Páginas

domingo, 7 de maio de 2023

Opinião




Empate e Sufoco 

Algumas constatações ficaram mais claras nesta partida, recém finalizada, do que em outras. Vou enumerá-las:

a) Os sete jogadores defensivos, 2 volantes, 4 zagueiros e o goleiro são reservas. Talvez Bruno Alves seja considerado titular pela longa ausência de Geromel. Adriel, João Pedro, Kannemann, Reinaldo, Villasanti e Pepê, estes, os titulares. Isso é relevante no entrosamento da equipe. Foram suspensões, lesões e punições, com isso, o Grêmio de hoje era um "mistão". É o que atenua este insucesso

b) A máxima de que jogador ruim tem que sair do clube, senão, joga, ela segue atualíssima. Se Thiago Santos estivesse no grupo, ele jogaria hoje e Mila talvez nem concentrasse. Se Diogo Barbosa tivesse fora do Grêmio, ele não faria as partidas sofríveis que vem fazendo

c) Éverton Galdino se salva pelos gols que vem fazendo, mas compromete na maioria dos lances que participa. Falta muito para ser jogador de Série A ou então, ele está sentindo a transição

d) Uma formação com Lucas Silva, Vina e Cristaldo, quando pega um adversário leve e veloz, a tendência é perder o meio de campo e tomar sufoco o jogo inteiro. Não condeno o técnico, porque essa conclusão só poderia ser confirmada na prática; pois bem, ela veio diante do Bragantino. Deve ser arquivada

e) Bastou colocar mais jogadores ofensivos para o futebol de Suárez aparecer de modo efetivo

f) A ideia de garantir empates, quase sempre resulta em frustração. A igualdade final veio pela falha de Diogo Barbosa, mas, provavelmente aconteceria de qualquer forma. Não tem justificativa virar o placar e se retrancar contra o Bragantino em casa

Finalizando, o que esperar para Quarta-feira, diante do Palmeiras fora de casa? Serão 10 à frente do goleiro e esperar por um milagre? 

15 comentários:

  1. Joao Henrique Hollerbach07/05/2023, 21:59

    O Grêmio não fez nenhum jogo bom nesse Brasileirão. Claro que as vitórias mesmo não jogando bem somam pontos, mas já no início do campeonato a luz amarela acendeu. É muito sofrimento assistir os jogos do Grêmio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, João! O elenco é "curto", mas aparecem algumas coisas positivas que vão ao encontro do que a gente vem dizendo: a) Thomas Luciano é no mínimo igual aos laterais contratados com a vantagem de ser jovem e da base. O mesmo pode ser dito de Mila (talvez de Ronald e antes de FH e Bobsin) que o clube tinha jogadores melhores do que Thiago Santos e Lucas Silva para o meio de campo. O mesmo raciocínio pode ser estendido para a lateral esquerda.

      Excluir
  2. Eduardo Brião07/05/2023, 22:20

    O grupo é limitado? Com certeza, é. Mas há uma cortina de fumaça que encobre os reais problemas do Grêmio. Guerra errou em não trazer mais reforços de qualidade? Evidente que não. Fez o que podia, com o que havia em caixa. Onde há a cortina? Na total incapacidade da direção em não enxergar a total falta de padrão tático apresentado desde a pré temporada até o prezado momento. Isso entra na conta do PSEUDO treinador chamado Renato Portaluppi. E imensa deficiência física que faz com que muitos jogadores pareçam fora de peso, sem explosão e sem força. Isso leva o nome de Reverson Pimentel. Elencos razoavelmente bem montados mas com comissões técnicas infinitamente superiores, como de Fortaleza e outros, provam a evidência do exposto anteriormente. Hoje, nosso treinador, novamente emparedou a Direção. Até quando esta mesma direção aceitará esta situação sem também cobrar de forma enérgica um melhor desempenho dentro das 04 linhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cobram o treinador porque estão vendo o que tem no elenco. Vai cobrar o quê do treinador se os jogadores erram bisonhamente, em áreas comprometedoras do campo? E o Renato é o único realmente que tem colhão para falar o que nenhum técnico fala. Talvez o Felipão seja um outro que tenha essa coragem.

      E que bom que trouxe à tona o nome do preparador físico. Falei dele ontem com o Gláucio. Aquele um que veio deste time aí do Bragantino ano passado e que era visto como o MELHOR DO PAÍS. E o que foi visto de 2022 pra cá? O Grêmio continua com inúmeras lesões. E o time não corre. Continua não correndo. E não adianta me dizerem que o time corre errado por questões táticas. Se os jogadores e unicamente eles são responsáveis pelas decisões que tomam dentro do campo. E o primeiro tempo foi um horror mesmo, mas viu-se, a mão do técnico logo na volta do segundo tempo que arrumou isso e repito o que disse mais abaixo: tomamos um gol no momento que éramos melhores. Por um erro individual, de novo.

      O bom que o Renato deu a letra. O cara do arroz veio aqui e colocou 1 fora de série dentro do clube. UM! Os demais, são jogadores médios e só. Nada mais que isso. Cristaldo será banquiado tão logo o Pepe se recupere. Imagine só, o Pepe... que é outro jogador comum.

      Falam e falam e muito deste cara do Fortaleza. Não é para o naipe do Grêmio. Não é. É mais um Tiago Nunes da vida que habla e só. Faz um bom trabalho num clube que tem o seu tamanho. Jamais suportaria o rojão que é treinar o Grêmio. E na primeira ondinha provocada pela imprensa vermelha do pago ou nossa própria torcida sairia correndo daqui com o rabo entre as pernas com um polpuda multa rescisória. Outra: fosse este cara um baita treinador, por que é que o Flamengo ainda não o contratou???

      Rodrigo

      Excluir
    2. Rodrigo
      O Vojvoda vem fazendo história no Fortaleza; hoje, ninguém coloca o clube entre os rebaixados. O fato do técnico não se aventurar na primeira proposta que recebeu é relevante.
      Sobre o seu desempenho noutro clube, só quando isso acontecer. Eu apostaria nele de olhos fechados, basta analisar o grupo que ele tem na mão.

      Excluir
  3. Perfeito, Eduardo. Não ouvi o pós jogo, mas eu venho escrevendo há tempos que o Vojvoda faz jogar Tinga, Titi, Bruno Pacheco, Fernando Miguel, Yago Picachu, José Welisson e assemelhados que se atuassem (e alguns atuaram na Dupla) seriam considerados pernas de pau ou nabas. Renato não consegue extrair do elenco o máximo que cada jogador pode dar.

    ResponderExcluir
  4. Sobre o Diogo Barbosa, todo mundo sabe que ele compromete faz tempo, na minha opinião chegou ao ponto que a culpa está mais no Renato que continua escalando ele sabendo dos riscos que traz à equipe. O Thomas Luciano entrou na lateral direita e desempenhou bem o papel, será que não tem nenhum guri da base para fazer o mesmo na esquerda?

    ResponderExcluir
  5. Marcio
    É por aí; já vi muito treinador competente (Telê, Ênio) que barrou medalhão e foi atrás de solução dentro do clube mesmo. Diogo, Thiago Santos e outros, suas escalações são de responsabilidade do comandante técnico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas bruxo, ontem era o que tinha....ou improvisar zagueiro na esquerda.

      Excluir
    2. Glaucio
      Até essa possibilidade seria melhor do que o Barbosa que somou o seu mau futebol, a sua insegurança.

      Excluir
  6. Primeiro tempo muito ruim do Grêmio. Time pesado, sem jogadas de velocidade e ainda errando muitos passes. Talvez em alguns jogos contra times mais estáticos possa funcionar, mas usar Lucas Silva, Cristaldo, Vina e Suárez juntos sem um velocista no time deixa o ataque muito engessado, forçando o Suárez ter que buscar a bola lá atrás toda hora.
    As mexidas surtiram efeito soltando mais o ataque e automaticamente diminuindo o ímpeto ofensivo do Bragantino. Porém mesmo com os gols como tu disse Bruxo, o Galdino é uma cagada e uma jogada. O Zinho também é bem limitado ainda. Faltam opções de velocidade pros lados. Já as mexidas posteriores chamaram o Bragantino pro ataque.
    Aqui cabe olhar sob a ótica do deu teu ponto A. Os desfalques tão fazendo muito falta. Nossa defesa está muito exposta, tá uma peneira. Mas dá pra fazer melhor, já ficou claro que essa escalação engessada não funciona e acaba sacrificando o Suárez.
    Ainda assim só não vencemos por duas entregadas individuais, uma do Galdino, que se redimiu marcando na sequencia. A segunda do péssimo Diogo Barbosa que foi o beijo da morte pra nossa vitória, que alias jogou mal o jogo todo. Desde que chegou esse sujeito mostrou que não condições pra jogar no Grêmio, nem na série B ele conseguiu jogar. É hora de chutar pra fora do clube, azar de tiverem que rasgar dinheiro, melhor do que seguir entregando jogos. São anos aguentando essa naba, não dá mais e na verdade nunca deu.
    Pontos positivos: O Thomas Luciano vem jogando bem, merece sequencia(não tem um lateral esquerdo por lá "menos pior" que o D. Barbosa!?). Mila não é um primor, mas vem dando conta do recado tapando o furo ali no meio, porém deu pra ver que é um volante mais leve e não tanto pegador, não pode jogar sozinho ali como foi no segundo tempo. Bitello segue sendo a válvula de escape do time. E que golaço do Suárez, a bola precisa chegar mais nele.
    A vitória que escapou hoje vai doer mais porque pegamos o Palmeiras na próxima rodada. Se rolar um empate será um enorme resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      Para o enfrentamento diante do Palmeiras, nomes terão que ser mudados.

      Excluir
  7. Concordo em quase todos os pontos, principalmente no item d.

    As linhas de defesa e meio estão muito espaçadas. Todos sabem da fragilidade defensiva do Diogo Barbosa, aí o Renato deixa o Lucas Silva, que é lento, pra dar cobertura ali. Cristaldo não tem gás pra dar combate na frente, aí Renato deixa Bitello aberto lá no lado...o que criou um buraco no miolo, facilitando a saída de bola do Bragantino. Deslocar Bitello pro meio, e inverter Mila e Lucas Silva de lado são mudanças que poderiam ter ajustado isso, mas não se vê nada além de trocas de jogadores...

    Achei correto ter retrancado o time, com aquele gramado, querer tentar continuar jogando era impraticável, naquele momento, o gol sofrido foi "acidental", se considerarmos estes jogo isoladamente. Se fosse mais criativo e "malandro" como se acha, poderia inclusive ter colocado um zagueiro no lugar do Diogo Barbosa pra reforçar a defesa nos minutos finais.

    O grupo não é forte, o time estava desfalcado, mas puxa vida....era o Bragantino....

    ResponderExcluir
  8. Bruxo. Parabéns pela boa análise. Mas me atrevo a fazer uns adendos.

    a) time reserva. Exato. Porém, fora Kannemann e Geromel os demais titulares sempre foram contestadíssimos. Bruno Alves sempre foi contestado. Desde quando chegou ano passado para jogar a segundona. E o Villa hoje é visto como titular porque o meio de campo carece e muito de jogadores bons. E não se sabe se será ele ou o Carballo o jogador "fixo" do meio, numa expectativa do Pepe ser o titular. Diga-se ainda, que o Pepe é outro recém chegado e até o momento também é contestado. Logo, aquilo que eu venho dizendo há meses, desde o começo do ano, se comprova e o elenco fraco, e com este, o Grêmio não será campeão de nada.

    b) sim. E a bruxa da vez, outra vez, é o Barbosa. Que não serviu para ser titular da segundona, logo, não poderia servir para ser titular na primeira divisão. Erro de quem? Da direção que o manteve no elenco. Da direção que não manteve o Nícolas que não é tão pior que o Reinaldo. Só que na falta do Reinaldo, na ausência de um bom lateral da base, quem é que sobra?

    c) concordo. Galdino sofre na primeira divisão. É um jogador de segundona que comete erros bisonhos, mais por displicência do que por falta de técnica. Porque ele não é um jogador técnico, logo como possuí-la? Tem um chute razoável, é oportunista e só. E tem feito os gols que tem feito porque os holofotes estão todos em cima do Suárez que segue apanhando mais que tapete em dia de limpeza. E a arbitragem? Conivente com tudo isso! É uma vergonha! Seremos prejudicados e muito por isso, anote.

    d) é. Jogadores lentos. Mas a escalação, de primeiro momento, era a melhor das possíveis. Como treinador, tu manda ao campo o que tem de "melhor" no momento. Vina, até pouco tempo, era dado como solução. Hoje, já começa a ser contestado. Cristaldo é outro que só sabe bater bem na bola em escanteios ou pênalti. É muito pouco para quem veio para ser solução. E o Lucas Silva... bom, este aí é outro que pode arrumar as malas e ir embora. Não dá mais. É outro que entra no teu quesito b. Vai fardar sempre que possível porque ainda está no elenco.

    e) sim. Perfeito. Infelizmente, tomamos um gol por bisonhice num momento que éramos melhores...

    f) discordo aqui. O que o amigo esperava, aos 42 minutos do segundo tempo, naquela altura um dilúvio caia na Arena? O time que começou num mistão se transformou numa salada de diversas frutas. Ali, no lance do gol, o que nos tirou 2 pontos preciosos foi a ruindade do cidadão... Era hora de segurar o resultado. Dar bicudo pra lua se possível. Qualquer coisa. E como o time manteria a bola no ataque, por exemplo, não tendo no meio quem pudesse cadenciar o jogo, ou ainda, pontas que segurassem a bola lá na frente? É brabo...

    E por fim, arrisco dizer que vamos vencer em São Paulo. 1 a 0. Feito em 2008.

    Porque é quando ninguém espera que o Grêmio se levanta.

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo
    Com dilúvio ou sem, chamar o adversário para o seu campo é inadmissível. Ainda mais, o Bragantino que tomou 3 do Cruzeiro em casa.

    ResponderExcluir