Páginas

sábado, 28 de outubro de 2023

Opinião




A Várzea deu as caras no Independência 


Neste Sábado, eu assisti a maior "pelada" do Brasileirão. Nem é pelo placar, se fosse, chamaria do mesmo o 4 a 4 com o Corinthians. Não, não é. É pela forma como os dois clubes se portaram taticamente, em especial, a falta de entrosamento dos setores. Se isso é aceitável no lanterna, no Grêmio, não dá. É muito desarranjo tático. Vamos a ele:

- Não é a primeira vez que o Grêmio sofre gols antes dos 5 minutos do primeiro tempo

- O primeiro, o de Rodriguinho, Reinaldo não apenas cerca, como recua, deixando o lateral aumentar o seu ângulo e encurtar a distância do chute. Outro jogador que não identifiquei, vira de costas 

- O segundo é uma falha de posicionamento e falta de energia, Uvini fica no meio do caminho e Pepê apenas "torce" para que o centro avante erre. Grando ficou no meio do caminho. Na origem, houve vitória pessoal na cruzada, lance recorrente na partida

- O terceiro é a "cereja do bolo" da mixórdia do time. As imagens do Independência permitem ter maior amplitude dos lances e aí, é para manual de como não se deve defender

Associa-se a isso, a péssima jornada de Pepê e o baixo rendimento de Villasanti (espero que a discussão sobre a renovação, não seja o motivo). Cristaldo, sumidaço no primeiro tempo, Besozzi não está pronto para ser titular e Éverton Galdino, apesar do gol, é atleta de segunda divisão. No máximo, para atuar naqueles clubes que sobem num ano e retornam para B, no seguinte.

Aí, alguém vai questionar: Explicou a ruindade da atuação, agora, me explica o quarto lugar? Essa é fácil de responder: Luizito Suárez. ele simplesmente esteve presente nos 4 tentos gremistas, além de exigir boas defesas do goleiro americano. Sem ele, o Grêmio seria goleado pelo pior time do campeonato.

No jogo anterior (Flamengo), eu escrevi que as razões da vitória estavam em ambos os lados, neste, elas estão quase que exclusivamente no Grêmio, a sua pobreza tática e na excelência do futebol do camisa 9 Tricolor.

Engana-se quem quiser.



12 comentários:

  1. É a história da vaca em cima do poste. Voçê sabe que ela está lá mas não sabe como foi parar lá. O Grêmio é: DEPLORÁVEL!!! DEPLORÁVEL!!! DEPLORÁVEL!!! Depois daquela derrota p/ o Flamengo no 1o. turno eu havia prometido p/ mim mesmo que não acompanharia mais o time em hipótese alguma, a menos que uma ampla reformulação ocorresse, a nível de direção, depto médico, físico, enfim, comissão técnica como um todo. Não consegui cumprir, pois depois disso, assisti dois ou três jogos contando com o de ontem. Mas sinceramente não dá mais. Nada muda!!! Absolutamente NADA!!! Aí fica difícil ser torcedor. O Grêmio é um misto de elenco limitado(40% do problema) e Comissão Técnica lamentável(O 60% restante). Soma-se a isso a INÉRCIA TOTAL diretiva e temos um combo completo.
    Não dá mais p/ agüentar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parecia jogo de solteiros contra casados.

      Excluir
  2. Bruxo e amigos, foram os problemas de sempre. Já tanto debatidos aqui.

    Pergunta que não quer calar. O Natan não estava lapidado em abril ou maio desse ano? Por que jogamos um turno e meio com atacantes sofríveis tendo um infinitamente melhor no elenco?

    Esse tipo de erro grotesco fica impossível justificar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois não dá pra entender porque o Nathan Fernandes já não vinha jogando.

      Excluir
    2. Lipatin
      Tem que ser lapidado, assim como o Tetê. heheehe

      Excluir
  3. Vinnie
    O zagueiro é muito bom, não dá para entender (em condições normais), porque é preterido, ficando no final da fila.
    A Direção sabe, talvez esteja esperando o final do ano.

    ResponderExcluir
  4. Bruxo, quem virou de costas no primeiro gol do América foi o Pepe...

    Sobre o Nathan citado pelo Vinnie, acho que se referia ao atacante.

    ResponderExcluir
  5. Jogo de duas viradas do Grêmio que dá uma empolgada mas também é preocupante, afinal foi contra o lanterna. Não foi diferente dos últimos jogos que assisti, mas dessa vez o Grêmio conseguiu fazer mais gols do que sofrer. Todos os gols do América foram de erros horríveis da defesa. Já na frente Suárez fez a diferença. Cristaldo é muito mais produtivo jogando mais de armador, vindo de trás. Espero que o Nathan Fernandes siga ganhando espaço, já mostrou muito mais que outros.
    Que siga assim com a sorte do nosso lado pra conseguirmos buscar a vaga na Libertadores.

    ResponderExcluir
  6. A que zagueiro voçê se refere acima?

    ResponderExcluir