Páginas

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Opinião

 


O Cachorro”


Li até de gremistas ilustres (Cesar Dias em coluna de ZH), que o pênalti não marcado, o toque de mão de Yuri Alberto, foi responsável pela perda do título nacional pelo Tricolor gaúcho.

Aceito a opinião de quem acredita nessa versão, mas, convenhamos, ela não se sustenta a mais pueril análise. Até, ela serve para os colorados zoarem, lembrando que “pimenta nos olhos dos outros...”, em especial, citando o pênalti não marcado em 2005 em Tinga contra este mesmo adversário.

Primeiro, porque se pênalti marcado é gol por decreto, não seria necessário batê-lo. O juiz reconhecia a falta máxima e imediatamente, a bola ia para o centro do gramado. Sabe-se que não é assim.

Além disso, Renato ao final deste jogo afirmou que a cobrança seria realizada por Luan, exatamente aquele que teve aproveitamento baixíssimo nas últimas temporadas atuando pelo Imortal, se não me engano, converteu 40 % dos tiros que bateu da marca da cal. No terreno das probabilidades, se pênalti é quase gol, pênalti batido por Luan é quase desperdício.

Para exemplificar o equívoco desta conclusão que deu origem a esta crônica, imaginem que o árbitro da Batalha dos Aflitos, em 2005, não marcasse os dois pênaltis para o Náutico, um que foi na trave, outro que Galatto defendeu. O que seria dito do acesso gremista? Subiu, porque roubaram. Não deram dois pênaltis e até hoje, nós, gremistas, estaríamos ouvindo esta ladainha.

Resumindo: Pênalti marcado, precisa ser convertido.

Esse “cachorro”, não me passam. O Grêmio perdeu pela incapacidade de não encontrar um companheiro para Suárez, por não ter um meio de campo competitivo e protagonista e, principalmente, por não resolver os problemas defensivos e do seu arco.

Parece mais uma estratégica diversionista para creditar aos árbitros a incapacidade gremista de não superar o Palmeiras em pontos através do seu desempenho.

Eu estou fora dessa.

12 comentários:

  1. Muitos são os fatos que impediram o Grêmio de chegar ao tão sonhado título brasileiro, podemos citar os pontos perdidos para os rebaixados Santos e Goias, as derrotas na Arena para o Athetico e Corithians, a insistência com Bezozi/J P Galvão/Iturbi quando tinha Natan Fernandes a disposição, a ausência de Geromel em quase todo o certame, etc.
    Enfim, o Brasileirão escapou mais uma vez e chance como essa vai ser difícil ter de novo.

    ResponderExcluir
  2. Bruxo, com todo o respeito, mas C.C.D. não tem nada de ilustre. É um baita oportunista movido a cliques e compartilhamentos. Tomou uma chinelada histórica do Renato que foi muito bem dada. No meio da cara. Depois com cara de cachorro molhado quis sair pela tangente.

    Volto a repetir que o Grêmio, na minha modesta opinião, não perdeu o campeonato por incompetência. Todos lá dentro acharam que a cobra já estava morta pelo Botafogo. E não investiram o suficiente. E que a briga seria pelas vagas. E quem perdeu este campeonato foi o Botafogo. E quem venceu, foi o time mais consistente do Brasil nos últimos três anos. Venceu o time que manteve um treinador vencedor, motivador, mesmo sendo, por muitas vezes corneteado pela mídia central do país por jogar feio... E dizer que queriam que o cara saísse de lá... tal qual o ocorrido aqui em 2021... Agora querem o Abel na seleção canarinho até. Que barbaridade. É "sabão" essa mídia. Meu Deus.

    O Grêmio, neste 2023, fez o que pode. Igual aquela fábula do passarinho bombeiro. Quem teria imaginado tudo isso? Ninguém! Ninguém cravou o Grêmio numa semifinal de Copa do Brasil, ninguém cravou o Grêmio no G-2. Está na hora da gremistada reconhecer os feitos de Portaluppi. Que leva o Grêmio novamente a uma Taça Libertadores! O pessoal chora de barriga cheia.

    O Grêmio, do Renato, segurou as pontas em duas marolas criadas pela mídia nojenta do R.S. que poderiam ter nos custado o G-4. Incluo aí este C.C.D.. Mas com sabedoria, este treinador, tão malhado por parte da torcida, e mídia bairrista, conseguiu remobilizar o time e junto do Suárez, Galdino e L.T.D.A. deixou o time na segunda colocação deste certame "maluco" comandado pelas casas de apostas. Eu não consigo ser tão inocente para não perceber que as vitórias do Bahia sobre Corinthians e Atlético não foram propositais para rebaixar o time do Pelé e que alguém ganhou muito dinheiro com isso. Bem feito pro Santos. Perdeu a virgindade. Ainda faltam dois a experimentar o descenso.

    Por fim, sobre os assaltos da arbitragem, eu prefiro dizer que algo de bom está reservado para o Grêmio. Um grande gremista disse isso certa vez e eu posso dizer que estou muito feliz com este retorno do Grêmio! A Fênix dos Pampas renasceu!

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, enquanto comemorarmos vagas e vice campeonatos, o Grêmio vai continuar com dois Brasileiros em 120 anos de história. É muito pouco.

      Quem acha que o vice veio pela organização do time e do grupo, vai cair do cavalo em 2024 sem o Suarez.

      Infelizmente é a narrativa que está tomando forma. “Fomos bem pra quem veio da Série B”, “a arbitragem favorece o eixo”.

      Também tivemos o melhor jogador do campeonato, quinto artilheiro do mundo. Foi isso que o salvou o ano. Não o trabalho feito em campo.

      Excluir
    2. O problema é esse, Vinnie. Não saber porque chegou onde chegou....

      Um time consistente taticamente, com o Suárez na frente resolvendo, teria passado pelo Flamengo na Copa do Brasil e não teria entregado pontos pra alguns cacos no brasileiro.

      Excluir
    3. Rodrigo
      Renato atrasou o time, apostando em nomes insuficientes no ataque, quando tinha o Nathan Fernandes, o meio merecia ter Ronald mais vezes, o próprio Gustavo Martins se mostrou confiável, o Natã, zagueiro, jamais teve chance. Faltou uma mísera vitória.

      Excluir
    4. Convivas...

      O brasileiro, por pontos corridos, nunca terá graça. E só "teve" em 2023 porque um determinado time, exaustivamente pronunciado, deixou escapar a taça brasileira de uma das mãos. Poucos, no Brasil inteiro, perceberam que o título não ficaria em General Severiano. Desses poucos, um deles, fui eu.

      Sobre o Natan Fernandes, a tal "demora" do Renato em escalá-lo, justifica-se, para mim, por se tratar de um jovem jogador que, não está pronto. Que ainda erra lances fáceis e tomada de decisões mais fáceis ainda... "Anh, mas tem que por pra jogar"... Sempre a mesma conversa... eu, sinceramente, me cansei dessa frase. Muitos jogadores foram colocados para jogar e deu no que deu...

      Ronald, Mila entre outros jogadores que surgiram, tudo, todos eles passam pelas mãos do empresariado futebolístico. Aparecem do nada, somem do nada... E qual a garantia de que com eles em campo o resultado teria sido diferente?

      Não penso que tenha faltado uma vitória. O Grêmio atingiu todas as metas do ano. Garantiu o rural, e disputou títulos. Vencê-los não era o plano. Nunca foi. E infelizmente dentro do clube nenhum dos dirigentes (e nem a maioria da torcida) imaginou o curso final deste 2023. Nem em sonho.

      Ah, o Grêmio voltou da segunda divisão. Sim, voltou, não deveria ter caído. E caiu porque apareceram dentro do clube e, de modo oportunista, muitos sábios que tinham o diagnóstico certo e correto e um único culpado. Muitos foram na onda! E a torcida também. E arrancaram o culpado do clube, o "tumor" e colocaram em prática o tal diagnóstico. E o resultado? Mais uma triste mancha em nossa história. Parabéns a todos os envolvidos...

      Passado o tempo, a tristeza do fundo do poço, o esperado retorno! E a terceira mancha foi "curada" devido uma grande aposta que deu certo. Mas que poderia ter dado em nada... Se posso ouvir dizer que com os jovens o resultado poderia ter sido outro, posso dizer então que a aposta em Suárez poderia ter dado errado, ou não? Mesmo o Suárez sendo o Suárez.

      Em tempo: não estou comemorando acesso, ou vaga.

      Estou comemorando o retorno do Grêmio à Taça Libertadores! E parafraseando um tal de Lucho: o Grêmio está de volta no seu devido lugar! E isso precisa sim, ser comemorado!

      Por fim, e isso é uma cornetinha, arrisco dizer que se Suárez tivesse dado errado teria gremista dizendo que a culpa seria do Renato por ter apostado em mais um cascudo.

      hahaha

      Um abraço, pessoal!

      Rodrigo

      Excluir
    5. Rodrigo
      Sou daqueles que acham que tem que colocar a gurizada para jogar. Se é para contratar, tem que vir alguém melhor dos que a base.

      Excluir
    6. corrigindo: ... do que a base.

      Excluir
  3. Foi um baita ano. RESULTADO final acima do que eu esperava em janeiro (os motivos não vem ao caso).

    Mas, fica a frustração de não ter aproveitado o ano "abaixo do normal" de Palmeiras e Flamengo. O Grêmio perdeu o título contra os times da metade pra baixo da tabela... Santo, Vasco e Goiás.

    "Ah mas o Palmeiras também perdeu ponto pra esses...."

    Problema deles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Gláucio.

      Também perderam pros reservas do Fortaleza. Pro Santos, de virada, num jogo que estava na mão.

      Ontem vencemos com um penalti, que na minha opinião, não existiu no Ferreira, além de termos tomado outros dois gols típicos de time esculhambado.

      Sinceramente, se renovarem com o atual treinador, acho que vou tirar um ano sabático de Grêmio. Focar em outras coisas pra fazer no final de semana. Quem sabe acompanhar aqui de leve as repercussões, mas sem a mesma intensidade.

      De 2018 pra cá foram muitas decepções. E o ciclo parece que continua...

      Excluir
    2. Boa, Glaúcio! Também fiquei com essa sensação. Ao mesmo tempo que foi um baita ano com o Grêmio indo acima das expectativas terminando vice do Brasileirão com o Suárez brilhando fica o gosto amargo de ter visto a oportunidade de ser campeão passar assim, por poucos pontos.

      Excluir
  4. E o Renato estaria pedindo 50% de aumento, e mesmo que fosse menos seria um absurdo, tendo em conta que o melhor seria apostar em outro treinador com ideias táticas inovadoras e que gostasse de pegar no pesado. O Grêmio realmente parece estar hipnotizado e engessado na figura de Renato Portaluppi. LAMENTÁVEL!!! Mas, fazer o que, se a grande maioria da torcida, durante o ano todo, bradou aos 04 ventos e nunca os apelos por mudanças estruturais no futebol foram atendidas?

    ResponderExcluir