Páginas

quinta-feira, 9 de março de 2023

Opinião




O Arrumador de Time 

Existem jogadores que são daquela classe especial, aqueles que chamamos de "arrumadores de time". Aqui, uma ressalva, não são chamados de possuir "grande importância tática", embora isso seja parte fundamental de suas biografias. Por que não são chamados assim? Porque possuem outras "valências", outros predicados, que, no mínimo, se equiparam a decantada importância tática. Citarei alguns: Paulo César Lima, o Caju, no Botafogo, bi campeão de 67 e 68; Tadeu (Ricci) no Tricolor de Telê, Valdo no Grêmio Show de Otacílio, Paulo Cesar Tinga em 2001, o tetra da Copa do Brasil e, claro, alguns operários também, caso de Ramiro em 2017.

Neste time de Renato, versão 2023, um jogador parece, repito, parece ter essa condição. É Vina. Com ele, o futebol de Cristaldo, Bitello e até Pepê + Carballo ficou mais vistoso e mais consequente. Com o tempo e alguns ajustes, a bola vai chegar mais "redonda" para Luizito Suárez.

Tomara que não seja apenas precipitação minha.

4 comentários:

  1. Calma com o andar. Muito cedo para conclusões.
    Qualquer um deles, os contratados, possuem um longo caminho pela frente. Vina tem a grande oportunidade da vida de demonstrar o porquê do Ceará ter investido tanto nele. Jogou no Fluminense e foi razoável. Cristaldo foi um dos destaques, não o destaque, do futebol argentino. Carballo foi destaque no Uruguai, mas ainda está em fase de adaptação. Idem para Pepê. Ou seja, apostar neste inicio de que qualquer um deles seja um "arrumador de time" é apostar no escuro. Creio que o "arrumador", por enquanto, tem outro nome: Renato. Ao adotar esta formação, deixou os quatro a vontade para mostrarem suas armas. De qualquer modo, a continuar pela pequena amostragem, podem fazer história e aposentarem com os louros da vitória. Depende somente deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que tenha sido ideia do Renato mesmo....

      mas só aconteceu depois da lesão do Ferreira....

      O próprio Renato disse que via o Vina como segundo atacante, mas na prática ele não está.

      Excluir
    2. Glaucio
      Não foi ideia original dele, mas tem mérito, nesse caso, de se render ao que o campo mostra.

      Excluir
  2. De qualquer maneira, o começo é muito bom. A curva é ascendente. Me surpreende.

    ResponderExcluir