo ao ver um time mais maduro em campo...

    ResponderExcluir
  8. Glaucio
    Rafinha é um dos maiores erros do ano, certamente.

    ResponderExcluir
  9. Foi uma mistura de azar de rebaixado com incompetência de rebaixado. Erro grotesco do Vanderson e depois o Paulo Miranda ficou com ciumes e foi mostrar como se faz uma cagada de verdade... Lamentável. Só uma reação milagrosa nos tira da série B ano que vem.

    ResponderExcluir
  10. O Grêmio tem uma folha salarial de 14 milhões de reais para ter Ruan, Rodrigues e Paulo Miranda como opções para a zaga. Se somar a qualidade futebolística desses três, o clube não consegue ter metade de um zagueiro!

    São 14 milhões de reais todo dia 30 para dependermos de Diego Souza no ataque, esse rapaz que já pode ser apelidado de Diego "Dois X e Uma Coca" Souza, tamanha pança e despreparo físico.

    Romildo e sua trupe sangram o cofre do clube para ter Rafinha, um desequilibrado mental, como improviso na lateral esquerda.

    Thiago Santos deveria pagar para jogar futebol, tipo nós, os peladeiros de final de semana, pagamos para alugar um campo por uma hora e correr atrás de uma bola no sábado a tarde depois da feijoada. Porque a bola que Thiago Santos joga é pra isso, pra pelada de solteiros x casados no sábado a tarde após encher a cara de trago e se empanturrar com uma feijoada bem gorda.

    E precisamos falar sobre Vanderson! Os dois gols, assim como outros em partidas anteriores, foram responsabilidade do lateral direito. Ou alguém chega no guri e dá um jeito de resolver a situação, ou vai ter que arrumar um lateral direito.

    E Brenno, meu filho, se o atacante adversário chegar na tua frente você tem de chegar rachando como se não houvesse amanhã, bom mocismo e um rostinho bonito na posição de goleiro não levam ninguém a lugar algum.

    Enfim, é hora de começar as dispensas. Douglas Costa, Campaz, Kannemann, Geromel... A segunda divisão não comportará o salário desses caras.

    ResponderExcluir
  11. Nós torcedores sempre se agarramos a uma última esperança, a uma luz no fim do túnel. Então, talvez se tudo der certo, se os planetas se alinharem o Grêmio poderá jogar com o Bragantino reserva, com o Galo já campeão e com um Flamengo no modo Renato após título e daí podem vir três vitórias salvadoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é querer ser estraga prazer, mas o Grêmio, no primeiro turno, perdeu para os reservas do Ceará...

      Excluir
    2. Rafael
      Se o futebol tiver um mínimo de lógica, a realidade é Série B. São 27 rodadas no Z-4, 14 derrotas, quase um turno inteiro.

      Excluir
    3. Bruxo, mais três derrotas e a segunda divisão estará concretizada, já que nenhum time que teve 17 derrotas na competição escapou. E por obra do demônio, o rebaixamento pode ser concretizado no clássico em pleno Beira-Rio...

      Excluir
    4. Rafael
      É será a lógica do momento, o Grêmio vai entrar sempre como azarão.

      Excluir
  12. E a situação, Bruxo, vai se afunilando cada vez mais. Mas eu havia comentado ontem que o jogo seria de extrema dificuldade. Dito e feito. E apesar do bom início de jogo, promissor até, quem fez o gol foi o time da casa.

    Confesso que não esperava uma vitória na noite de ontem, preparei-me, no máximo, para um empate. Então logicamente eu gostava do que via até o lance bisonho do Vandeson. Mais uma vez, o Vanderson. Não é perseguição ao rapaz. É um fato como ele vem entregando a paçoca ultimamente. Não sabe marcar, e muito pouco apoia. Não por menos uns dizem por aí que Cortez deve retornar, e na direita o destemperado Rafinha em seu lugar. Aliás, como não se irritar com tamanhas bisonhices em campo? Mas pior que isso foi ouvir criticas ao goleiro Brenno que mais uma vez nos salvou na partida de ontem. Não vejo culpa nenhuma no lance do gol. Depois ainda, com o 0 a 1 fez uma boa defesa. E uma outra no segundo tempo.

    Acredito ainda na reação e ela não será longe dos nossos domínios. Desses 12 jogos, 50% de aproveitamento serão necesssários. Fundamental é o jogo de domingo. Este sim! E a virada do Palmeiras sobre o Sport nos ajudou. Ainda sobre o time paulista, disse ao Gláucio ontem que será um jogo mais "tranquilo" porque o Palmeiras deve propor o jogo também e o Grêmio não poderá se atirar ao modo kamikase pra cima deles, como fez ontem. E muito menos jogará pensando que pode vencer a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  13. Rodrigo
    Tomara, mas é bom lembrar que NUNCA estivemos fora do Z-4, este ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu sei disso. Mas penso da seguinte maneira: de nada adiantaria sair ontem e voltar no domingo novamente. Melhor então, quando sair ser algo definitivo.

      Como eu disse, os jogos dentro de casa serão fundamentais para escaparmos. Do contrário, aí sim o título da postagem se concretizará.

      Excluir
    2. Concordo contigo Rodrigo, os jogos em casa são chave. Mas confesso que esperava uma vitoria ontem.

      Esse negocio de propor o jogo eh legal e tal. Mas de pouco adianta ter volume se no ataque as opções são fracas e os caras não sabem concluir.

      A história vai dizer quem tava certo. Felipão ou os Bruxos do Renato.

      Excluir
    3. Desculpa, não entendi a tua lógica Rodrigo, pra sair em definitivo o Grêmio precisa vencer jogos, independente do adversário.

      Excluir