Num Domingo Chuvoso
A chuva começou na madrugada; são 21 h e segue tranquila, sem provocar estragos na minha cidade. É um convite para se encaramujar em casa, ver filme (vi um bem fraquinho com o Bruce Willis), música (entre eles, o primeiro elepê dos Beatles), leitura (iniciei Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia de José Louzeiro), auxiliei a turma aqui em casa (passei algumas camisas e ajudei no almoço); mas deu tempo para ver a decisão do Paulistão; aí entra a frase que uso com frequência: o futebol nem sempre tem lógica, mas quase sempre tem.
Um time que conta com Jandrei, Rafinha, Alisson + Patrick e Nikão, os dois últimos entraram durante o segundo tempo; jogadores sofríveis, só por uma surpresa do destino, bateria o bi campeão da Libertadores. Um milagre com jeito de brincadeira dos deuses. Como quase sempre dá a lógica no futebol, resultado: 4 a 0 para os palmeirenses. Rogério Ceni tem a mesmo influência que Renato tinha no Grêmio. Isso, às vezes, é nociva, é tóxica. Contamina o processo científico da busca por reforços, que os dois Tricolores possuem. Parece ser na base de uma listinha rabiscada num guardanapo e passada para os diretores.
Aí, eu chego na decisão do Gauchão. A imprensa saudou a conquista, considerou o Tricolor o melhor, etc, etc... tudo verdade, porém, sem o Var, talvez, a partida fosse para a loteria dos tiros livres e dependendo do resultado, haveria uma mudança de comportamento da "imprensa especializada". Como ela está atrelada ao fator vendas e índices de audiência, a análise fica condicionada ou seja, "contaminada". Não é independente.
Não é o meu caso. Vi um Grêmio avançando nos jogos finais, mas sem perder o foco do que vi nos três Grenais. Em 9 pontos disputados, o Imortal conquistou 3. Isso que o Inter ainda está muito longe de ser um adversário temível.
Falta muita coisa; a Direção discursa nesse sentido; bom sinal, no entanto, o problema é o histórico de erros grotescos. Fica a questão: dá para acreditar nesse pessoal, que vai dispensar jovens meio-campistas para manter um Thiago Santos, por exemplo?
Saudações, Bruxo! Final de semana foi corrido e nem o jogo consegui assistir. Um comentários soltos:
ResponderExcluir- Acho que o Abrahao falou essa e dessa vez vou concordar com ele: Gauchão não vale nada mas é melhor vencer que perder.
Esse pentacampeonato vai dar aquele "plus" e uma certa tranquilidade pra seguir o trabalho em busca do acesso na B.
- Muito feliz pelo Roger, ele merecia um titulo como treinador. Quem sabe seja um recomeço vitorioso na carreira dele enquanto treinador e pro Grêmio. Torço muito por isso.
- Pedro Geromel! Que grande zagueiro, que grande homem e que grande capitão nós temos o prazer de ver nesses últimos anos pelo nosso Grêmio. É um exemplo pra qualquer jogador. Ídolo máximo. Dez títulos não é pra qualquer um.
- Temos um base de time e isso é ótimo. Foi superado o meio letárgico com o Villasanti na primeira função e temos o Bitello como grande destaque nessa mudança. O ataque melhorou mas ainda precisa fazer mais gols. O Roger vai ter que trabalhar mais a as ideias, tem muito o que melhorar ainda.
- Acho que Elias e Campaz devem seguir nas pontas. Ambos apresentaram melhor rendimento pelos lados. O Elias precisa treinar bastante finalizações ainda. E o Rodrigues hein, um gol e uma assistência, tem que transformar o homem em centroavante, risos. Mas falando sério, em poucos jogos ele já virou um quebra galho aceitável pra lateral direita.
- Ferreira precisa baixar a bolinha e jogar mais futebol. Não tem status no mundo da bola ainda pra sustentar essa marra dele. Uma coisa é uma provocada estratégica num Grenal ou num contexto específico, outra é ficar caçando briga em todo jogo.
- Sobre as mexidas no mercado. Das saídas: Eu defendo o uso da base, mas esses que vão sair, com exceção do Rildo que acho que podia ficar pra ser opção, achei correto. Bobsin já é deixado de lado pelo quinto treinador, algo de errado tem ali. O Pedro Lucas, comparado a outros como Gabriel Silva e Bitello, não mostrou nada ainda, um empréstimo é a melhor solução. Churín já vai tarde, espero que surja algum maluco querendo levar o Thiago Santos logo.
- O Elkeson, que deve ser anunciado nos próximos dias, tem números incríveis na China. Mas nos últimos anos eles decaíram e está a meses sem jogar. Pode ser um novo Tardelli como pode virar o nosso Hulk. Espero que dê certo e que não façam bobagem no contrato dele.
- Muito bem observado essa do São Paulo. Semana passada tinha "jornalista de twitter" enaltecendo o Alisson e criticando o Grêmio por ter liberado ele, alguns torcedores caindo nessa, eu só dou risada. Se o SP não abrir o olho vai cair com essa barca de refugos que trouxe, eu sinceramente espero que eles se ferrem mesmo, risos.
Lipatin
ExcluirLembrando:Thiago Santos foi titular com 4 treinadores. Faz pouco que foi para o banco.
Essa do Thiago Santos vai na categoria de "Tem coisas que gente não entende mesmo", Bruxo. Tomara que vá embora logo o cão de guarda que não guarda.
ExcluirVoltando no Bobsin, eu acho que é aquela coisa, já tem Fernando Henrique e Sarará no grupo e pelo jeito o Roger não gostou dele. Outra questão é que ele só tem contrato até final do ano. Achei que ele poderia dar certo também, mas agora já virou carta fora do baralho.
O Frizzo já vai pros 24 anos de idade e também está com contrato acabando no final do ano. Acho que essa questão contratual somado a não terem "desabrochado" tal qual o esperado e não serem utilizados pesou pro Grêmio botar eles a venda.
O Pedro Lucas se não vai ser utilizado eu acho uma boa emprestar pra ganhar experiencia, não adianta deixar ele mofando na transição, ele precisa jogar com "gente grande" pra evoluir. Agora se for venda já acho errado pois é um jogador promissor e ainda muito novo.
O Rildo sim achei errado emprestar agora, não temos tantas opções assim pelo lado e achei que ele deu uma resposta boa nas chances que teve.
Tem uma coisa diferente também, posso estar sendo ingenuo nessa mas eu confio muito mais na avaliação do Roger sobre os jovens do que a dos treinadores anteriores. E como tu comentou abaixo, pode ter questão extra campo também em alguns casos. O fato é que não adianta deixar os caras encostados sem jogar, melhor emprestar ou vender dependendo de cada caso.
Só mais um ponto, se estiverem trazendo alguns bagres de 35 anos pro lugar deles eu retiro tudo que escrevi e sou totalmente contra, risos.
E nenhum dos 4 teve a humildade que teve o Roger de ligar para o Arce e perguntar onde o Villassanti rendia mais....aliás...na seleção paraguaia ele joga ali na frente da zaga...é brabo...
ExcluirLipatin, problema nenhum emprestar os jovens, só que no banco teremos Janderson, Tiago Santos etc...
ExcluirO que é que Campaz e Benitez mostraram até agora que os faça incontestáveis a ponto de o Pedro Lucas não poder ficar no grupo e ter chances?
A única explicação aceitável é empresário de jogador forçando saída, porque, se parte do clube, demonstram não ter entendido o que houve nos últimos anos.
Esqueci de outro importante ponto: Romildo vai ser candidato ao governo. Em vez de sair agora pra cuidar da campanha ele vai só em Julho, tudo numa manobra politica pra poder indicar o Paulo Luz como mandatário e não deixar o Preis, de corrente oposta, assumir.
ResponderExcluirUma candidatura dessas não se faz do dia pra noite, então vamos ter um presidente "fantasma" até Julho quando ele saí de vez. Primeiro os interesses pessoais e partidários, depois o Grêmio né seu Romildo...
O Grêmio precisa abrir o olho...os três gols da final foram em bola parada...eu ainda acredito que treino resolva questões técnicas, resta saber se Roger trabalha isso....
ResponderExcluirComeço a desistir de Campaz, pode ser que seja pelas funções defensivas que está cumprindo, e aí se desgasta, porém no mano a mano, tem se mostrado fraco. Tem técnica, mas é menos veloz do que Janderson por exemplo.
Quem serão os jovens dispensados, Bruxo?
Zh informa Bobsin,Matheus Frizzo e Rildo. Se não for problema extra campo, não entendo.
ResponderExcluirE no GE ao meio dia, além destes, Pedro Lucas foi citado...
Excluir