Por que Renato se mantém?
Penso que a maioria dos torcedores identifica o porquê da manutenção de Renato à frente do comando técnico do Grêmio, chegando a superar números de figuras históricas do Imortal, mesmo assim, eu vou dar a minha interpretação:
a) Renato é o maior nome vivo do clube. Virou estátua
b) Ele é um grande gestor de grupo. Até agora, pelo menos
c) Seu período à frente do Grêmio coincide com uma das maiores secas do principal rival. O efeito gangorra ainda funciona, mesmo que, às vezes, a diferença seja o título do Gauchão
d) Os gestores do clube não souberam fazer as escolhas corretas na sua substituição. A comparação inevitável sempre pesou positivamente para Renato
e) Aos substitutos insuficientes, a Direção adicionou outros equívocos cuja soma deu no terceiro rebaixamento e uma dificuldade inesperada no acesso no ano seguinte; daí para o retorno de Renato foi um passo pequeno. Voltou "por cima"
f) A completa ausência de bons nomes no mercado nacional estimulou a simplificação pela manutenção dele
g) Só um dirigente pôs limitações em Renato: Fábio Koff. O resto baixa a cabeça
h) Em nenhum outro clube do Brasil, a influência e os excessos, confundidos com autonomia, foram encontrados por Renato, além do Tricolor. Fora dele, quando tentou; dançou
Finalizando: para um clube grande, centenário com milhões de torcedores, alguns poderosos que trouxeram Suárez, por exemplo; tentar (com parceiros) trazer Tite, nunca será uma tarefa impossível. Será isto sim, uma tacada de mestre.
Mais do que grandes reforços para o elenco, é de um extra classe na casamata, o que o Grêmio necessita.
Perfeita a sua análise Niederauer. Estamos mudando processos em departamentos de suma importância e que denota tempo, como o médico, fisiologia e outros. Foram comprados equipamentos novos, inclusive na área médica. Vejam o esforço de Alberto Guerra. COMPREENDAMOS esse SUPER ESFORÇO!!! O BOOM final agora realmente seria um extra classe na casamata. Em tempo, comentário simplista é claro, Portaluppi é o único que ao sair não estipula multa rescisória!!! Será realmente uma paixão clubística ou um facilitador para um retorno futuro?8
ResponderExcluirEduardo
ResponderExcluirAcho que em todos os clubes, Renato adota essa postura no caso das multas rescisórias.
O ano era 2021. O Renato foi embora sem cobrar multa e veio um substituto melhor que ele, diziam. Um cara que entendia de táticas, esquemas de jogo e tudo mais. Ganhou o rural e no torneio sul-americano, numa campanha ilusória, quase todo mundo acreditou que ele era o cara. Lembro-me que o Gláucio aqui mesmo disse que ele deveria ter ido embora. Eu, pedi paciência. Aí veio o começo do BR, 8 jogos. 2 pontos... E cai por terra toda aquela prosa, de treinador revelação. Tinha CV, é verdade. Mas o pífio desempenho no Corinthians (clube de porte semelhante ao do Grêmio) já anunciava o que seria aqui. E aquelas primeiras oito rodadas selaram o nosso destino. E os maiores críticos do trabalho do Renato na época desapareceram.
ResponderExcluirHoje, dois anos depois, tentam mais uma vez, deturpar o ambiente gremista devido um ou outro jogo mal jogado. O Grêmio, não precisa dar show. Ou ainda, convencer todos de alguma coisa. Fez o que deveria ter feito que era ganhar o rural, do rival, para mantê-los na fila. Venceu o clássico, mal ou não... pouco importa. Venceu. Mas ainda assim, Mano Menezes é aplaudido e dito como melhor treinador...
O Renato não é o melhor treinador mundo, e não é um extraclasse, Bruxo. Mas está longe de ser péssimo. Bem longe. E no nosso atual momento que ainda é da mais pura instabilidade é o melhor dos nomes porque confiam neste poder que ele tem de gerir o grupo. Inclusive a direção que o usou em campanha política.
No Brasileiro e Copa do Brasil todos sabiam que a régua seria mais alta. E mais uma vez eu pergunto o que é que deseja o torcedor gremista? Tendo em vista que o clube só trouxe esses gringos porque teve ajuda externa, vem de uma segundona e todos sabem que o pós segundona é pior devido a receita que o clube recebe da tv...
Mas ainda bem, que o marketing tem trabalhado bastante na captação de novos sócios. Espero que estes realmente se mantenham firmes e aguentem a turbulência, porque o nosso avião há de decolar novamente para voos maiores.
Rodrigo
Em que mundo tu anda?? Mano é muito cobrado "do lado de lá"....
ExcluirElenco deles perdeu gente, o nosso agregou qualidade....
Time do Grêmio é.ais caro do que todos os demais que enfrentou até agora....não pode sofrer o que sofre.
O que deseja o torcedor??
ExcluirQue se imponha contra os fracos, dispute de igual pra igual contras o médios e não faça fiasco contra os fortes...
E quando eu "fora Tiago Nunes" era, além de outros motivos, por cometer erros iguais aos do Renato.
ExcluirRodrigo
ExcluirAcho importante pontos de vista diferentes no blog; eu olho por outro prisma. Se a Direção fez esse esforço imenso, depois de uma segundona é importante ela ver esse esforço ser bem utilizado, recompensado e não está acontecendo.
Quanto ao mundo que eu ando? Andei num mundo muito corneteiro nos últimos 5 anos e me envergonho muito disso, mas pouco a pouco tenho me desvencilhado de tudo isso e estou me reencontrando com o torcedor que um dia já fui.
ExcluirSe tu quer que o clube ou time comece a se impor de fato, te associa. Espera 2 anos para ter direito a voto e "voz" lá dentro onde as coisas acontecem. Procura um desses movimentos, uma chapa, coisa do tipo. O resto, é passa tempo. Desabafo.
Continuo respeitando opiniões diversas, mas não entro mais nessa onda de que tudo de errado que acontece dentro do Grêmio é culpa do Renato. Que somente ele erra.
Torça mais. Seja mais otimista.
Claro, Bruxo. E quanto mais opiniões, mais pontos de vista melhor pro blog. Afinal teu espaço que aniversaria daqui uns dias, na própria descrição, diz que o futebol serve para unir as pessoas.
ExcluirEm 5 anos nesse meio conheci pessoas fantásticas, diga-se. Mas decidi desde o fim de 2021 resgatar o velho torcedor que fui porque o meu perfil "analista" é pífio. E só percebi isso porque tudo o que eu pensava, lia ou dizia por aí, nada aconteceu. Aliás... uma única coisa que li aconteceu. "Se o Renato sair, o Grêmio vai cair.". Dito e feito. E li isso no blog conhecido como o maior dos chapa branca... Lá, diga-se, já li muitas coisas que aconteceram dentro do Grêmio. Neste tempo, ganhei certa notoriedade por lá porque sempre fui respeitoso com os comentaristas, devido à isso, fui atacado em um outro blog por um fantasma medíocre que infelizmente, se apresentava com um nome "igual" ao meu e que graças a nossa procura e denúncias aquele verme desapareceu...
A direção pode até ter feito um esforço enorme, só que é tudo política. Mas eu vejo lá na frente, talvez, algo que até agora ninguém viu. Esses investidores vão querer retorno desse dinheiro. O Renato sabe disso e falou a realidade. Que com este elenco não vai dar. Tendo em vista as inúmeras lesões, o calendário longo e exaustivo. Tanto é que o cara do arroz tá bancando avião fretado pros jogos de fora. Só que nada é de graça. Nada. A conta vai chegar um dia e quem terá que pagar será o clube. Não vai ser o Guerra. Muito menos o Renato. Que só deseja tranquilidade para trabalhar. Coisa que não teve desde quando voltou. Todo mundo teve paciência com Nunes, Mancini e Roger... Principalmente a mídia venenosa do RS. Só não teve justamente como os maiores ídolos é treinadores do Grêmio nos últimos tempos. Renato e Felipão. Pois é. Que ironia. O que me chateia é ver gente do Grêmio que não enxerga isso.
Quanto ao Tite? Esse sim. É o maior empresário disfarçado de técnico que tem no Brasil. Facilita até do mundo! Se não fez na seleção, onde tinha tudo na mão, vai fazer aqui?
Rodrigo
ExcluirSigo achando que dá para tirar mais desse grupo, mesmo desfalcado. Não pode o mistão do ABC com a cabeça na outra competição, vir na Arena e dar um sufoco, depois vem o Bragantino que levou 3 a 0 em casa e dá um rodião no primeiro tempo e encurralar o Grêmio em sua própria casa no final.
Times como o Atlético Paranaense e Fortaleza com elenco inferiores, não tem essa postura, nem jogando fora de casa, mesmo que eu tenha visto apenas pedaços de jogos desses clubes, mas, por exemplo, o Fortaleza terminou o enfrentamento em Itaquera pressionando o Corinthians, tentando a vitória.
Também, não dá para o treinador dar esporro público na Direção e de quebra, desmerecer o grupo atual. Não consigo ver vantagem para a instituição, esse tipo de atitude do técnico. Não fosse o Renato, o técnico estaria demitido ainda na Segunda-feira.
"Se tu quer que o clube ou time comece a se impor de fato, te associa. Espera 2 anos para ter direito a voto e "voz" lá dentro onde as coisas acontecem"
ExcluirMas chê...tu que perguntou, eu só respondi.....
Pessimista é o teu treinador que não pode ser criticado....
Rodrigo, no mais, se impor contra Bragantinos e Cuiabás da vida é pedir muito?
ExcluirNinguém tá cobrando títulos expressivos nem invencibilidade, apenas consistência contra times menores e de elenco mais barato.
Rodrigo, o Tite enfrentou outras seleções......o Grêmio enfrentou Ipiranga, Caxias, ABC.....
ExcluirNão é meu treinador, meu amigo. É treinador do Grêmio, que é também, o teu time. Nessa premissa, então, posso dizer que o treinador também é teu?
ExcluirSe impor contra o Cuiabá? O Grêmio venceu lá, meu amigo. Venceu, relaxe.
Contra o Bragantino, da mesma maneira. Saiu logo de cara vencendo o jogo. Os acontecimentos bizarros deste jogo, selaram o empate... O Grêmio se impôs, sim, nesta partida. Não venceu, mas sabemos bem porque não venceu. Por este empate no lombo do "teu" treinador é injusto.
Quanto às críticas... tchê. 4 rodadas. Três rodadas com um time recheado de desfalques, piazedos da base, um time que ainda tenta se achar como time... quando um esboço de time apareceu, tão logo, foi desmanchado pelas lesões. Pise no freio, meu amigo. A critica neste momento delicado do clube, é burra. Com todo respeito. A menos que tu quisesse que o Grêmio fosse o líder do modorrão com 12 pontos Aos trancos e barrancos, desses 12 pontos, o Grêmio tem 7. Pouco mais de 50% de aproveitamento. E se mantermos nessa tocada até o fim, estaremos fazendo campanha de G-6!
Rodrigo
"teu treinador" é pela tua postura de "advogado" a qualquer crítica que se faz a ele.
ExcluirEu sou torcedor DO GRÊMIO, e não de treinador ou jogador.
Contra o Cuiabá não empatou ou perder por detalhe, até bola na trave levou....
....o Gremio tomou um baile do Bragantino primeiro tempo....
Se mantiver este desempenho não vai manter o aproveitamento, é por isso a "crítica".
Bom texto com boas reflexões, Bruxo. Uma coisa que vou criticar do Renato é essa ultima coletiva onde ele exagerou na cobrança sobre reforços, foi bem desnecessário da parte dele. Sabemos que o elenco ficou curto mas também se investiu bastante. Ficou ruim pro grupo, pra direção e automaticamente pra ele. E todo mundo sabe que o Grêmio não tem grana, vai precisar de parceiro e/ou vendas pros necessários reforços. Gostei do fato do Guerra ter ido conversar com ele pós o ocorrido e que bom que parece que conversa foi boa. Uma crise com troca de treinador nesse momento não seria nada bom na minha visão.
ResponderExcluirMas sobre o trabalho eu vou esperar mais pra elogiar/cornetar o Renato nesse Brasileiro 2023. No Gauchão ele foi bem mas aí teve a enorme leva de desfalques bem no momento em que o nível dos adversários elevou. Quero ver como o Grêmio vai jogar quando ele tiver mais "titulares" a disposição.
Acho que um problema da montagem do elenco foi que acabamos ficando com um elenco caro e curto. Foram boas as contratações, com todo mundo disponível dá pra montar um bom onze inicial, mas faltou mais gente. Uma coisa que não entendi foi que desde a B já vinha a carência de mais opções de lado. Cristaldo, Vina e Nathan ao mesmo tempo que parecem ser boas contratações são todos meias ofensivos que não tem a característica da velocidade e "correria" pelo lado, só o temos o Ferreira como "titular" pelo lado, um jogador que já vinha de fase irregular e de muitas lesões. Acho que faltou analisar melhor isso por parte da direção/Renato, até porque se sabe que o Renato gosta de montar o time com um ou dois caras rápidos pelos lados. O clube vai precisar ser criativo pra buscar pelo menos mais dois jogadores de lado.
Pra agora é tentar manter as melancias na carroça, pontuar o que der pra espantar qualquer fantasma de brincar de Z4 e a partir daí pensar em Libertadores. E, claro, quando o grupo estiver mais completo se espera uma melhora do time porque pode e deve jogar mais, acho que com os volantes voltando e o Reinaldo na esquerda a coisa deve melhorar. Não quero nunca mais ter que ver o Diogo Barbosa entrando em campo, risos.
Lipatin
ResponderExcluirEsses esporros do Renato estão fora do contexto; basta a gente esquecer que é ele; imagina outro técnico, um Luxa ou Dorival Jr, o que o torcedor diria?
Ah, a coisa ia ficar meio feia. Acho que fora o Renato e talvez o Felipão qualquer outro que desse um "show" desses na coletiva sairia direto pra fritadeira, risos.
Excluir