"Profunda Reformulação" é piada
Li e ouvi que Bolzan Jr. vai fazer "profunda reformulação", mas nas entrelinhas, ele deixou escorregar que muitos de seus aliados, convenientes aliados, aves de rapina, na verdade, não farão parte desta medida, do expurgo. Um jogo de palavras e cena que já estavam escritas e vistas na "carta aberta" ao torcedor. Veremos, com certeza, políticos e oportunistas com novos discursos, mas colocando os interesses do clube e, em especial, da torcida, fora das prioridades.
Quando escrevi que era preciso fazer terra arrasada, não significava destruir tudo e colocar sal sobre o solo, mas uma mexida ampla, geral e irrestrita em todos os níveis do clube até "terceirizar" a Direção se isso trouxer dias melhores para o Tricolor. Não representa pegar as joias da base, recém guindadas ao elenco principal e jogá-las às feras, mas extirpar os agentes causadores desse novo fato; o tremendo, lamacento, sinuoso, perigoso caminho da volta para a Série A. Só para lembrar, lá estarão brigando, Vasco, Cruzeiro, Sport, Bahia, Chapecoense e outros que estão num aprendizado ascendente ano após ano, caso dos dois alagoanos (CSA e CRB). O Grêmio que suou sangue em 1992 e 2005, não terá sua missão aliviada em 2022, pelo contrário; todos quererão tirar uma "casquinha" do antigo campeão mundial.
Também o torcedor sofrerá com a imprensa dita isenta; uma das rádios tradicionais de Porto Alegre entrevistou Antônio Vicente Martins e achou "ótimas" as ideias dele, nem lembraram que quando no futebol gremista, ele trouxe um diretor de futebol (Alexandre Farias) com um salário altíssimo que durou exatos 30 dias, pois sua primeira missão foi contratar Wellington Paulista que estava impedido de jogar.
Outro jornalista conhecidíssimo por sempre elogiar o comandante da Swat mais Celso Roth e o seu amigo Paulo Pelaipe, já arrancou na frente e disse que este último é o cara adequado para este momento gremista.O fato de trazer Amoroso rebentado, tentar fazer um contrato de três anos com Ed Carlos, um eterno reserva por onde passou e contratar um centro avante acusado de estuprador na França, entre outras estrepolias, não veio convenientemente à lembrança deste profissional da imprensa.
Enfim, "profunda reformulação" nos moldes que virão pela cabeça dos atuais dirigentes, periga vir Roger para comandar o elenco. Aí, teremos entrevistas eloquentes e muitas explicações do porquê o time cair nas oitavas de alguma Copa ou pelo fato de estar fora da zona de classificação para a Série A.
Pobre Grêmio! o verdadeiro, a instituição e sua massa torcedora.
Fui dormir as duas da manhã, mesmo não tendo assistido aos jogos, me desconectado do mundo (celular desligado) na vã esperança de um milagre. O ódio que eu tenho da baleia de Osório é proporcional ao ódio que sinto pelos bandidos convencionais deste pais, Bolzan e Fernandinho Beira-Mar deveriam ter o mesmo fim!!!
ResponderExcluirA entrevista pós rebaixamento deste senhor é uma das coisas mais patéticas que eu já tive o desprazer de ler. Se fosse na outra parte do Rio Grande do Sul, a vermelha, eu estaria dando boas gargalhadas. Mas aqui a vontade é de chorar, mas nem isso consegui, tamanha perplexidade que fiquei.
Temo pelo futuro do Grêmio, da forma que terminou o ano (com a torcida aplaudindo o grupo de jogadores mais vagabundos da história do clube!), se falando em manter Abrahão e Mancini, com a certeza de que todo o conselho de administração continuará intacto, a nossa briga não será para subir, será para não afundar ainda mais!
É dolorido, vergonhoso... claro que é.
ResponderExcluirTempos atrás eu disse que era obrigação o clube se manter na primeira divisão. Só que manter-se na elite é apenas uma questão de status, ainda mais sabendo que o Grêmio nunca gostou dos moldes deste campeonato de pontos corridos. E isso tanto é verdade que desde que essa coisa nojenta começou lá em 2003 é a segunda vez que jogaremos a segundona. E quando eu disse que era obrigação, manter-se na primeira divisão, eu estava enganado. Porque basta ter no elenco/diretoria, jogadores/diretores que estejam dispostos a não fazer o seu papel dentro/fora do campo. Quando o Grêmio começou a erguer-se, era um tanto tarde, mas não demais. E o único ponto fora da curva, de toda essa trajetória medonha, foi o jogo contra o Sport, a meu ver, e aqui eu concordo com o que disse o Gláucio. Este Sport é o nosso Goiás de 2008.
Claro que lá no começo, aquelas primeiras oito rodadas foram fundamentais para que isso se concretizasse; uns eu lembro, o Gláucio dizia: tirem logo daí, este Tiago Nunes. Não concordei com ele na época, mesmo eu tendo em mente de que ele (TN) não era o cara que nos traria glórias e taças, mas acreditei que poderia fazer algo decente. E porque de nada adiantaria eu ficar gritando #fora, porque foi um #fora, aliado a outros erros (os quais eu não conheço e jamais vou conhecer porque não estou lá dentro) que deram origem a tudo isso. Logo, TN não conseguiu. Jamais conseguiria. Entrou tomando pedrada e no meio de um incêndio. Morreu queimado, era visto. Chamaram o primeiro bombeiro e ele conseguiu aliviar um pouco as chamas, mas não conseguiu sozinho, acabar com o fogo. Não resistiu. Veio um segundo, que tentou, tentou, controlar a mangueira de alta pressão. Acertou alguns focos principais. Não viu alguns outros. E no meio de tudo isso, de longe, viu a mãe morrer, mas não pediu folga. Nem arrego. Ficou até o fim, mas mesmo assim, não venceu o fogo. Nem mesmo com um Abrahão do seu lado.
Mas se me perguntassem lá em 2016: você trocaria, Rodrigo, o Penta da Copa do Brasil, seguido pelo Tri da LA para não cair pela terceira vez, em 2021?
Não, eu responderia. Mesmo sabendo da imensa dificuldade que existe para voltar. E claro que talvez, na época, eu cogitaria pensar no assunto, pois era mais novo, mais impulsivo. Mas aprendi bastante coisa de um tempo pra cá. Mas quem é sabe o que está reservado para nós lá em 2026?
O GCM (um comentarista de outro blog) disse um dia que não se importava em cair, desde que mais ali adiante o mundo fosse conquistado. Vai ver tinha razão mesmo. Afinal, pouco importa quantas vezes o clube cai, mas sim, a capacidade de reerguer-se novamente.
Caros Bruxo e demais gremistas,repararam que bastava ter ganhado um só jogo para não termos caído e,de quebra, fazer cair o clube da beira do lago? que jogo? O último grenal...
ResponderExcluirLuís.
ExcluirO manual para nao cair, escrito em 2003, ja dizia isso.
Parece que nao aprenderam em 2004 e agora repetiram os mesmos erros.
Espero, rezo...que nunca mais!!!
Marcelo
ExcluirDos grandes, ele é o recordista em rebaixamento.
Rafael...
ResponderExcluirO Romildao tem uma certa competência, nao podemos negar.
Mas esta claríssimo que o político de destaque municipal, ao alcançar o brilho de 2016 e 2017...deixou a soberba tomar conta de seus julgamentos.
Alçado ao status de líder regional, se cercou de bajuladores e conchavos políticos.
A "carta aberta" e a entrevista coletiva sao a prova dessa alienação e soberba.
Pior depois o Abraão e Mancini se contratando para o ano que vem.
Falta comando e combinação de discursos.
Estamos na mão de um presidente vivendo na sua nuvem própria, cercado de bajuladores cegos com os holofotes do poder.
Agora é aguentar os urubus da mídia se fartarem nas nossas feridas abertas.
Que o tempo passe logo...e com competência.
Marcelo, não, Bolzan não tem competência alguma, ganhamos em 16 e 17 APESAR do Romildo!
ExcluirEu mesmo já elogiei a gestão financeira do clube, mas Bolzan não tem nem uma unha envolvida nisso. E aliás, vamos combinar que qualquer um consegue sucesso financeiro se vender uma Ferraria e pra repor, com um Fiat 147...
E pelo trololó do Romildo ele segue perdido e a aposta vai ser dar continuidade a Maninci e Abrahão...
ResponderExcluirVou me responder aqui só porque ficou parecendo que coloquei na conta do Mancini e o Abrahão: Eles são os "menos culpados" da nossa queda. Pois quando chegaram o navio já estava quase todo afundado. O problema é que ao menos até agora a, digamos, resposta institucional do Grêmio foi muito fraca, foi vergonhosa. Parece que na cabeça de Romildo e cia Grêmio não caiu e está tudo ótimo. O que foi aquela carta genérica? Uma piada. E não só sobre o rebaixamento como até sobre a postura ridícula do Douglas Costa que mais uma vez desrespeitou o clube e a torcida fazendo tchauzinho e mostrando o nome, aí após isso o Abrahao ainda o elogia e diz que está sob contrato. Tá tudo errado.
ExcluirAcho que o Rafael Pfeiffer, da Guaíba, traz um bom panorama aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BJwNwCgrCSM
Lipatin
ResponderExcluirMuito bom vídeo, gosto do Pfeifer, acompanho seu trabalho na Guaíba, está sempre bem informado e não é espalhafatoso, nem estrelinha.
Um diálogo de ficção, portanto não é real. Personagens Dênis e Wagner.
ResponderExcluirWagner: - Bah meu Diretor, não deu!!
Dênis: - Apesar dos últimos resultados que foram ótimos, foram resultados enganadores.
Wagner: - Sei bem, aquele time lá, venho com o time C e tocamos 3. O outro ja estava rebaixado. O time do Rio venho a nao vencer e passamos dificuldades. O time de SP ganhamos bem, mas tb eles são uma draga.
E agora jogamos com o time B do campeão e tb nao foi nada facil.
Denis: - Wagner, q bom q estamos em sintonia, temos muito trabalho. Agora q ja sabemos o porquê desses resultados enganadores. Temos de reformular a forma de jogar e reavaliar esse grupo todo.
Ficção.
Agora o diálogo real.
Denis: - Porra, estamos super bem. Por pouco não alcançamos o objetivo.
Passamos a PATROLA neles.
Wagner: - Sim, estamos ótimos. Estamos fazendo csmpanha de G4.
Bingo.
ExcluirTenho tentado ficar desconectado de toda esse fiasco histórico proporcionado pelo Grêmio mas evidentemente é impossível se desligar da realidade.
ResponderExcluirLeio que o Grêmio caiu por ter perdido o Grenal, mas também caiu por perder duas para o Sport, duas para o Atletico de Goias e outras duas para o paranaense, tbm perdemos para outros times de nível serie B como Ceara, Bahia e Santos.
Mas pasmem senhores poderíamos ter permanecido na série A com apenas mais um ponto, era só ter empatado com o Juventude no primeiro turno.
Esses fatos reforçam o que sempre escrevemos no início de cada brasileiro "todo jogo tem a mesma importância", é preciso ter foco desde o início.
Coloco essa queda proporcionalmente da seguinte forma:
60% - Diretoria incompetente e Presidente omisso;
20% - Renato pela montagem do grupo;
10% - Thiago Nunes pela desandada inicial;
05% - Felipão pelo aval nas contratações de Villasante e principalmente Borja que era seu valho conhecido;
05% - Mancini por ter aceitado uma missão para a qual não tinha competência.
Enfim senhores, precisamos acreditar em dias melhores afinal é tudo o que nós torcedores podemos fazer.
Um bom final de ano a todos
LI a tua explanação e as proporcionalidades que tu colocou mas não concordo pq acho que a grande culpada pra mim é a Diretoria, que deu origem a todas a toda a derrocada pelo seguinte:
Excluir-QQ torcedor esclarecido, informado e sensato viu que o último grande ano do time foi 2017! Em 2018 já foi se arrastando mas ainda enganando e vivendo da ilusão de ganhar Grenal e este campeonato horroroso e dispensável chamado Gauchão! Mas foi indo ...
-Em 2019 foi o grande tombo culminando com o grande vexame dos 5x0 onde pra mim foi a gota dàgua.O treinador tinha que ter sido demitido no vestiário e nada aconteceu.Me dei o trabalho de ouvir a entrevista dele pós jogo só pra ouvir o que ele tinha pra dizer e não se aproveitou nada e foi a última entrevista dele que eu acompanhei até a saída dele.
Depois disso, literalmente eu larguei de mão !
- E digo que a diretoria é a grande culpada pq se omitiu, largou uma carreta bi-trem na mão de um guri de 18 anos com 1 dia de habilitação dando a ele o direito de dirigir numa "auto-bann" europeia e deu no que deu!
Isso que não falamos da carta branca pra indicar jogadores e ninguém venha me dizer que foi a diretoria que analisou/indi cou/avalizou contratações de porcarias como TN/Robinho/ Tardeli/André/PV/Vanderlei/Jael/Cicero/Cristiam/Churin e outros jogadores mequetrefes que sugaram o clube e pra mandar embora jorrou dinheiro.
No Grêmio com ele a boleirada era dona do vestiário, fazia o que bem entendia !
O seu Maicon que é ídolo para alguns, pra mim é um dos jogadores mais super estimados e principalmente mais desonestos que eu já vi jogar : saiu escorraçado do São Paulo, navegou na onda boa e se tornou o dono do vestiário sugando e espoliando o clube por no mínimo 02 anos jogando 15 minutos por semana, escolhendo os jogos que queria jogar e ganhando uma fortuna!Tudo isso por obra e graça do treinador, tanto que quando um sai o outro pede pra sair.
E quanto à saída dele o problema não foi a saída e sim ter demorado tanto pra sair!
E pelo fato da Diretoria leia-se RMJ ter permitido, se omitido e ter feito vista grossa a essa série de desmandos e absurdos é a grande responsável pela queda pq se tivessem exercido sua autoridade a coisa não tinha degringolado.
Dina. Tenho a mesma opinião sobre o Maicon, nunca entendi toda a idolatria em torno dele.
ExcluirCarlos
ResponderExcluirDiscordo daqueles que creditam ao Renato o rebaixamento. Renato tem culpa na queda de rendimento, mas ele sequer participou de uma única partida do Brasileirão, cheguei a ler que Tiago Nunes em pouco tempo de Grêmio, tinha igualado a campanha, pois venceu o Gaúcho e já ganhava Grenais.
Renato fez muito pelo Grêmio mas tem sim sua parcela de culpa, contratações como as de Diogo Barbosa, Churin, Pinares, Everton Cardoso, Luiz Fernando e outras passaram por ele.
Excluir100% Diretoria.
ExcluirSão eles os responsáveis de saber o porquê ganham e o porquê perdem.
Rafinha foi contratação Forçada por ele.
ExcluirConcordo com a má gestão de Renato, mas o rebaixamento não passa por esses jogadores que foram reservas e outros nem jogaram no Brasileiro.
ResponderExcluirComo não passa Bruxo? Se vc contrata um jogador com alto salário e o cara sequer consegue ser reserva do time o cara que avalizou a contratação tem culpa.
ExcluirImagina se e eu contratar um professor e na hora de dar aula o cara não domina o conteúdo. A culpa é de quem contratou.
Carlos
ExcluirO rebaixamento não passou por esses jogadores. Trata-se de um erro grave de Renato/Direçao, mas ter 19 derrotas sem usar esses caras na maioria das partidas, não me parecem ser eles a causa da queda. Ou alguém acha que Éverton Cardoso e Luiz Fernando mudariam os rumos do time no segundo turno, por exemplo?
Com o que foi investido neles daria para trazer jogadores que poderiam mudar o rumo do time.
ExcluirAí, eu concordo. Errou nas indicações, mas não teve freio de ninguém;até o Rafinha veio, porque o Romildo cedeu de última hora.
ExcluirMas o rebaixamento é obra de 8% de aproveitamento na arrancada do campeonato,tanto que com essa mesma Diretoria, mas com Felipão ou Mancini desde o início do Brasileiro, a campanha seria horrorosa, porém, livre do rebaixamento.
Bruxo, trazendo uma perspectiva diferente, acho que o Mancini deve sim ficar. Se o aproveitamento foi praticamente igual ao do Felipão, também é verdade que o time evoluiu, sendo competitivo contra grandes adversários, apesar de resultados ruins em alguns destes jogos. Em suma, ele acertou o time, porém foi tarde demais.
ResponderExcluirCito os dois confrontos contra o Atlético, Palmeiras e São Paulo em casa, além de Corinthians fora. Se o Grêmio atingir, e mantiver, este nível de competitividade, sobe com relativamente tranquilidade no ano que vem. Como exemplo, o Botafogo subiu sem percalços este ano (com uma folha na casa dos R$3 milhões/mês). E convenhamos, não é um clube com metade dos recursos - financeiros, de estrutura, de torcida - dos quais o Grêmio dispõe.
Além disso, o Mancini se mostrou um profissional dedicado, e parece ser um cara íntegro. Nós que acompanhamos futebol a tantos anos podemos atestar que a diferença, muitas vezes, entre um time bom e um ruim se dá por uma ou duas peças. Evidente que o Grêmio precisa se desfazer de vários jogadores, mas tem tantos outros que podem ser aproveitados em um novo contexto. Com organização, e um pouco mais de tranquilidade ao começar um trabalho zerado, tende a sobrar na Série B.
É triste cair. Mas não vai ser esse calvário todo. Com três ou quatro contratações boas, o Grêmio vai se reerguer para o principal objetivo do ano.
Não se pode ir na pilha da imprensa incendiária. Esses caras só querem polêmica. O único compromisso deles é com atenção, com a criação de discórdia e destruição da imagem alheia pra vender anúncio.
Queriam que o presidente falasse o quê? Que nada presta? Que ele ofendesse publicamente a sua comitiva? Que expusesse seus jogadores? Evidente que ele precisa ser ponderado. Até porque é o estilo dele. Pode-se falar o que for do Romildo, mas ele sempre foi pé no chão, inclusive nas grandes conquistas.
Não esqueçamos que este presidente já ganhou uma Libertadores e uma Copa do Brasil. Ele sabe o caminho. Esperamos que tenha aprendido com os erros - aliás, no talvez fator mais preponderante pra queda, o erro não veio dele, e sim dos vices que decidiram aniquilar com todo o departamento de futebol (Renato) sem ter estrutura em tempo pro 2021. O Renato precisava ter saído já em 2019, verdade, mas hoje sabemos que foi um erro demiti-lo em Fevereiro deste ano (pelo contexto). Nisso o Romildo não tava errado.
Respeitando quem pensa diferente. Mas a responsabilidade do presidente agora é trazer o Grêmio de volta. Não tem que ceder a pressão nenhuma, e não tem que renunciar a nada. Tem é que demonstrar força e trabalhar dobrado.
Hoje penso por aí.Pra subir Mancini serve.
ExcluirDepois é depois...
Glaucio
ExcluirMas o Grêmio tem uma chance fantástica de fazer história, revolucionando o futebol. Será que não dá para aproveitar a oportunidade? O que o Mancini trará de contribuição? É outro treinador meia-boca.
Mas qual treinador revolucionário e de primeira linha vai aceitar treinar na segundona?
ExcluirGlaucio
ExcluirDepende o que se entende por primeira linha. Mancini é primeira linha, Luxemburgo é primeira linha?
Existe uma distãncia imensa entre os treinadores argentinos, em especial, ex-jogadores, recém largados da chuteiras com fome de aparecer no cenário, além, é claro dos mais experientes e que estão atualizados.
O que não dá é para ficar nessa mesmice, trazer treinador de meio de tabela ou figuras carimbadas bons de gogó, mas na prática deixam o time medíocre (aqui, no sentido de mediano).
Vinnie
ResponderExcluirO discurso está errado; pode ser estratégico, mas com o torcedor triste e magoado, o mínimo que se espera é o uso de sinceridade. Não hav
Não haverá mudanças radicais, isso é que deveria ser dito. E o tempo dará razão ou não.
ResponderExcluirTambém discordo da manutenção do Mancini. Já comentei acima que reconheço o esforço dele e foi o menos culpado pelo rebaixamento.
ResponderExcluirMas ser rebaixado é a pior coisa que pode acontecer. É hora de terra arrasada sim. De rever tudo. Não via o Mancini como solução pra hora de desespero e muito menos o vejo como solução pra guiar esse processo de reconstrução.
Concordo contigo e não se alguém daqui lembra uma eliminação da Libertadores não lembro bem o ano mas me lembro com quase 100% de certeza que foi para o Olimpia/Paraguai num jogo noturno que deve ter terminado quase uma hora da madrugada. Aquele jogo que o nojento(pra não dizer outra coisa)do J.O. Germano invadiu o campo se não me engano por um pênalte. Eu fui dormir pq precisava trabalhar e a confusão ainda rolava.
ExcluirNo outro dia bem cedo quando eu levantei e liguei o rádio já tinha caido todo mundo: Diretor de Futebol, preparador físico e se não me engano até o técnico, funcionários diversos pq a eliminação tinha sido vexatória!! Isso pra mim é terra arrasada e olha que nem rebaixamento era!