Páginas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Opinião




Bad Football  

Neste momento, eu poderia estar tratando apenas da contratação de Roger Machado, que eu sugeri em 2014 aqui neste mesmo espaço. Pus o seu nome juntamente com o de Cristovão e Renato e anos mais tarde, passei a ter reservas, ser crítico dele, após patinar na profissão, recheada de demissões justas e escassez de títulos. Mas isso ficará para mais adiante, haverá tempo e mais subsídios para uma boa análise. Ficarei com outras lições que 2021 e o início deste ano, inclusive hoje, me deixam, me apresentam.

Li e ouvi de Mancini e Abraão que o futebol buscado para 22 era aquele do final de campeonato brasileiro, isto é, o que chancelou a queda para a Série B. No início, eu achei que estavam brincando. Fala sério! a permanência deles era/é um erro gigantesco e dantesco para a instituição e sua torcida. Nada, de forma racional, explicava a tomada de decisão de mantê-los. Mancini caiu antes de Abril, prazo que imaginava para a queda. Abraão, o ex-dirigente da ISL (lembram?) segue altaneiro à frente do futebol gremista. Falando pelos cotovelos, adestrando a imprensa, "cuspindo torneado" como se dizia na minha adolescência para essas atitudes.

De concreto, sua imagem fica mais chamuscada, quando, para justificar a saída de sua escolha, sua convicção, saiu com essa; aqui, recolho um trecho de sua entrevista que está em ZH desta Segunda-feira: "...— Acompanhei todos os treinos. O trabalho que o Vagner desenvolve é de alto nível, a minha expectativa não é momentânea. É pouco, mas junto ao apelo popular. O trabalho feito para derrubar o cara, jamais vi  — citou, antes de completar: – Há um apelo, uma força externa contra o Vagner Mancini. Orquestrado. É notório. Estão identificando ele como responsável. Não foi ele."

Resumindo: Abraão "cedeu" aos apelos de quem quis derrubar o treinador. Ignorou o "planejamento e a pré-temporada". Fica a pergunta: cederá aos apelos de quem quer que ele vaze rapidamente? Quando ele encerra dizendo "não foi ele", o correto seria, "não foi só ele".

Roger é, em tese, mais adequado para o Tricolor do que o ex, o problema é a manutenção deste dirigente que nem deveria ter começado 2022.  

Se Abraão e agora Roger, aceitarem o clamor popular, como foi afirmado (e aceito no caso da demissão do treinador), então, muitas nabas sairão do elenco gremista por esse mesmo clamor popular e também, o técnico terá a chance de se recuperar na profissão, pois estará em casa com apoio total da torcida, porque ela vê nele um atleta/torcedor que entrou em campo cerca de 500 vezes, não é pouca coisa. 

Quanto a Mancini, sua demissão e o que ganhará (noticia-se 1,7 milhão em 24 meses) demonstra que o futebol brasileiro (ou mundial) o que dá mais retorno é ser incompetente na casamata, pois, ao ser demitido e logo admitido noutra agremiação, o treinador passa a receber salário/renda superior ao que ganharia se se mantivesse em apenas um clube durante as temporadas, ganhando títulos e reconhecimento. 

Na contabilidade, Mancini vai bem, muito obrigado!



10 comentários:

  1. Esse "caso Mancini" explica pq o Grêmio dos últimos 20 anos teve menos de dois de bom futebol e conquistas, setembro de 16 até meados de 18.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, Bruxo! As coletivas do Abrahao são um show de vergonha alheia. Curiosidade é que Mancini em 2006 foi demitido num mesmo 14 de fevereiro com o mesmo aproveitamento no Gauchão...
    Foi bom terem "agilizado" essa demissão, porque era óbvio que não era pra ter continuado pós queda, não só o Mancini como a base do time rebaixado. Outro erro: Anunciam pré temporada de 30 dias mas o time já vinha jogando, que pré temporada é essa? E ainda deixaram o Mancini "montar" o elenco... Ainda tem o terceiro erro: Faltou cair o Abrahao junto. Aliás todo mundo devia cair, Romildo e toda trupe.
    Nossa direção não sabe o que faz. É torcer pro Roger e sua comissão, que trouxe o Paixão junto, acertarem as coisas. Ainda tem tempo pra arrumar a casa, ajeitar o elenco e buscar nosso acesso.

    ResponderExcluir
  3. "Ignorou o "planejamento e a pré-temporada"". Bruxo, destaco essa pequena frase do teu texto para te alertar sobre o seguinte: o planejamento para 2022 estava marcado para ontem a noite, em reunião na Arena. Foi prorrogada para a próxima segunda-feira. Sim! A reunião para definir o planejamento do ano está sendo realizada na segunda quinzena do segundo mês de 2022...

    Sobre Roger e minha expectativa quanto a sua chegada, vou deixar para a postagem específica sobre. Gostaria apenas de deixar registrado que a boa notícia, em minha opinião, passa mais pela chegada de Paulo Paixão do que propriamente pela chegada de Roger.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael
      Tomara que seja um acerto a vinda do Paixão, a do Espinosa nada houve de bom na sua última passagem.

      Excluir
  4. Bruxo, não te surpreende o fato do Denis ter dado a notícia ao vivo, para o Pedro Ernesto? Bá... Pelo jeito, ele está tentando trazer a mídia "isenta" pro lado dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romildo Bolzan ligou durante o sala de dementes para anunciar a demissão de Thiago Neves. O clube tomou um processo milionário por isso...

      Excluir
    2. Se verdadeira a informação, que mancada, ainda mais sendo do ramo jurídico.

      Excluir
  5. Rodrigo
    Não, não me surpreende. Por isso, não gosto da forma de condução do Abraão.

    ResponderExcluir