Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2024

Opinião




Duas Semanas


Parece mentira, mas já se vão duas semanas de sufoco, de muita tensão e tristeza, uma situação que será superada por etapas, pois a destruição é vista em quase todas as cidades gaúchas. Levará um bom tempo e deixará marcas definitivas no povo do Rio Grande e naqueles que auxiliaram nos salvamentos e na sua reconstrução, logo ali adiante.

Tornou-se irrelevante falar em futebol, em Libertadores e nas outras competições, ainda que em algum momento, todo gremista deve ter se perguntado: o que sobrará desta passagem espinhosa que o Tricolor terá que ultrapassar? será que não será tentado a virar uma SAF ou se verá sem saída para manter os seus melhores atletas? quem sabe se desfazer de joias da base por valores subestimados?

A verdade é que tudo virou secundário. A minha aposentadoria ficou inviabilizada momentaneamente, embora os direitos já adquiridos, não há clima para "saltar da barca" agora, nem questões técnicas para realizá-la. Porto Alegre está embaixo d´água. 

Assim como a minha experiência pessoal, muito do que poderia ser um ano cheio para o Grêmio, ficará para depois. Quem sabe, assim como nosso Estado, o Tricolor não sairá fortalecido para ingressar numa nova era com mais inspiração e segurança nos próximos passos?

Finalizando: não tem como não saudar a ação dos atletas que, sem ter na certidão de nascimento, o nosso querido pago, vão dando demonstração de uma grandeza humana sem limites como Villasanti, Marchesín, Cristaldo, Diego Costa e algum que eu tenha esquecido.

Foi o melhor lance de cada um deles, junto aos gaúchos.

7 comentários:

  1. O Grêmio deveria ter aceitado a oferta do Coritiba e jogar no Couto Pereira. Pelo menos, ali, teria um pouco mais de azuis para acompanhar o time.

    Péssima escolha do senhor Guerra levar o clube para São Paulo.

    Quanto aos jogadores de outros pagos que se doaram fisicamente e com equipamentos... um gol de placa, de cada um deles!

    E que o povo gaúcho, muito egocêntrico pelo bairrismo enraizado, perceba toda a ajuda recebida de todas as regiões do país que, em outros momentos, já passaram e ainda passam por tragédias climáticas tão fugidias de nossos olhos.


    ResponderExcluir
  2. Rodrigo
    Olhando como torcedor, a proposta de Curitiba ou Rivera me parece melhor do que Bragança Paulista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escolha por Bragança Paulista eu imagino que seja por ter um CT de muita qualidade em Atibaia, cidade ao lado. Em outras cidades precisaríamos compartilhar o CT com outras equipes, o que dificulta um pouco...e em Rivera seria só pra jogar mesmo, não há muito onde treinar.
      Enfim, não há realmente um lugar que consiga resolver todas as necessidades do Grêmio. Ou fica sem torcida, ou precisa viajar sempre que for jogar, ou não tem exatamente onde treinar...difícil! Estou só pelos 46 pontos agora, não consigo cobrar muito mais.

      Excluir
    2. Os clubes gaúchos viraram sérios candidatos ao rebaixamento. Calendário apertadissimo e jogando como se fossem visitantes.
      Além da questão psicológica.

      Excluir
    3. Pois é. Uma entidade séria e preocupada com o futuro dos clubes do país poderia propor que, esse ano, fosse rebaixado apenas um clube (exceto os gaúchos por razões óbvias), e subir 3 da Série B (pra não ferrar com quem está lá disputando pra voltar). Aí disputa a Série A ano que vem com 22 (rebaixando 4 e promovendo 3), até obter os 20 clubes novamente em 2027. Ou alguma outra ideia nesse sentido. Acredito que nem tocarão nesse assunto.
      Mas realmente acho que os clubes Gaúchos passam a correr risco, principalmente pelo fator psicológico.

      Anderson

      Excluir
  3. Muito bonita a ação dos jogadores ajudando, tanto os aqui da dupla como os de fora.
    Ridículas as posturas da CBF e Conmebol. Mas não esperava muita compreensão dessas instituições podres mesmo...
    Também acho um grande erro ir pra SP. Vejo como um desrespeito. O Grêmio tinha que ficar o mais próximo possível daqui.

    ResponderExcluir
  4. Lipatin
    Neste Grenal, a vitória é da solidariedade.

    ResponderExcluir