Páginas

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Opinião




O Teto, de novo 

A derrota do Tricolor acelerou a ideia completamente equivocada que o limite competitivo gremista foi atingido, isto é, "Ele bateu no Teto". 

Bater no Teto significa atingir a capacidade máxima possível das possibilidades, otimizar o desempenho dentro de sua potencialidade. Pergunto: o Grêmio atingiu essa situação? Lógico que não! E é fácil chegar a essa conclusão, se a pessoa for honesta na avaliação ou, então, ter capacidade de compreensão dos fatos, não fica difícil.

Para ilustrar, enumero alguns elementos para ir de encontro a esses fatalistas, aliás, o " de novo" do título é porque recentemente tratei do assunto, vide: Bater no Teto.

- O Alvirubro me auxiliou com esta estatística: 10 últimos jogos do Tricolor: 2 vitórias, 3 Empates e 5 Derrotas. 7 gols marcados e 12 sofridos. Entre os confrontos: Bahia, Goiás, Vasco da Gama e Santos. Essa "fotografia" representa o teto gremista? 9 pontos em 30 disputados? 30% de aproveitamento? mesmo sendo um recorte da campanha, essa parcela da imprensa crê que o Tricolor será um dos rebaixados. Incrível!

- Recém chegaram reforços. É razoável entender que com o tempo, Yturbe, Luan, Rodrigo Ely, João Pedro Galvão, Besozzi, os meninos da base (Ronald, Milla, etc..) e as voltas de Kannemann e Pedro Geromel e até Ferreira, apesar da amostragem ruim de alguns, vão acrescentar algo ao time. Haverá sucesso e fracasso nesta parcela do plantel

- Gabriel Grando, João Pedro, Villasanti, Carballo, Cristaldo, Luiz Suárez, Pepê, Reinaldo, bem treinados, será que não podem buscar um vice campeonato?

O Grêmio tem problemas, mas, uma vez corrigidos, usando este mesmo grupo de atletas poderá ir bem mais longe.

Já utilizei exemplos certeiros na postagem "linkada" acima, como o Juventude e Cuiabá, onde os elencos estavam rotulados como insuficientes, mudaram o desempenho, após a troca no comando técnico; então, essa história de "bater no teto", se for sincera a análise dos "profissionais isentos", é mais um equívoco, cuja consequência aos olhos de todos, só aumenta a discussão: é burrice ou má fé deles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário